domingo, 19 de dezembro de 2010

NATAL, FESTA DOS POBRES!

Posted by toninhokalunga On domingo, dezembro 19, 2010 Comentários

Já houve tempos em que a semana do natal me deixava deprimido! Eu nunca consegui digerir a incoerência do Natal de Jesus Cristo!
Não conseguia entender o motivo de comemorar com tanta fartura o aniversário do meu Deus, onde Ele se apresenta, de maneira tão pobre e não é apenas por seu nascimento em um estábulo de bois, colocado em um berço que na verdade era um cocho, que depois deram o pomposo nome de manjedoura! A verdade é que o meu Deus nasceu pobre! Muito pobre!
Parece que uma parte das pessoas, fazem questão de esquecer destes essenciais detalhes! Mas Jesus, não apenas nasceu pobre, Ele permaneceu pobre! (Evangelho de Mateus, Capítulo 8, Versículo 20), seus pais, Maria e José eram peregrinos, migrantes, como são e foram peregrinos tantos e tantas brasileiras e estrangeiros mundo a fora, que longe de sua terra natal, perambulam pelas ruas e cidades, pelas periferias e favelas e ai tem seus filhos!
Acredito que uma das grandes identidades que o povo brasileiro tem com o cristianismo é esta similaridade com a própria história do nascimento do Salvador!
Mas voltando a questão inicial, a inversão dos valores fundamentais que o capitalismo fez com o natal, é algo extraodinário. Hoje, dia 19, fez um calor danado! Um belo sol! E não há nada mais incoerente com esta realidade brasileira que um papai noel vermelho, com os roupões pesados, e sua intrínseca neve! Além de uma outra questão quase nunca discutida! É que o papai noel, toma o lugar do centro das atenções sobre a figura humana do natal! Faça o teste e pergunte a uma criança, sobre quem ele gosta mais no Natal, se de Jesus Cristo, ou do Papai Noel ?
Caso a pergunta seja muito pesada, veja quem é mais legal, o bom velhinho ou o Jesus Cristo ??
A resposta é o produto daquilo que apresentamos para nossos filhos, daquilo que também nós vendemos, ou no mínimo daquilo que compramos!
Depois ouço a reclamação de que as crianças não conhecem nem respeitam a Deus! Como vão conhecer e respeitar se nós não Os apresentamos ?
Cada dia que passa, nossos natais, se distanciam mais e mais do aniversariante, e se aproxima do senhor do saco vermelho, que entra pelas chaminés de nossas casas, mesmo que nossas casas, não possuam chaminés! Me parece que nossas crianças estão se rebelando contra essa enrolação dos adultos cada vez mais cedo! Meu filho de cinco anos, já me falou que já sabe tudo sobre o papai noel! A começar sobre a suposição de sua existência!
Foi ao descobrir um pouco disso tudo, que minha tristeza encontrou conforto em saber que o que preciso anunciar no Natal e durante todo o restante do ano, é a figura fantasticamente fabulosa do homem que após Sua passagem entre nós modificou para todo o sempre a história da humanidade! A começar da contagem do tempo, que se faz, antes e depois de Jesus Cristo! Algumas pessoas não acreditam em Deus! Eu as respeito! Não acreditam sequer em Jesus Cristo, pois acham que ele foi um homem comum, no máximo um revolucionário... aliás, revolucionário estranho, pois não quis ocupar lugar de poder, nem secular, nem religioso na terra! Caso único, diga-se de passagem!
Jesus, agregou ao seu redor, homens e mulheres, a maioria pobres, se aproximou daqueles que o mundo rejeitava:

Os leprosos, (Mateus, Capitulo 8, Versículo 2) que aliás, eram considerados desgraçados (sem acesso a Graça de Deus). E foi a estes que Jesus se apresentou como luz!

