A POLÍTICA E A FÉ


Olivio Dutra, Leonardo Boff e Toninho Kalunga em atividade do MST
Dom Angélico, o bispo dos pobres, em missa no Santuário São Luis Orione, em Cotia.
Em minha vida, o fato mais significativo para ser o que sou, é sem dúvida nenhuma, a fé!
Foram orientadores da fé como Dom Angélico Bernardino, Leonardo Boff, Padre Severino, Irmã Alberta, Lurdinha, Padre Daniel Balzan, o saudoso e querido Padre Toninho, Padre Luis Antonio, entre tantos outros homens e mulheres de fé que me ensinaram que não existe fé completa se ela não for acompanhada de ações profundamente praticas na vida! 
Foi com eles e elas que aprendi que a fé e política não são desassociadas, que quanto mais aprendermos a ser tolerantes, mais buscaremos a paz e que quanto mais profunda for esta paz, mais perto de Deus chegaremos e que, quanto mais perto de Deus chegarmos, mais poderemos enxergar o tanto que somos pequenos e limitados! Por isso, necessitados do amor de Deus. 
Um bom comparativo sobre este amor, é forma que amamos nossos filhos, quanto mais frágeis eles se apresentam, mais buscamos protege-los e é assim que buscamos Deus! E é assim que Deus se apresenta pra mim!
É, portanto, amando nossos semelhantes, irmãos e irmãs de todas as nações, religiões e opções pessoais, que aprenderemos que a fé mais madura é a fé que constrói a proteção deste mundo, mundo de Deus! Portanto, não se pode mais dizer que devemos caminhar com a fé e a politica... não... pra mim, fica cada dia mais claro que a fé é politica, portanto, somos convidados a sermos seres fervorosos e termos uma fé politica! 
É assim que compreendi o que me ensina Jesus Cristo, quando diz: "Amarás o Senhor ter Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o entendimento"! Para chegar neste grau de fé, precisamos começar pelo caminho mais fácil, para as pessoas mais frágeis como eu, que é o entendimento! Entender que meu irmão é imagem e semelhança de Deus, que é Sua criação predileta e que é para o ser humano que Deus enviou seu filho Jesus para que o Reino fosse totalmente revelado, torna mais compreenssível a existência e o amor de Deus!
Quando compreender com o entendimento o amor de Deus, serei chamado a oferecer meu coração e coloca-lo a serviço de Seu Reino minha vida e ai minha alma estará entregue a esta causa e devoção, a fé é um dom de Deus, por isso devo protege-lo!
E para protege-lo, devemos amar toda a criação, as plantas, os animais, o firmamento. Respeitando a criação, respeitaremos o meio ambiente, seremos mais responsáveis com a natureza, com a água, com os animais e evidentemente com os seres humanos, imagem e semelhança do criador!
Jesus Cristo é pra mim a fonte maior de inspiração! A água onde abasteço minha sede, o exemplo que sei que devo seguir! 
Mas sei, sou um errante! E é esta compreensão de minha limitação, que faz com que eu procure acertar! O acerto esta em Deus, conseguir ouvi-lo é o desafio cotidiano. Procurar Deus nas pequenas e grandes situações do dia a dia é o grande mistério. Ele esta em tudo, a todo momento é possível percebe-Lo, mas não é simples ouvi-Lo, pois para ouvir a Deus, assim como ouvir a tudo, é necessário atenção e silêncio! E esta cada vez mais difícil parar para poder prestar atenção... para ouvi-Lo, então, nem se fale!
Na lógica deste mundo, parar significa não fazer! E não fazer significa perder tempo! A todo momento somos desafiados a continuar, independentemente do que se faça, continuar é o que se espera!
A pouco tempo atrás, quando não havia tecnologias como telefone celular e internet, quando as pistas eram menores, os carros menos potentes e as distâncias eram percorridas num tempo "natural", tínhamos mais oportunidades de ouvir a Deus e às pessoas! 
