segunda-feira, 4 de março de 2013

INTRODUÇÃO AO TEXTO BASE DO 13º INTERECLESIAL DAS CEB´s EM JUAZEIRO DO NORTE, DIOCESE DE CRATO/ CE

Posted by toninhokalunga On segunda-feira, março 04, 2013 Comentários

Jesus veio ao mundo para anunciar seu Reino de amor, de paz e justiça. Suas andanças missionárias em diversos lugares na Palestina, sobretudo em lugares simples onde o povo esperava a vinda de um salvador, atraiu discípulos e estes atraíram outros discípulos. Ainda hoje continua chamando discípulos. É pela graça do batismo que nos tornamos discípulos de Jesus. Depois de sua morte e ressurreição, Jesus enviou da parte do Pai o Espírito Santo sobre os Apóstolos e estes deram início à Sua Igreja da qual nós fazemos parte. Pela via da simplicidade, enfrentando os problemas de cada dia, fortalecia o modo de ser Igreja, segundo a vivência da unidade e da simplicidade dos apóstolos, nasciam novos cristãos para a Igreja.


O Espírito Santo continua conduzindo a Igreja nos dias de hoje e milhares de fiéis se reúnem para ouvir a Palavra de Deus, melhorar a vida, e confiar na mensagem do Evangelho em todas as Comunidades Eclesiais de Base.


A bela experiência de fé vivida em comunidades locais aproxima as pessoas, une as famílias, fortalece as relações mútuas e se abre um bonito espaço para fraternidade universal. Quem une e integra nos bons sentimentos é a presença do Espírito Santo nas CEB´s. Foi o Espírito Santo que iluminou os Apóstolos e eles sentiram o coração palpitante que animou as primeiras comunidades cristãs no anúncio do Evangelho e na fé do Cristo ressuscitado. Nós somos herdeiros dessa fé intrépida que rompeu fronteiras e conquistou o mundo. Essa é nossa ação missionária na família e na comunidade, alimentada e abastecida pela vivência em comunidades locais de fé em verdadeiro espírito de Igreja.


Apoiados no documento de Aparecida, onde os bispos pedem para que se fortaleçam as Comunidades Eclesiais de Base, onde cada cristão leigo(a) possa vivenciar e testemunhar sua fé em sua própria comunidade quer seguir e animar nossa Igreja com esse mesmo modo simples e fraterno de ser Igreja.


As Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil dá um destaque especial em suas urgências quando fala da Igreja Comunidade de Comunidades. Sabemos que o melhor e o mais seguro local para viver, testemunhar e ensinar a fé é na comunidade onde moramos e onde podemos nos sentir mais família, mas próximos e mais comprometidos com a mensagem de Jesus que veio trazer paz, alegria, justiça, anuncio e profecia, imitando os seus discípulos.


No 13º Intereclesial, animado pelo Espírito Santo, queremos evangelizar e sermos evangelizados e não inventar outras formas de vida. Somos missionários da comunicação clara e objetiva da palavra de Deus. A Bíblia seja nossa condução e animação na vida e na caminhada rumo ao mundo desejado por Deus. A vivacidade de nossas comunidades iluminadas pela palavra de Deus será sempre uma ação semelhante à de Pentecostes onde se enche de coragem e se anuncia pela vida e pelo testemunho os desígnios de Deus. A cura e a linguagem clara e compreensiva vêm da Ação do Espírito Santo e não da nossa imposição. Somos criaturas obedientes à vontade de Deus.


Apresentamos o texto base para que cada comunidade, cada grupo de fé, se debruce com fecundidade sobre as temáticas apresentadas. Seguindo o método, Ver, Julgar e Agir, o texto apresenta a cultura, os sofrimentos e a história de fé do povo do nordeste destacando o querido padre Cícero, considerado o grande Santo para o povo humilde e simples do nordeste.


o 13º Intereclesial acontecerá na cultura do nordestino com suas expressões culturais, religiosas, familiares, com seus sofrimentos desejo de superação e com suas sombras e luzes. Região das secas, grandes estiagens, mas terra de muitos santos e santas que nunca deixaram de acreditar na intervenção divina que os sustenta na fé e na religiosidade popular.


Os textos nos mostram rica reflexão mostrando a realidade sofrida e a vocação poética do nordestino. É importante que outras regiões do Brasil se curvem, e aprendam com o nordestino a beleza da fé e a necessidade de purificar a mesma em cada espaço e tempo. A caravana das CEB´s caminha pelo Brasil todo e desta vez chega em Crato, CE, com toda sua poesia, tradições, cultura própria e religiosidade em torno de padre Cícero.


Temos a oportunidade de aprofundar a reflexão, desenvolver o senso crítico para purificar nossa fé, e que ela se torne uma via prática para a necessária transformação e crescimento da fé, fazendo acontecer o Reino de Deus entre nós nas mais diversas culturas e situações onde o povo vive.


Que nossa ação seja de coragem, de determinação coerente, ancorado nos princípios evangélicos, apoiada pela Igreja que quer ser sinal da presença de Jesus e de seu Reino. Do jeito simples, mas coerente, amável, mas comprometido, vigoroso, mas com ternura, encorajemos a todos(as) os cristãos (ãs) a viverem com fecundidade missionária a ação de Jesus nas pequenas comunidades eclesiais, mostrando ao mundo que o rosto de Jesus continua forte e vigoroso no nosso meio.

 

Que o 13º Intereclesial seja uma fonte de iluminação, inspiração e um modo rico, agradável, oportuno e natural de ser Igreja.


Juntos e fortalecidos pela fé e esperança, preparemo-nos profundamente para esta bela e rica experiência de ser Igreja.


Por fim, que nos grupos de reflexão, de estudo da Palavra de Deus, na expressão natural de ser Igreja, sintamos a mesma alegria de Isabel quando exclama: " a mãe de meu Senhor me vem visitar" e que encha de alegria a todos que buscam viver a fé simples e pura nas comunidades. Assim, poderemos seguir o trem das CEB´s com vigor para implantar a justiça e a paz no mundo e renovemos a face da terra.


Que Nossa Senhora, Mãe e Rainha, nos acompanhe em cada encontro e com ela façamos a bela experiência da ternura e vigor na vida da família e na comunidade para realizar a plenitude da Aliança de Deus para viver o amor sem fronteiras.


Dom Frei Severino Classem, OFM 

Bispo de Caçador (SC)

Presidente da Comissão Epsicopal Pastoral para o Laicato da CNBB

0 comentários :

Postar um comentário

Mensagens ofensivas não serão publicadas. As da pequena oposição não serão sequer lidas! A confirmação da mensagem serve para identificar através do ID pessoas que se utilizam do anonimato para enviar mensagens ofensivas!