Os aleijados. Um deles foi chamado ao centro da sinagoga, um escândalo a parte só o fato de ser chamado ao altar( Lucas capítulo 6, versículo 6 a 10 ). Pior, o dia era sábado, portanto, não se podia fazer nada, nem mesmo, o bem! Jesus quebra paradigmas, reinventa conceitos e rejeita rótulos!

Protegeu a prostituta, (João, Capítulo 8, Versículo 6 a 10). Este fato dispensa comentários, seja pela hipocrisia de ontem e de hoje, seja pelo fato de que a mulher que estava no centro das atenções, tratava-se de uma proscrita!

Acolheu as crianças: (Mateus, Capítulo 18, Versículo 1 a 5) E se coloca em sua defesa mais absoluta, protegendo sua vida e valorizando sua inocência, dando o caminho para a santidade tendo as crianças como exemplo a ser seguido!

Anuncio aos Pobres! (Mateus Capítulo 11, Versículo 5), que ao contrário do que querem fazer acreditar alguns, este anuncio privilegiado se da aos pobres que não tem dinheiro, poder, comida, teto, terra, dignidade, saúde, educação! Ou seja, aos pobres, pobres!

Aos que acreditam que Jesus não fez uma opção PREFERENCIAL aos pobres, sugiro a leitura do evangelho!

Mateus 11:5 os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são limpos, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, o Evangelho é anunciado aos pobres...

Mateus 19:21 Respondeu Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me!

Marcos 10:21 Jesus fixou nele o olhar, amou-o e disse-lhe: "Uma só coisa te falta; vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me.

Marcos 12:42 Chegando uma pobre viúva, lançou duas pequenas moedas, no valor de apenas um quadrante.

Marcos 12:43 E ele chamou os seus discípulos e disse-lhes: Em verdade vos digo: esta pobre viúva deitou mais do que todos os que lançaram no cofre,

Marcos 14:5 Poder-se-ia tê-lo vendido por mais de trezentos denários, e os dar aos pobres. E irritavam-se contra ela.

Marcos 14:7 Vós sempre tendes convosco os pobres e, quando quiserdes, podeis fazer-lhes bem; mas a mim não me tendes sempre.

Lucas 4:18 O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a boa nova aos pobres, para sarar os contritos de coração,

Lucas 6:20 Então ele ergueu os olhos para os seus discípulos e disse: Bem-aventurados vós que sois pobres, porque vosso é o Reino de Deus!

Lucas 7:22 Respondeu-lhes ele: Ide anunciar a João o que tendes visto e ouvido: os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos ficam limpos, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, aos pobres é anunciado o Evangelho;

Lucas 14:13 Mas, quando deres uma ceia, convida os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos.
Lucas 14:21 Voltou o servo e referiu isto a seu senhor. Então, irado, o pai de família disse a seu servo: Sai, sem demora, pelas praças e pelas ruas da cidade e introduz aqui os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos.

Lucas 18:22 A estas palavras, Jesus lhe falou: Ainda te falta uma coisa: vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me.

Lucas 19:8 Zaqueu, entretanto, de pé diante do Senhor, disse-lhe: Senhor, vou dar a metade dos meus bens aos pobres e, se tiver defraudado alguém, restituirei o quádruplo.

Lucas 21:3 e disse: Em verdade vos digo: esta pobre viúva pôs mais do que os outros.


E apesar de tudo isso, vamos todos levar nossos filhos para beijar o papai noel no primeiro shopping que aparecer em nossa frente! Dificil mesmo, para alguns é levar estes mesmos filhos numa missa ou num culto para conhecer o aniversariante. Depois passear com eles pelo centro da cidade e ali se irmanar com os filhos prediletos deste Deus e Senhor que ama a todos nós indistintamente e aos pobres preferencialmente!

0 comentários :

Postar um comentário

Mensagens ofensivas não serão publicadas. As da pequena oposição não serão sequer lidas! A confirmação da mensagem serve para identificar através do ID pessoas que se utilizam do anonimato para enviar mensagens ofensivas!