domingo, 13 de fevereiro de 2011

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 1991 - SOLIDÁRIOS NA DIGNIDADE DO TRABALHO

Posted by toninhokalunga On domingo, fevereiro 13, 2011 Comentários


Que a Igreja e as pessoas de boa vontade assumam a realidade do trabalho e do mundo do trabalho, com todas as suas dimensões de criação, progresso, conflito, divisões e solidariedade, como lugar teológico para a evangelização, o anúncio da Boa Nova no mundo de hoje e para a construção do Reino de Paz, Justiça e Amor.
IDEOLOGIAS E POLITICA
Ao mesmo tempo, este conflito interpretado por alguns como conflito ideológico sócio econômico com caráter de classe, encontrou a sua expressão no conflito ideológico entre o liberalismo, entendido como ideologia do capitalismo, e o marxismo, entendido como ideologia do socialismo cientifico e do comunismo, que pretende intervir na qualidade de porta-voz da classe operária, de todo proletariado mundial. Deste modo, o conflito real que existia entre o mundo do trabalho e do capital, transformou-se na luta de classe programada, conduzida com métodos não apenas ideológicos, mas também e sobretudo políticos.
NOVO DESAFIO
Sem ter conseguido equacionar os problemas do trabalho e o conflito social suscitados pelas duas primeiras revoluções industriais (a da máquina a vapor e a da energia elétrica) os países do Terceiro Mundo tem que enfrentar hoje as conseqüências de uma terceira revolução: a da Microeletrônica.
CONTRADIÇÕES
Esta visão global do conflito à luz, não só das contradições históricas, mas também do projeto de Deus, os faz esbarrar com questionamentos profundos e dolorosos.como assumir a cruz do sofrimento e da luta, no sindicato e na política, com pessoas que não tem a visão de fé? Como comungar na prática social e religiosa com pessoa que, dentro do conflito, tem uma posição estrutural diferente?

0 comentários :

Postar um comentário

Mensagens ofensivas não serão publicadas. As da pequena oposição não serão sequer lidas! A confirmação da mensagem serve para identificar através do ID pessoas que se utilizam do anonimato para enviar mensagens ofensivas!