sábado, 4 de março de 2017

A CRÍTICA DE UM MILITANTE DE BASE AO PT

Posted by toninhokalunga On sábado, março 04, 2017 Comentários

Sim, nós militantes do PT, temos criticas a fazer à condução do Partido dos Trabalhadores!
Eu sou filiado ao PT desde fevereiro de 1990, portanto, faço parte da 2ª geração de filiados do PT! Já se vão 27 anos de lutas e vitórias!
Fui vereador por dois mandatos e o PT é meu único partido politico! Não me vejo em outra legenda partidária de esquerda, embora, não negue que as vezes chegue a pensar nesta possibilidade!

Enxergo os erros que foram cometidos pelo PT na condução  do governo federal e na política e entendo que houve sim corrupção no governo petista! Isso faz com que minha responsabilidade aumente ainda mais, no sentido de não tolerar a corrupção particularmente como cidadão, mas especialmente como petista!

Compreendo também que o PT no governo, errou mais na condução do diálogo com suas bases do que propriamente no governo! Nós não disputamos - enquanto governo - a sociedade! Não mostramos que as conquistas que foram feitas, no melhor governo que o povo brasileiro já teve em toda sua história era fruto de uma visão politica e de mundo!

O PT errou em não construir com a sociedade um alicerce ideológico onde poderíamos ter conquistado no voto do povo e não na cooptação de partidos e figuras fisiológicas, mesquinhas e sabidamente corruptas,como Jucá, Sarney, Cabral, Paulo Maluf, Paulinho da Força, Temer e por ai vai... para promover as mudanças e conquistas que nosso governo fez!

Nossos deputados, vereadores, prefeitos e governadores, ao invés de construir a partir do Partido um projeto politico que politizasse o povo e disputasse o voto no debate, fizemos a opção de nos igualar na forma de fazer campanha e de disputar a sociedade! Nossas campanhas ficaram caras, sem vida militante e absolutamente apodrecidas pelo mesmo modus operandi que as campanhas da direita!

A consequência disso é a corrupção! Não é a causa! Os petistas não fizeram - ao contrário do que o senso comum imagina - de seus filiados ricos com o dinheiro da corrupção! Esse dinheiro maldito serviu pra dar continuidade a um modelo politico que se financiava a partir do dinheiro de empresas e empresários que tinham - e tem - interesses econômicos na administração publica! O que antes era feito por figurões politicos, nos anos 60 e 70, passaram a fazer com as cúpulas partidárias nos anos 80 e 90! 

Essas cúpulas passaram então a profissionalizar a captação financeira com doleiros e profissionais do ramo financeiro a partir dos anos 2000. As campanhas eleitorais que antes atraiam publico com showmícios e lavavam dinheiro com valores astronômicos pagos a cantores e bandas diversas, passaram a lavar dinheiro com gente que operava nos bancos e centros financeiros!

O PT no governo, ao invés de propor e lutar pelo fim do financiamento privado, resolveu se utilizar dele para se financiar também e assim, passou a fazer uso das mesmas armas que antes criticávamos! Isso contaminou toda a máquina partidária petista e já não nos era importante o militante que tinha liderança nos bairros, mas sim, operadores financeiros que viabilizassem financiamento pra comprar essas lideranças e tranforma-las em profissionais de eleição!

Se não fizemos a reforma politica, as outras reformas é que não saiu da retórica mesmo! Então, que me perdoem os hipócritas e os inocentes úteis de plantão! Mas a critica que faço ao PT é ainda mais potente e embasada do que a dos coxinhas que são iguais a papagaios de pirata! Apenas repetem o que os idiotas do MBL inventam!

E cada uma das reformas que precisaríamos ter feito deveria ter sido acompanhada de um amplo debate e formação com a sociedade! A reforma previdenciária, a reforma tributária, a reforma trabalhista (precisa de reforma ?) a reforma agrária, a reforma nas comunicações... enfim... Perdemos o protagonismo na análise de conjuntura com os sindicatos dos trabalhadores, com as Igrejas progressistas, detidamente com a Igreja Católica, perdemos o espaço do diálogo com os movimentos sociais e enquanto governo colocamos esses movimentos no mesmo patamar de adversários! 

O PT errou não apenas no fato de ter sucumbido à corrupção comum a todos os outros partidos! O PT errou mais ainda em ter se preocupado com o governo e não ter feito com que os quadros políticos mais importantes ao invés de ir como manada para o governo, ter ficado no Partido pra disputar a hegemonia na sociedade! 

Então, perdemos a primeira batalha, que foi a batalha da comunicação! Um excelente governo que se comunicava muito mal! E não era a comunicação midiatica! Era a comunicação com sua própria base!

O PT é o melhor e mais bem preparado partido politico para administrar o Brasil! Temos uma base militante coesa, honesta e justa! Temos Lula, que foi, de longe, o melhor presidente da história do Brasil. Precisamos então, recuperar o PT! Isso fará bem ao povo, aos pobres e à sociedade como um todo! Lula é capaz de re-aglutinar o Brasil em torno de um projeto de nação! 

O PT entra agora num processo de disputas internas. Eu não pretendo participar de nenhuma composição nem de nenhuma chapa! Quero contribuir como filiado comum! Espero que o PT se encontre,  que reflita e que resolva reconhecer de uma vez por todas os erros cometidos! Depois disso, depois desse gesto por parte de nossas lideranças, na próxima disputa interna, então talvez me reanime a ser dirigente partidário. Por enquanto, aguardo respostas para minhas frustrações militantes! 

Estou na direção do PT de Cotia, desde 1994, fui dirigente estadual entre 2013 e 2015, embora não tenha assumido cargo de direção estadual, pois meu grupo político interno, o Garantia de Luta, liderado pelo Deputado Federal Paulo Teixeira e por Simão Pedro, não sustentou essa posição com relação a mim e preferiram manter Tim Maia acumulando posições politicas do que abrir para que pudéssemos oxigenar essa relação política interna!
De todo modo, dei minha contribuição militante para o diretório estadual, que foi uma das melhores experiências que tive em toda minha vida de militante. Poderia ter feito mais e melhor, mas Eloy e Janete Pietá, Carlos Neder e seus grupos, resolveram boicotar meu nome, o que nunca entendi, mas compreendi. A resposta a isso se faz na politica! Jamais no campo pessoal!  

Apoiarei em Cotia, a companheira Olympia, de quem espero uma postura democrática e aberta à critica interna e que atenda ao menos o telefone, coisa que não acontece atualmente. Não vejo, em Cotia, alternativas que não seja ela. 

No âmbito estadual, vou apoiar o deputado estadual e militante de esquerda João Paulo Rillo para presidente estadual do PT e nacionalmente, estarei aguardando o nome que a corrente Mensagem ao Partido indicar! Esse será meu apoio!

Viva o PT, Viva o Povo brasileiro!

0 comentários :

Postar um comentário

Mensagens ofensivas não serão publicadas. As da pequena oposição não serão sequer lidas! A confirmação da mensagem serve para identificar através do ID pessoas que se utilizam do anonimato para enviar mensagens ofensivas!