PADRE SEVERINO, 30 ANOS DE SACERDÓCIO

Hoje meu companheiro de lutas, irmão na fé, camarada que norteia pelo exemplo o caminho do Evangelho a ser seguido, completa 30 anos de vida sacerdotal!

Em minha vida, pude acompanhar muitos padres, já vivenciei experiências de alegrias, de tristezas, emoções e decepções com todos eles!


Partilhamos nossas angústias e esperanças, contudo, nenhum foi tão próximo ao Evangelho e sintetiza de forma tão direta o significado de caminhar com os pobres como Padre Severino Leite Diniz Diniz o faz!!


E olha que conheço muitos que dão testemunhos fabulosos, que arrastam pelo exemplo, convencem pela retórica e principalmente, vivenciam o que pregam!!


Mas Severino é diferente! Padre com P maiúsculo! Corajoso, pobre igual aos pobres que ele cuida! Não tem resquício nenhum de autoridade eclesial, é sempre o último e sempre servindo! Não aparece, não requer cuidados, não pede nada! 


Sua exigência é estar entre os últimos! Sua missão, cuidar dos desamparados, sua vocação servir os pobres da terra, os sem terra, os sem casa, as famílias famintas, os desempregados, desamparados e negligenciados!


Conheci Severino por volta de 1995! Eu era conselheiro tutelar e ele era padre recém ordenado! Fui com um grupo de Jovens de Cotia para Promissão, no assentamento Reunidas que estava se estruturando e tinha uma comunidade católica muito ativa!


Argentina Maria, uma grande liderança das CEB'S, irmã de Lurdinha, havia sido atropeladas e morta algum tempo antes de minha chegada em Promissão.


Aquele grupo de Sem Terras eram muito vinculados às Pastorais Sociais e a Igreja era o ponto central da organização da luta pela terra e tinha o MST como organizador da conquista da Terra!


Eram muitas lideranças e muita unidade! Conheci e participei daquelas lutas entre 1992 e 1993 com meu querido e inesquecível companheiro Matu, do Sindicato dos Químicos de São Paulo. Portanto, antes de conhecermos Lurdinha e o pessoal da Igreja!


Padre Severino estava ali, creio que a partir de 1994! Quando o conheci, já era ordenado Padre. Nunca mudou, nunca vacilou, nunca deixou de ser quem é hoje! Anticlerial convicto, tem na Igreja a opção de uma Igreja que mais tarde fomos chama-la de Igreja em Saída!


Padre Severino é o estereótipo mais apaixonado de uma Igreja que está onde os enlameados como bem disse Papa Francisco!!


Padre Severino entendeu isso antes de muitos!


Assim disse Papa Francisco: "...prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças. Não quero uma Igreja preocupada com ser o centro, e que acaba presa num emaranhado de obsessões e procedimentos. Se alguma coisa nos deve santamente inquietar e preocupar a nossa consciência é que haja tantos irmãos nossos que vivem sem a força, a luz e a consolação da amizade com Jesus Cristo, sem uma comunidade de fé que os acolha, sem um horizonte de sentido e de vida. Mais do que o temor de falhar, espero que nos mova o medo de nos encerrarmos nas estruturas que nos dão uma falsa proteção, nas normas que nos transformam em juízes implacáveis, nos hábitos em que nos sentimos tranquilos, enquanto lá fora há uma multidão faminta e Jesus repete-nos sem cessar: ‘Dai-lhes vós mesmos de comer’ (Mc 6, 37)” (EG 49)."


Padre Severino expressa com quase perfeição todos estes predicados! Fico rindo sozinho quando vejo sua atividade e lembrando do que Francisco disse! 


Não sei se o Papa imaginaria ter algum sacerdote tão fortemente ligados a premissas de estar entre os acidentados, feridos e enlameados de modo tão forte, a ponto de ser despejado pela Igreja, da própria casa paroquial onde morava!! 


Mas enfim... Essa é uma das muitas histórias que vi e vivi com Padre Severino! 


Penso que algum dia, alguém ainda fará um filme sobre ele... Vai demorar, mas o tempo dirá o tanto que este vocacionado não temia o pecado e não avaliava o pecador a partir de suas fraquezas, para ele, isso sempre foi um sinal do amor de Deus, pois pra ele Deus é como uma 

Mãe com muitas tetas!!!


Sei que isso contraria um pouco a sã doutrina e escandaliza os Extremistas da Direita Caótica, mas o povo e os pecadores resgatados por este amor que nasce do peito de Deus, o povo entende!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESPOSTA AO BISPO DE NATAL, DOM JOÃO DOS SANTOS CARDOSO ,

O ROUBO DOS JUROS DO BANCO CENTRAL EXPLICADO DA FORMA MAIS SIMPLES POSSÍVEL

VOTO DOS DEPUTADOS FEDERAIS POR ESTADO NO PL DA DEVASTAÇÃO (Sim, Não e Ausentes)