segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

PREÇO DE UM LITRO D´ÁGUA R$ 6,00 PREÇO DE UM LITRO DE GASOLINA, R$ 3,70

Posted by toninhokalunga On segunda-feira, fevereiro 22, 2016 Comentários

Tenho visto e conversado com um bucado de gente indignada...
Esses dias atrás, na faculdade, estava eu na fila da cantina, na entrada da aula, ouvindo um amigo reclamar do preço da gasolina... e tome pau no governo! 
(Federal, é claro).

Onde já se viu, estamos pagando o preço da corrupção na 
Petrobrás... a gasolina esta custando R$ 4,50... eu interrompi! Disse que de fato, não dá pra dizer que o preço da gasolina esta barato... mas não esta R$ 4,50... abasteci de manhã... cheguei a ver preço de gasolina na região do bairro do bixiga, no centro de São Paulo, por R$ 3,30 o litro!

O amigo consentiu... sim, não estava R$ 4,50... mas ia chegar lá... ele tinha informação privilegiada que um amigo do amigo, que é primo do gerente de um posto, que conhece um bambambam de uma distribuidora que é vizinho de um cara da Petrobrás, que disse a ele que o preço da gasolina ia aumentar! Peguntei quem era a pessoa... ele disse que não vinha ao caso! Que eu me concentrasse no problema!

Chegou minha vez de ir ao caixa da cantina, eu tava preocupado... com aquele grau de precisão sobre informações privilegiadas, daqui a pouco, sequer um cafezinho se poderia tomar!
Pedi uma água, paguei, e sai! Olhei pra garrafinha e me chamou a atenção a quantidade liquida! 500ml! Abri e bebi! Como é bom tomar água quando se esta com sede!

Meu amigo me alcançou e juntos fomos até a sala de aula! Antes de chegar na porta, ele olha pra mim, levanta sua garrafa na altura da cabeça e diz com prazer... se tem uma coisa que vale a pena gastar um dinheiro é com água! Ai, me dei conta que eu havia acabado de pagar R$ 3,00 reais em meio litro d´água! 

Olhei pra água do meu amigo e fiz uma espetacular soma aritmética! UM litro de água custou R$ 6,00! E um litro de gasolina, no posto de gasolina caro, custa R$ 3,70!!!!

Alguém vai dizer que não consome 50 litros de água por semana! ou um tanque água... enquanto o carro consome isso tranquilamente de gasolina! É verdade!

Mas é verdade também que as pessoas adoram ser exploradas pelo capitalismo e achar que isso é justo! Ninguém reclama da Dilma quando paga R$ 6,00 em um litro de água! Mas quer morrer quando paga R$ 3,70 em um litro de gasolina!

Não acho que a gasolina esteja num preço justo e inquestionável! Mas tenho certeza convicta de que 1 litro de água não poderia custar R$ 6,00, ou no caso, 500ml ou meio litro, custar R$ 3,00!

O custo de produção de um e de outro chega a ser ridícula a comparação! Além do mais, é quase um crime vender água! Já que a água é um bem supremo e de necessidade fundamental da vida! As vezes me veem a cabeça que para uma certa classe social, água é igual pedágio! Sente-se um prazer imensurável pagar para poder acessa-los! Nós os paulistas que o digamos!


0 comentários :

Postar um comentário

Mensagens ofensivas não serão publicadas. As da pequena oposição não serão sequer lidas! A confirmação da mensagem serve para identificar através do ID pessoas que se utilizam do anonimato para enviar mensagens ofensivas!