CAMPANHA DA FRATERNIDADE 1976 - CAMINHAR JUNTOS


comunidades eclesiais de base: o que são e como se formam=
Segundo a vontade de Deus, os homens devem santificar-se e salvar-se não individualmente, mas constituídos em comunidade (cf LG 9; GS 32).
A comunidade se formará na medida em que seus membros adquirirem um sentido de pertença que os leve a ser solidários numa missão comum, e consigam uma participação ativa, consciente e frutíficante na convivência comunitária e na vida litúrgica, que culminará na celebração eucarística. Para isso, se torna mister que os membros vivam como comunidade e que tenham um objetivo comum: alcançar a salvação mediante a vivência da fé e do amor.
A comunidade eclesial de base se caracteriza, então, como “uma comunidade local ou ambiental, que corresponde a realidade de um grupo homogêneo e que tenha uma dimensão tal qual permita a convivência fraterna entre os seus membros” (Medellin 15,3)
A comunidade é assim, o primeiro fundamental núcleo eclesial (o grão, o pequeno rebanho, o inicio do reino) Ela é, pois, a célula inicial da estrutura eclesial e foco de evangelização.
Insistir na idéia de comunidade, dizendo sempre de novo e de muitas maneiras que só seremos irmãos, se nos convertermos em comunidades vivas.... O ser humano precisa da comunidade, tende para a comunidade, personaliza-se na comunidade.... Queremos rever as diversas comunidades, que devemos formar e integrar: a Família, a Escola, a Comunidade Civil e Política, a Empresa, a Paróquia, a Comunidade Eclesial de Base....

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ROUBO DOS JUROS DO BANCO CENTRAL EXPLICADO DA FORMA MAIS SIMPLES POSSÍVEL

SEPARAR O JOIO DO TRIGO::“Radical é quem sonha com justiça para todos e luta para realizá-la; sectário é quem teme o novo e protege privilégios através do ódio e das mentiras.”

DIGA-ME TEU NOME QUE DIREI QUEM TU ÉS, PAPA LEÃO XIV