CAMPANHA DA FRATERNIDADE 1993 - ONDE MORAS ?


•Afirmar o direito à terra e à moradia como condição básica para o desenvolvimento de vida plena: do INDIVÍDUO (subjetividade, inviolabilidade), da FAMÍLIA (acolher, gerar, defender e promover a vida), da FRATERNIDADE (solidariedade) e do EXERCÍCIO DA CIDADANIA (condições para viver e morar saudável e dignamente – infra-estrutura, equipamentos sociais e meio ambiente – participar e decidir a vida da cidade).
CASA PRÓPRIA ,UM DIREITO SAGRADO:
•O livro do eclesiástico descreve a humilhação de um migrante que não tem nada, a não ser a vontade e a coragem de sobreviver. È uma critica contra uma sociedade que degrada o ser humano, tirando-lhe, inclusive, sua dignidade. O texto começa mostrando quais os bens essenciais para viver: bebida, comida, roupa e uma casa para proteger a própria intimidade.. Em seguida o Eclesiástico descreve a situação desumana daquele que não tem casa própria. Ele é obrigado a se submeter às reclamações ou piedade da vizinhança. Até quando deveria reagir, ouvindo frases pesadas; não pode abrir a boca porque depende dos outros. Vivendo na casa do outro, o migrante é obrigado a sair, sem saber para onde, quando está para chegar um parente do dono da casa.
•O artigo 25 da Declaração Universal dos Direitos Humanos diz a mesma coisa: todo homem tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e à sua família, saúde e bem estar, inclusive, alimentação, vestuário, habitação.
Onde moras ?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ROUBO DOS JUROS DO BANCO CENTRAL EXPLICADO DA FORMA MAIS SIMPLES POSSÍVEL

VOTO DOS DEPUTADOS FEDERAIS POR ESTADO NO PL DA DEVASTAÇÃO (Sim, Não e Ausentes)

SEPARAR O JOIO DO TRIGO::“Radical é quem sonha com justiça para todos e luta para realizá-la; sectário é quem teme o novo e protege privilégios através do ódio e das mentiras.”