domingo, 13 de fevereiro de 2011

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 1980 - PARA ONDE VAIS - A FRATERNIDADE E OS MIGRANTES

Posted by toninhokalunga On domingo, fevereiro 13, 2011 Comentários



EUCARISTIA E MIGRAÇÕES
A Igreja assume a causa dos migrantes, especialmente dos mais necessitados, a partir de sua opção preferencial pelos pobres, seguindo o exemplo do Senhor (Puebla). È altamente inspirador que o problema da migrações seja suscitado no contexto do rico tema da Eucaristia que traz consigo um profundo apelo de fraternidade.
No complexo mundo da migrações, tão marcado por separações, desenraizamentos e pelo contato forçado de estranhos, o sentar-se a mesma mesa da fração do pão exige a unidade de todos (Jo 17,20), a denuncia de divisões de qualquer espécie (1Cor 11,17-22_, sejam elas de nacionalidade, raça, língua, cultura ou riqueza (Tg 2,1-10). A eucaristia é um apelo para o serviço mútuo (Jo 13,1-16)para a partilha dos bens ( At 2,44) para a hospitalidade( Hb13,2;1Pdr 4,9) e o acolhimento, pois o mesmo Jesus que diz “Este é meu corpo; tomai e comei” havia ensinado “Era peregrino e me acolhestes (Mt 25,35).
A intensificação da mobilidade humana em geral e mais particularmente das migrações internas, a existência de imigrantes e mesmo a emigração de brasileiros propõem à Igreja, como primeira atitude, uma mudança de mentalidade em vários níveis: a) consciência mais viva de sua peregrinação na Fé para a Jerusalém Celeste (Heb 13, 14) com as suas conseqüências de desapego e de disponibilidade; b) consciência mais viva de sua “catolicidade”, isto é, da universalidade radical que o Evangelho lhe confere: já não há estrangeiro ou hóspede, nem discriminação de espécie alguma, sob pena de mortificar a própria noção de Igreja e esvaziar o conceito cristão de fraternidade; c) um despertar de sua dimensão missionária que é a essência da “missão” que o Senhor lhe confiou (Mt 28, 19-20); d) uma adaptação das estruturas eclesiais e de sua ação pastoral e social, a fim de que seu serviço seja testemunho e profecia da verdadeira libertação e promoção do homem.

0 comentários :

Postar um comentário

Mensagens ofensivas não serão publicadas. As da pequena oposição não serão sequer lidas! A confirmação da mensagem serve para identificar através do ID pessoas que se utilizam do anonimato para enviar mensagens ofensivas!