domingo, 12 de agosto de 2018

PAIS E FILHOS

Posted by toninhokalunga On domingo, agosto 12, 2018 Comentários

Existem muitas experiências humanas que são fabulosas. Nenhuma porém, é mais fantástica, emocionante, bela e empolgante  que a individualização de si próprio em outras pessoas e cada uma delas ser um pouco de você, porém melhores! Assim é ser pai!!


Meu pai é para mim o exemplo que, quando olho pra trás, me direciona pra frente. Valente, bondoso, feliz e profundamente comprometido com vida, aprendi com meu pai a ser a sequência dele. E é me espelhando nele que tento ser um pai tão bom quanto ele foi pra mim, pra Adriano, Ângela e Angélica.

Ser pai é ter a constante necessidade de servir a alguém que você sabe que é a mais importante de todas as suas ações, obras, feitos, perspectivas. Ser pai é amar mais que qualquer outra pessoa, pois não existe outra ligação que não seja a razão e a emoção!

Nisso se difere do amor de mãe... mães amam porque os filhos são um sentimento materializado.  Um sonho que toma forma de gente... amor de mãe é perfeito por essência amorosa, por afeto e acolhida, que se forma dentro de um ventre a brota a partir de uma ligação maravilhosamente construída entre duas  almas.. a do filho e a da mãe!!

Penso que, diferentes de mães, que tem o amor verdadeiramente incondicional, sendo este o mais belo dos amores,  pois é o amor do Deus que gera a vida e assim sendo, produz esperança sem medida. 
Nós, pais, temos o amor dos anjos... o amor que, cuida, que vela, que acompanha e que dá a vida pelo filho/filha. 

Do amor de um pai brota a certeza de que Deus nos fez Sua imagem e semelhança, pois somente Deus pode despertar no homem um amor tão grandioso por um filho/a que este é o amor que desperta o coração do próprio Deus. 

Esse é o amor de um pai por seus filhos! Se é verdade que amor de mãe e incondicional (e, é!), é verdade também que amor de pai é inominável e imensurável!

Amor de pai é escolha. É um amor que se assume como algo maior que a vontade. É algo que surge de um chamado que ouvidos não escutam, que olhos não enxergam e que só se alcança com as mãos do coração.

Haverá algum dia que frustrações e agonias, se farão presentes... as preocupações diárias e até mesmo alguma tristeza de vez quando pode surgir... Ser pai é aprender a suportar esses momentos com a sabedoria dos que sabem que o outro dia virá!

Daí surge a necessária e firme opção em amar sem medida, pois as alegrias e realizações, o orgulho por cada vitória, por cada passo, pela autonomia conquistada sob a constante orientação e torcida, passa a ser mais que ações e feitos de nossos filhos... São nossos passos sendo dados e continuados por eles.

Amor de pai, é amor puramente humano, mas o mais nobre de todos os amores que se pode produzir, pois dele depende o esforço pessoal de doação, de dedicação, de zelo e cuidado!

Amo você Gabriel, amo você Rafael, amo você Marian com a certeza de que o amor que sentimos uns pelos outros equivale ao ar que respiramos e que se  faz constante mesmo que não possamos enxerga-lo!

Amo vocês sob a idéia de que minha responsabilidade de pai é a de ajuda-los a serem pessoas realizadas, boas e que possam dar continuidade a esta mesma lógica que nos faz sermos seres humanos completos.

Passarnos por esta existência deixando o mais belo dos legados... A vida! Agradeço a Deus por me dar o privilégio de ver o tanto  que a minha vida é esperançosa, linda e feliz!! Vocês são a continuação de mim mesmo...

Deixarei para humanidade o que tenho de melhor... Deixo vocês!

Dedico este texto ao meu amado pai João que está  lutando  mais uma grande batalha com a vida e minha querida e guerreira vó Pureza que nos deixou!

0 comentários :

Postar um comentário

Mensagens ofensivas não serão publicadas. As da pequena oposição não serão sequer lidas! A confirmação da mensagem serve para identificar através do ID pessoas que se utilizam do anonimato para enviar mensagens ofensivas!