A MILITÂNCIA PETISTA E O COMBATE À CORRUPÇÃO

 A principal acusação que algumas pessoas fazem aos militantes do PT é a de que TODOS somos ladrões! Que roubamos e que somos coniventes com a roubalheira! Todas as acusações que fazem relacionada a ações políticas é a de que tudo que é petista é sinônimo de ser ladrão! Assim agem pessoas seguidoras da quase religião "anti-pt" ( que até dizimo já tão querendo cobrar). 
Quem fala isso sabe que fala uma mentira... e é uma mentira que não visa tirar os eventuais ladrões que existem em um governo, sejam eles do PT, sejam de qualquer outra agremiação partidária!
 A lógica deste tipo de acusação faz parte de um conceito eleitoral e político! É a arma que políticos e eleitores que nunca foram petistas se utilizam para tentar tirar votos do PT!
Esta estratégia tem se mostrado, felizmente, frustrada!
Acho que o PT tem sim que fazer uma auto-critica e estabelecer diretrizes e programas que contemplem uma ação politica mais clara com relação às suas ações e particularmente, às suas alianças!
Muitas vezes, o que confunde a cabeça do eleitor petista é a postura diante da governabilidade, o que é possível se compreender, desde que a direção partidária seja explícita! 
A aliança serve para garantir governabilidade e a governabilidade serve para melhorar a vida das pessoas, particularmente, as mais necessitadas das políticas públicas de nossos governos!
E este modelo político-administrativo tem feito escola. Na capital paulista, o prefeito Haddad, criou a Controladoria Geral do Município que foi a responsável exclusiva pra pegar a mafia dos fiscais do ISS da prefeitura de São Paulo!
Não há precedente na história do Brasil de um governo que tenha feito tantas investigações como fez o governo petista! E o governo petista investiga e deixa investigar!! Tanto isso é verdade que deu status de Ministério ao que era chamado de Controladoria Geral da União... é daqui que surge a imensa maioria das denuncias relacionados ao próprio governo. Estas denuncias viram processos que por sua vez, viram notícias, não necessariamente, nesta ordem!  E neste ponto também não entendo porque é que o governo não divulga com mais ênfase estas ações!
Duvido que em qualquer outro período da história do Brasil, tenha havido ações como esta. Os números abaixo, demonstram esta ação de combate à corrupção!

A corrupção é a maior causa de expulsões do serviço público. Em 11 anos, de 2003 à 2014, foram 5.031 casos de demissões, destituições ou cassações de aposentadoria.
A maioria dos expulsos por corrupção –3.794-- saiu por demissão, enquanto 380 foram destituídos. A diferença entre destituição e demissão ocorre quando o servidor é contratado por concurso público (efetivo) ou comissionado que se trata de cargo de confiança ou comissão, por isso, não é um servidor efetivo. Também há 307 casos de destituição de aposentadorias.
Outros 1.015 saíram por abandono de cargo, inassiduidade ou acumulação ilícita.
Então, a pergunta que fica é : Porque é que o governo e o partido não respondem com esta clareza e dimensão, questões como estas que ajudariam a militância sair da retranca e da defesa e demonstrar com números nossa opção pelo combate a corrupção ?
A primeira resposta é que a mídia não divulga estas informações e quando o faz é nota de rodapé com pequenas reportagens sem nenhum tipo de destaque! Então, vem a segunda questão... deve ser função do partido, municiar os vereadores, os militantes de base, os prefeitos e deputados com estas informações para que o debate se faça no meio da sociedade!
Desafio qualquer governo de estado a apresentar números que proporcionalmente, em qualquer tempo, beirem a este! Duvido!! 
Estas ações são feitas antes de determinações judiciais, aliás, neste campo tem um quesito curioso! Não é raro, servidores federais corruptos conseguirem que juízes restituam seus cargos!
O que comprova definitivamente a ação politica do governo petista com relação ao combate aos atos de corrupção são as operações da Policia Federal! Proporcionalmente, comparando os governos de FHC com os governos petistas, temos um aumento de 50 vezes no número de ações de combate a corrupção realizados pela Policia Federal... aqui cabe uma pergunta... quantas operações foram feitas pelo Ministério Publico Estadual de São Paulo, de Minas ou de qualquer outro estado para combater a corrupção neste mesmo período e por consequência, quantas operações a policia civil paulista, catarinense, pernambucana ou de qualquer outro estado fez com foco em combater a corrupção ? E se não fez é porque não há corrupção nos estados e respectivos municípios ? Não há desvio de dinheiro público nos estados e suas autarquias ?? Ou o motivo é que esse pessoal todo não tem interesse em proporcionar investigações e autonomia para faze-lo ?
Vejam só a quantidade de operações realizadas pela Policia Federal, que é ligada ao Ministério da Justiça do governo federal:


2003/2004

Total de operações: 58

Número total de presos: 926, desses: 265 servidores públicos e 48 policiais federais.


