domingo, 13 de fevereiro de 2011

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 1996 - JUSTIÇA E PAZ SE ABRAÇARÃO - A FRATERNIDADE E A POLITICA

Posted by toninhokalunga On domingo, fevereiro 13, 2011 Comentários


Contribuir para a formação política dos cristãos para que exerçam sua cidadania sendo sujeitos da construção de uma sociedade justa e solidária.
O documento da Congregação para a Educação Católica de 27 de junho de 1989. Orientações para estudo e para ensinamento da Doutrina Social da igreja na formação sacerdotal (ODSI), aponta como valores permanentes , a verdade, a liberdade, a justiça,a solidariedade, a paz e a caridade ou o amor cristão.
Texto base Art. 160.
O lema escolhido “Justiça e Paz se abraçarão” é um texto bíblico, extraído do Salmo 85,11. Como tal, ele encontra fundamento no profeta Isaías para quem Justiça e Paz são duas notas características importante da era messiânica.
No exercício do poder político é fundamental o espírito de serviço. Único capaz de, ao lado da necessária competência e eficácia, tornar “transparente ou limpa” a atividade dos homens políticos, com aliás o povo justamente exige.
Isto pressupõe a luta aberta e a decidida superação de certas tentações, tais como: o recurso à deslealdade e à mentira, o desperdício do dinheiro público em vantagens de uns poucos e com miras de clientela, o uso de meios equívocos ou ilícitos para a todo custo conquistar, conservar e aumentar o poder.

Cabe a Igreja – na sua Missão Evangelizadora e Pastoral - chamar a atenção para os princípios éticos pelos quais os fiéis possam orientar-se e participar da vida política, diferenciando as diversas propostas das políticas públicas apresentadas por candidatos e partidos, condizentes com as reais necessidades e anseios da população;

No dizer do então Papa Paulo VI, a política, quando bem exercida, é uma forma privilegiada de se vivenciar a caridade. Foi a partir desta campanha da fraternidade que se originou os diversos movimentos sociais de combate a corrupção eleitoral que em seu ultimo ato, criou por exemplo, a Lei da Ficha Limpa! A Lei de Combate a Corrupção Eleitoral foi o gesto concreto desta Campanha da Fraternidade.

0 comentários :

Postar um comentário

Mensagens ofensivas não serão publicadas. As da pequena oposição não serão sequer lidas! A confirmação da mensagem serve para identificar através do ID pessoas que se utilizam do anonimato para enviar mensagens ofensivas!