Hoje ver uma pessoa dedicando tempo para parar é algo admirável! Quase incompreensível!
Quando eu tinha tempo, ouvia falar em Deus e gostava! Quase nunca compreendia o que se falava, mas mesmo assim, gostava de saber que havia um Ser Supremo que me amava de forma tão absoluta que enviou para este nosso mundo Seu filho para que Ele pudesse anunciar quem era Seu pai!  E seu Pai era Deus, que Ele intimamente, chamava de Paizinho! (Mc 14,36). E foi num momento de extremo sofrimento que Jesus nos apresenta um Deus que sente e sofre as dores do filho e este filho compreendendo seu papel, lhe consulta sobre a necessidade de assumi-lo! E é no silêncio da resposta que Jesus se entrega à Paixão!
Ouvir o chamado, portanto, nem sempre significa ser realizada nossas intenções e vontades! Ter fé, não significa se livrar dos problemas cotidianos, antes, significa enfrenta-los, sabedor de que nossa vontade é sempre compreendida, porém, nem sempre respondida conforme nossa vontade!
Diante disso, só me resta agradecer e bendizer a Deus, pois Ele me concedeu a graça de conhecer e ser amigo de cristãos tão comprometidos com seu Evangelho e com Sua vontade! É claro que me envergonho de não assumir por diversas vezes meu cálice! É claro que sempre me vejo escondido entre minhas lamúrias e justificativas por não ter assumido minha missão e é justamente ai que também sempre percebo a face compassiva de um Deus que me perdoa e reergue, esta sempre pronto para oferecer outra oportunidade e ajudar a caminhar!
Como bom Pai, podemos ver a ação de Deus no cotidiano da vida, basta conseguir parar e ouvir! Deus esta na brisa suave, no sorrizo do idoso, na alegria da criança, no ato de amor ao desconhecido, no perdão àquele que nos ofendeu. Deus é leve!
Por isso não entendo tantas pessoas falando de Deus e/ou em nome Dele, utilizando seu nome como sendo um serviçal de resolução de problemas. As vezes fico ouvindo rádio em alguns programas e não entendo o motivo de reconhecer a presença de Deus apenas e tão somente no sofrimento, na maledicência, na dor e no desespero. Para alguns, Deus é uma agência de emprego, para outros apenas um ser que combate os demônios que insistem em se apossar do corpo de pessoas, que normalmente, são pobres financeiramente! Deus é usado para falar de depressão, maldição, traição, peso, tristezas e dores... Para estes programas parece que Deus é um ser que só serve para ser escudo de uma desgraça que esta sempre à porta. Que Deus só existe para combater um dragão malvado que amaldiçoa a vida e tudo que existe ao redor dela! E ao invés de falar sobre o amor de Deus e convidar as pessoas a criarem condições para sua libertação, as empurra para o pesar, para uma carga pesada demais e um sofrimento inesgotável!  E ao invés de falar do amor, valoriza apenas a dor!
E tudo isso, acompanhado sempre do pedido de um dinheiro para que a "obra" não pare!
Por tudo isso, vejo com tanta alegria a presença de Papa Francisco liderando a Igreja Católica e dizendo tantas verdades incontestáveis para os cristãos como um todo e para os católicos em particular!
Muitos, se pudessem não o ouviriam, mas quando a verdade é grande demais, não da pra esconde-la! E toda verdade, por mais simples que seja, é sempre grande!
Por estas razões, posso dizer sou privilegiado e feliz! Feliz por saber que embora seja limitado, existe junto de mim um Deus que me ama e me quer do jeito que sou!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ROUBO DOS JUROS DO BANCO CENTRAL EXPLICADO DA FORMA MAIS SIMPLES POSSÍVEL

RESPOSTA AO BISPO DE NATAL, DOM JOÃO DOS SANTOS CARDOSO ,

VOTO DOS DEPUTADOS FEDERAIS POR ESTADO NO PL DA DEVASTAÇÃO (Sim, Não e Ausentes)