2005

Total de operações: 67

Número total de presos: 1.407, desses: 219 servidores públicos e 9 policiais federais.


2006

Total de operações: 167

Número total de presos: 2.673, desses: 385 servidores públicos e 11 policiais federais.


2007

Total de operações: 188

Número total de presos: 2.876, desses: 310 servidores públicos e 15 policiais federais.


2008

Total de operações: 235

Número total de presos: 2.475, desses: 396 servidores públicos e 7 policiais federais.


2009

Total de operações: 288

Número total de presos: 2.663, desses: 183 servidores públicos e 4 policiais federais.


2010

Total de operações: 270

Número total de presos: 2.734, desses: 124 servidores públicos e 5 policiais federais.


2011

Total de operações: 260

Número total de presos: 2.089, desses: 246 servidores públicos e 4 policiais federais.


2012

Total de operações: 289

Número total de presos: 1.676, desses: 102 servidores públicos e 13 policiais federais.


2013

Total de operações: 296

Número total de presos: 1.785, desses: 96 servidores públicos e 2 policiais federais.


2014 – até maio de 2014

Total de operações: 108

Número total de presos: 1.107, desses: 25 servidores públicos e 1 policiais federais.


Nestes últimos 12 anos, foram presos em operações da Policia Federal 24.881 pessoas, em 2.226 operações! Ou seja, o que aconteceu de diferente no Brasil neste período foi uma grande cruzada contra a corrupção, coisa que se tivesse acontecido antes, já teríamos nos livrado de muito de nossas chagas da administração publica! Deste total de presos: 2.351 eram servidores públicos e 119 policiais federais.
Qual é a hipocrisia desta história ? É que hoje, os que governaram o Brasil durante tanto tempo e deixaram esta máquina tão viciada, ficam posando de virgens puritanas, quando na verdade, sempre foram os que mais prostituíram o estado brasileiro! E permanecem nas maquinas estaduais enriquecendo sob a complacência de governadores e prefeitos que tem a ousadia de esbravejar e dizer que existe muita corrução em Brasilia! De fato, há! Mas tanto quanto em seus estados e municípios, a diferença é que em Brasilia tem sido combatido!
Uma prova disso ? Durante os 8 anos do tucano FHC foram realizadas 48 operações da Polícia Federal.: Média de 6 operações/ano. Tem comparação ?
O que se tira desta conta ?? Se foram expulsos  3.794 servidores por corrupção e a Policia Federal prendeu 2.470, significa que 1.324 (pelo menos) foram expulsos do serviço público federal por obra exclusiva do próprio governo! Ou seja, além da ação eficaz da PF, a CGU tem um papel exemplar neste quesito e tudo isso acompanhado de ações judiciais para recuperar o dinheiro desviado.
Nestes últimos anos, o Ministério da Justiça, por intermédio do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional da Secretaria Nacional de Justiça, ja localizou mais de 12,4 Bilhões de Reais desviados de corrupção. Deste total, 1,2 Bilhão de reais foram devolvidos aos cofres públicos (praticamente 2 anos de orçamento total de uma cidade com 200 mil habitantes, como Cotia, por exemplo). E porque não se consegue recuperar o restante deste dinheiro, já que esta localizado ? Ai precisa perguntar à justiça brasileira e à sua morosidade! Casos como o da Procotia,que aconteceram em 2005, até hoje, quase 10 anos depois, nunca tiveram julgamentos por parte de suas excelências, os juizes!
Então, antes de acusar um petista de corrupção, cuidado! Voce esta cometendo uma injustiça do tamanho de sua indignação, pois foi graças a estes militantes que temos hoje no Brasil, uma vigorosa ação de combate a corrupção, que pega a todos, inclusive um ou outro filiado ao Partido dos Trabalhadores! Mas pega também filiados ao PSDB, PMDB, DEM, PRB e tantos outros partidos! O que não é possível compreender é a lógica da indignação parcial... que é aquela que só é acesa quando o envolvido é do PT! Para ser de fato um combatente da corrupção o peso e a medida do julgamento tem que ser o mesmo para todos! Sejam eles malditos petistas ou anjos tucanos! Por isso não admito que a militância petista ou o militante petista seja chamado de corrupto, antes, estes e estas valorosas pessoas são profundos defensores de um País, de Estados e Municípios livres da corrupção e isso, eu posso garantir! 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ROUBO DOS JUROS DO BANCO CENTRAL EXPLICADO DA FORMA MAIS SIMPLES POSSÍVEL

RESPOSTA AO BISPO DE NATAL, DOM JOÃO DOS SANTOS CARDOSO ,

VOTO DOS DEPUTADOS FEDERAIS POR ESTADO NO PL DA DEVASTAÇÃO (Sim, Não e Ausentes)