domingo, 13 de fevereiro de 2011

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 1979 - PRESERVE O QUE É DE TODOS

Posted by toninhokalunga On domingo, fevereiro 13, 2011 1 comment


Digite aqui o resumo do postDigite aqui o resto do post

O DESAFIO

Levou alguns milhares de anos para se atingir uma primeira situação de equilíbrio entre o homem e a natureza.
A natureza que era vista como potencial adversária de fé pelo cristianismo, em razão dos ídolos que o paganismo a povoara, é restituída em sua autenticidade.
Mas o homem só dispunha de recursos artesanais de produção e só conhecia energias inocentes, a tração animal, a força dos ventos e dos cursos de água. A humanidade ainda ocupava pequena porção da terra consegue viver no planeta sem destruí-lo, sem prejudica-lo.
Poucos séculos porém bastaram para que o homem invertesse a situação inicial. Da condição de dominado pela natureza, ele passa a condição de dominador. Mas num sentido muito errado. Dispondo de novas formas de energias: a vapor,elétrica, nuclear, ele começa a perigosa escalada de exploração da terra na suposição ingênua de que os recursos dela eram praticamente inesgotáveis. O domínio da natureza se transforma em risco de destruição da natureza.
O homem tem hoje o poder sinistro de destruir o lar que Deus preparara para seus filhos e cuja preservação lhes confiara.
Basicamente a ecologia conclama todos a uma nova mentalidade. Trata-se de superar o egoísmo, a ganância de possuir mais a qualquer preço. Trata-se de ser escrupulosamente preocupado em preservar e conservar o ar, a água, a flora e a fauna que são elementos necessários ao próximo. Trata-se de readquirir o carinhoso respeito e a contemplativa admiração em face às belezas da natureza.
É a primeira vez na história do Brasil que se populariza a discussão sobre cuidar do planeta. Esta CF tem o condão profético de denunciar a morte do planeta em razão da ação do homem e anunciar a reconciliação entre o homem e a natureza.

1 comentários :

oobg me ajudou muito com um trabalho parabéns muito bem escrito o post

Postar um comentário

Mensagens ofensivas não serão publicadas. As da pequena oposição não serão sequer lidas! A confirmação da mensagem serve para identificar através do ID pessoas que se utilizam do anonimato para enviar mensagens ofensivas!