domingo, 13 de fevereiro de 2011

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 1983 - FRATERNIDADE SIM, VIOLÊNCIA NÃO!

Posted by toninhokalunga On domingo, fevereiro 13, 2011 Comentários



VIOLÊNCIA ESTÁ DOMINANDO A SOCIEDADE?
Não queremos a violência. Queremos a fraternidade. È urgente e indispensável encarar o problema com sinceridade para tomar consciência das forma e dimensões que ele vem assumindo entre nós e discernir as causas que o provocam.
Duas razões convergem para sublinhar a oportunidade do tema escolhido:
VIOLÊNCIA DIVULGADA
A primeira forma poderia denominar-se violência noticiada, divulgada e transmitida ruidosamente pelos meio de comunicação social.As noticias informam sobre o aumento dos conflitos nas áreas rurais e nos meios urbanos; sobre o aumento das taxas de criminalidade, incluindo homicídios, assaltos, roubos e seqüestros.
A segunda razão é o fato de as raízes morais desse fenômeno mundial terem motivado o Santo Padre João Paulo II a convocar, para 1983, o Sínodo dos Bispos, que assumirá como Tema: A Reconciliação e a Penitencia na Missão da Igreja. A CF se propõe integrar-se na grande convocação do Papa.
Existe enfim, uma terceira forma, a violência oculta ou ocultada. São as violências não entendidas como violações de direitos humanos. São consideradas como simples conseqüências inevitáveis de heranças históricas de conjunturas sócio econômicas e políticas adversas. Em primeiro lugar, cabe uma referencia a violência cometida contra negros e indígenas.
Já é tempo de perguntar com sinceridade: Trata-se mesmo de meras coincidências? Ou existem relações causais entre as estruturas socioeconômicas, estes períodos e a escalada da violência nas suas diversas formas?

0 comentários :

Postar um comentário

Mensagens ofensivas não serão publicadas. As da pequena oposição não serão sequer lidas! A confirmação da mensagem serve para identificar através do ID pessoas que se utilizam do anonimato para enviar mensagens ofensivas!