domingo, 13 de fevereiro de 2011

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2007 - VIDA E MISSÃO NESTE CHÃO - FRATERNIDADE E AMAZÔNIA

Posted by toninhokalunga On domingo, fevereiro 13, 2011 Comentários



Conhecer os valores e a criatividade dos povos da Amazônia e as agressões que
sofrem por causa do atual modelo econômico e cultural, a fim de chamar à conversão,
à solidariedade, a um novo estilo de vida e a um projeto de desenvolvimento humano
baseados nos valores humanos e evangélicos, seguindo a prática de Jesus no cuidado com a vida humana, especialmente dos mais pobres, e de toda a natureza.

OBJETIVO

A Amazônia Legal Brasileira está formada por dez Estados:
Acre, Amapá, Amazonas, Goiás, Pará, Rondônia, Roraima,Tocantins, Maranhão e Mato Grosso. O território compreende 5.030.730 Km2, 59% do território nacional e 65% de toda a bacia amazônica. Tem 11.248 Km de fronteiras internacionais, 1.482 Km de costa atlântica, 22 mil Km de rios navegáveis; com 23 milhões de habitantes, dentre os quais 163 povos indígenas, que totalizam 208 mil pessoas, ou 60% da população indígena brasileira.
Na Conferencia de Medellín, na Colômbia, em 1968, a Igreja da América latina assumiu oficialmente a renovação conciliar e a adaptou à realidade do Continente. Essa nova visão e orientação eclesial repercutiu, também, na Amazônia.
O ano de 1972 foi marcado por três acontecimentos importantes na Igreja na Amazônia:
23 de Abril de 1972 foi criado o Conselho Indigenista Missionário (CIMI).
Em 1972, os dois regionais amazônicos da CNBB daquela época realizaram uma assembléia conjunta em Santarém, cuja preocupação fundamental era pensar e concretizar “uma Igreja com rosto Amazônico”.O encontro foi realizado tendo
como pano de fundo as palavras do Papa Paulo VI: Cristo aponta para a Amazônia.
O ano de 1972 viu também o início do Projeto Igrejas Irmãs, alimentado pela solidariedade das dioceses do Sul do País com as das outras regiões. Sobretudo do Norte e Nordeste.
Com esta Campanha da Fraternidade, pudemos assistir um feliz encontro... os católicos brasileiros passaram a conhecer o Brasil Amazônico... pudemos ver que a Amazonia não era apenas mato e animais selvagens! Pudemos admirar e amar com mais profundidade nosso pais. Foi esta Campanha da Fraternidade que despertou nas Comunidades Eclesiais de Base, a necessidade de realizar o seu Intereclesial na Amazonia... e assim se fez!

0 comentários :

Postar um comentário

Mensagens ofensivas não serão publicadas. As da pequena oposição não serão sequer lidas! A confirmação da mensagem serve para identificar através do ID pessoas que se utilizam do anonimato para enviar mensagens ofensivas!