O DIA DO JORNALISTA

Acho legal a profissão de jornalista! Bonito mesmo... mas acho também que tem jornalista que é meio que uma fantasia, e no pior sentido que a palavra possa ser dita! Evidente que tem os jornalistas que são top de linha no sentido da coerência e coragem de denunciar e anunciar! Eu tenho o privilégio de conhecer alguns e algumas!
Os jornalistas das pequenas e médias cidades, que convivem quase que diretamente com os poderosos de plantão, que ao fazerem uma matéria criticando ou informando uma determinada situação, são alvos de pressões que são primeiro econômicas, pois lhes retiram patrocinadores, e depois, quando estes resistem são de intimidação direta, via telefone, pessoalmente, ou com ameaças diretas e reais, chegando não raramente ao assassinato! Estes homens e mulheres são fundamentais para a história da humanidade!

Mas também conheci uns picaretas que da até vergonha saber quem são!
Ao segundo grupo, parece que eles e elas tem uma característica comum... odeiam ser questionados! Jornalista ruim tem um modus operandi que é o de acreditar que a função de ser jornalista é pré concebida da capacidade de não poder ser questionado pelas mentiras que reproduz ou pela omissão que o caracteriza e aqui esta o segredo e o perigo da coisa! Que acredita que o puxa saquismo e a omissão em informar não o caracterizam como sendo quase que tão criminoso quanto a omissão não publicada ou a verba aceita para não faze-lo, estão enganados... são vistos e reconhecidos! A estes e estas o desprezo!

Tem jornalista que acredita que regulamentação da mídia é sinonimo de supressão da liberdade, quando na verdade é um quesito fundamental para a democracia! Estes jornalistas defendem muito mais o privilégio do patrão do que a liberdade de informar, porque se é verdadeiro que a liberdade de informar é um pressuposto básico, inegociável, fundamental e alicerce de qualquer sociedade que queira falar em democracia, é verdadeiro também que toda noticia tem que oferecer o direito de resposta plena e contraditório absoluto, não apenas rodapé!
Os jornalistas militantes são verdadeiros heróis, são cidadãos e cidadãs imprescindíveis, como diria Bertold Brecht, para um povo livre. São os jornalistas vocacionados a informar e denunciar os primeiros e mais importantes atores para que a verdade não seja esquecida! E baseado na verdade dos fatos é que se constrói os melhores caminhos!
Temos uma mídia profundamente conservadora que reflete em suas redações muito mais os interesses do dono da empresa do que os fatos vivenciados pelo conjunto da sociedade! Na América Latina temos vivenciado de maneira muito profunda esta relação! Um exemplo que acho interessante é o sistema Bandeirantes de Comunicação com relação a questão da reforma agrária, vira e mexe, eles botam informativos em forma de editoriais em todo seu conglomerado, defendendo posições de ruralistas e sentando o pau nos que pensam que o pais precisa fazer sua reforma agrária! Depois vem acompanhado deste editorial, matérias negativas referentes à reforma agrária!! É aqui que esta a justificativa mais profunda sobre a necessidade de mudanças e a regulamentação deste setor. Primeiro, trata-se da questão da concentração e do acúmulo de emissoras e concessões para apenas um determinado grupo empresarial. Segundo, sobre a necessidade de obter a democratização da informação e oferecer a outros setores da sociedade como sindicatos de trabalhadores, assossiações da sociedade civil, e poderes públicos acesso a canais abertos para que noticias desta natureza pudesse ter ao menos a oportunidade de defesa, mesmo que em outro canal e com outra perspectiva ideológica! Ou é justo que os que são contra a reforma agrária (por exemplo) possam falar sobre isso em canais concessionados de rádio e televisão e setores que são favoráveis não possam fazer sua defesa? Onde esta a democracia tão falada por estas emissoras ? Isso serve para a Rede Globo, Record, SBT, Rede TV, só pra falar nas maiores, Folha de São Paulo, Estadão, Veja, Época e demais membros do Partido da Imprensa Golpista. As vezes acho engraçado uma coisa, tem uns naniquinhos que são doidos pra serem chamados de PIG´s também... mas são tão medíocres quanto o tamanho e não vão passar disso!
Muitos jornalistas, ciosos de seu compromisso com o ato de informar, são merecedores das homenagens e das lembranças daqueles que eles informaram. A estes e estas minha admiração e respeito!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ROUBO DOS JUROS DO BANCO CENTRAL EXPLICADO DA FORMA MAIS SIMPLES POSSÍVEL

VOTO DOS DEPUTADOS FEDERAIS POR ESTADO NO PL DA DEVASTAÇÃO (Sim, Não e Ausentes)

SEPARAR O JOIO DO TRIGO::“Radical é quem sonha com justiça para todos e luta para realizá-la; sectário é quem teme o novo e protege privilégios através do ódio e das mentiras.”