segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

CONDOMÍNIOS EM COTIA, AS CONSEQUÊNCIAS DAS INCONSEQUÊNCIAS

Posted by toninhokalunga On segunda-feira, fevereiro 07, 2011 2 comments

A falta de vagas nas escolas e creches, a crescente e irremediável situação dos postos de saúde, a desorganização e inexistência de uma pratica de políticas para o transporte público da cidade, trânsito caótico na Raposo Tavares e centro da cidade, a crise na área da segurança pública que culminou com a greve dos Guardas Civis Municipais por causa das condições de trabalho e salário!
São apenas o começo das consequências de algo que venho apontando nos últimos 10 anos, como sendo uma bomba relógio que iria estourar em toda a cidade, com consequências para todos nós! Falo da ploriferação de condomínios e conjuntos habitacionais que somente nesta última década, fizeram Cotia dar um salto de 147 mil habitantes para 202 mil, um crescimento de 37%. A quantidade de salas de aula, creches, postos de saúde e linhas de ônibus cresceram muito menos do que a demanda!
Em 2005 fizemos um pseudo debate sobre o Plano Diretor da Cidade. Uma discussão amorfa, desmotivada, que mais parecia reunião de zumbis do que um debate sobre o futuro da cidade! Ta mais do que na hora de voltar a debater o plano diretor da cidade de Cotia!
Precisa ser revisto, debatido com seriedade, aprofundar a discussão sobre prioridades, estabelecer metas a serem publicadas para que a sociedade possa acompanhar, contribuir e cobrar sua aplicação!
O único debate sobre politica pública que vejo acontecer é o da quantidade de vereadores que teremos a partir de 2013. Um debate medíocre, de interesses pouco confessáveis, sob argumentos estúpidos sobre gastos maior ou menor, sobre quando a essência da função do poder legislativo, não se discute, não se qualifica e não interessa aos que querem aumento de cadeiras indiscriminadademente... Para não dizerem que tenho interesse pessoal em manter o atual número de vereadores, vai um aviso, não tenho interesse em continuar disputando eleição para vereador. Algo assim só acontecerá, por ordem e determinação do Partido dos Trabalhadores. Tenho interesse em seguir o conselho (escrito) de um promotor de justiça que ao arquivar um pedido de abertura de ação civil pública contra a forma anti-democrática como estava sendo feito o último plano diretor da cidade, disse-me que se eu quisesse modificar estas coisas, que me candidatasse a prefeito, ganhasse as eleições e ai implementasse minhas ideias!
O fato concreto, e põe concreto nisso, é que a cidade esta sofrendo uma expansão imobiliária sem precedentes em nossa história, precisamos frear esta situação. Para citar apenas um exemplo que pode ser usado para os demais, podemos falar aqui sobre o Bairro Novo... lembra ? Pois bem... esta lá, com seu projeto em trazer para o entorno do Atalaia, Mirante da Mata e adjacências, mais de 2500 famílias... Onde estão as novas linhas de ônibus prometidas, cade as escolas, creches e postos de saúde para atender esta nova demanda ( + 2500 famílias), e cade o esgoto que seria tratado... ta sendo tudo jogado - in natura - no Rio Cotia, nas portas do Jardim São Miguel, Panorama e demais bairros que seguem margeando o Rio... tudo isso era promessa de venda de casas!! Provoquei várias reuniões com os engenheiros - mentirosos - da empresas Gafisa, Lopes, Odebrecht e o então Banco Real que fizeram o empreendimento... ta ai... as consquencias sobraram para a cidade... só que quem paga a conta é a sociedade... os governos que foram irresponsáveis e imprudentes estão ai... à solta... alías, este empreendimento foi liberado por se tratar de um empreendimento de interesse social... dispensa comentários!
Um passeio pela região do Jardim Petrópolis, da a dimensão do que estou falando! Um crime o que estão fazendo com a cidade, com a população atual e com os futuros moradores... A região do Jardim da Glória até o Km 21, indo pelo jardim Barbacena, entrando na Granja Viana, ou indo pra Caucaia, onde formos, em Cotia, veremos casas e mais casas, prédios e mais prédios sendo construídos...
Por tudo isso, podemos nos preparar... se continuar neste ritmo, daqui a pouco estaremos numa sistuação parecida com Carapicuiba... uma super população, com poucas empresas! Resultado! Cidade dormitório! Não é isso o que quero pra Cotia e sei que não é o que queremos! Por isso, que as palavras do promotor se realizem... dispute, ganhe e faça diferente! Enquanto isso não acontece, é dever dos moradores desta cidade, dizer o que sentem com relação a esta situação e procurar modifica-la!

2 comentários :

Pois bem nobre vereador, então candidate-se, faça o que deveria já ter feito. É sabido que é a prefeitura quem autoriza esses empreendimentos e dão a liberdade de, esses condomínios, em particular os horizontais, de fecharem ruas, cobrarem taxas que já pagamos embutidas no IPTU, (conservação, limpeza, segurança),tudo em desconformidade da lei, ou seja, autorizações inconstitucionais. É hora de fazer alguma coisa mesmo, conte com esse cidadão.

Na última segunda-feira (03/04), vi o nobre vereador Kalunga fotografando terrenos abandonados pelos proprietários no Jardim Petrópolis, onde moro no Condomínio Recanto das Graças III há 9 anos. Um desses terrenos é (ou era) da construtora desse condomínio. Quando da venda das casas e sobrados, ela prometia um centro comercial que jamais saiu. Construíram um grande prédio ao lado dos condomínios que foi abandonado pela metade. Agora, aquele prédio com seu terreno servem de depósito de lixo de todo tipo. Ninguém tira o lixo, sem falar no matão que cresce ali. Mal cheiro e risco de doenças como a dengue estão presentes, além da feiúra no bairro. Não existem leis municipais que obriguem os donos a cuidar de seus terrenos? Na hora em que alguém invadir o terreno tenho certeza que a polícia virá em peso, pois os donos acordarão.
Espero que a atitude do vereador em vir fotografar resulte em alguma coisa para nós! Pode contar comigo, vereador. Um abraço!

Postar um comentário

Mensagens ofensivas não serão publicadas. As da pequena oposição não serão sequer lidas! A confirmação da mensagem serve para identificar através do ID pessoas que se utilizam do anonimato para enviar mensagens ofensivas!