PARTE DO TERRENO DO COTOLENGO ESTA SENDO NEGOCIADO
O Cotolengo é uma Instituição de Caridade ligada à Igreja Católica, tendo como Congregação que organiza sua atuação a "Pequena Obra da Divina Providência", conhecida como ORIONITAS, que foi fundada por São Luís Orione, um missionário e santo Católico, nascido na Itália que viajou o mundo e que, também no Brasil deixou seus frutos!
A obra de São Luis Orione esta espalhada pelo mundo e sua atuação é parecida em todos os lugares por onde passa, como esta que temos aqui em Cotia.
O Cotolengo de Cotia tem 50 anos de existência (é o primeiro do Brasil) e esta instalado próximo ao KM 26 da Raposo Tavares e tem um trabalho voltado para pessoas com necessidades especiais! Funciona a base da caridade, de doações e da ação da Providência!
O terreno que ocupa atualmente o Cotolengo esta situado em uma privilegiada região da Granja Viana, uma das únicas áreas remanescentes desta região.
O Cotolengo não tem necessidade de ter um terreno tão grande pra continuar a realizar sua missão, razão pela qual, precisava achar um destino justo para esta área, já que até mesmo em razão da lei brasileira, todo imóvel precisa ter destinação social justa e não tem lógica uma instituição de caridade permanecer com um terreno ocioso tendo tantas coisas para cuidar e tanta gente pra ajudar!
Em razão destas questões todas, a Congregação da Pequena Obra da Divina Providencia, que é a dona e proprietária deste terreno, e não o Cotolengo de Cotia, resolveu que em razão de seu trabalho pelo mundo afora era hora de destinar este recurso para fazer o bem e não ficar acumulado sem serventia um terreno tão grande e com um valor agregado completamente parado e por esta razão tem uma proposta de negócio com uma empresa do ramo imobiliário conhecida por CIRELLA. É importante salientar que este negócio não foi fechado e que esta em processo de conversações!
O dinheiro que for eventualmente arrecadado, estará servindo pra que a Obra da Divina Providência possa manter sua ação missionária pelo mundo. Países como os do continente africano, precisam de apoio. E o amor não tem fronteiras! Se precisar destinar os recursos aqui arrecadados para ajudar nossos semelhantes em qualquer parte do mundo, isso deve ser feito!
A obra do Cotolengo é grandiosa, não se resume ao Cotolengo de Cotia, esta em vários estados brasileiros, na região Sul, Centro Oeste, Sudeste e Nordeste. Esta no continente africano, em vários países e esta na Ásia, além da Europa, ao todo mais de 40 países pelo mundo tem o Cotolengo com esta mesma característica de serviços aos pobres e desvalidos! E foi na Itália o inicio todo este belo trabalho.
Um dos lemas favoritos de São Luis Orione era: "Não importa seu nome, nem de onde vens, o que importa é a dor que sentes!"
E é esta dor que precisamos cuidar... as outras coisas são burocracias passageiras! Este é o exemplo e o grande legado que o Papa Francisco esta nos dando!
Permanecerá um terreno onde ficam a ala dos meninos, uma nova ala para as meninas deverá ser construída e o convento das Irmãs Orionitas, também estará preservado.
O governo do estado não vai mais abrigar a escola estadual que ali se encontrava, pois rescindiu o contrato de aluguel. No lugar da escola, o Cotolengo planeja reformar e adaptar para a acolher as meninas, enquanto a nova ala será construida, além de num futuro próximo termos ali uma especie de casa dia, onde serão atendidas pessoas como síndromes que o Cotolengo tem especialidade em atender e que poderão passar o dia conosco e à noite retornar para suas casas!
A idéia é que não se tenha nem se permita que preconceitos e fofocas contaminem o trabalho que o Cotolengo permanece realizando com profundo amor e respeito por seus moradores e internos!
Os funcionários, os padres, as irmãs os religiosos e religiosas e nós voluntários estamos de acordo que este terreno seja destinado a fazer o bem.
A responsabilidade do que será construido e o legado que esta construção deixará para a cidade é responsabilidade do Poder Público, que deve acompanhar e requerer que os futuros investidores desta área planejem e executem uma obra que impacte com responsabilidade a vida da sociedade cotiana!
O Cotolengo de Cotia não é o responsável por esta negociação, que esta sendo finalizada pela sede da Congregação que fica na Italia, portanto, o Cotolengo, contiuará precisando do apoio, da solidariedade e das doações que sempre fizeram parte do cotidiano de muitas pessoas e empresas de nossa região! É importante salientar isso, para que não se imagine que o dinheiro advindo desta negociação ficará em Cotia! Esta arrecadação servirá a Obra de São Luis Orione em todo o mundo e particularmente em lugares onde a necessidade é extremamente maior que a nossa!
É isso o que se espera da Igreja e dos Cristãos... despojamento do que é material e supérfulo e concentração naquilo que é o Dom de Deus. Neste caso, cuidar dos pequeninos e dos pobres!
Comentários
Postar um comentário
Mensagens ofensivas não serão publicadas. As da pequena oposição não serão sequer lidas! A confirmação da mensagem serve para identificar através do ID pessoas que se utilizam do anonimato para enviar mensagens ofensivas!