A LEI DE DIRETRIZ ORÇAMENTÁRIA À LUZ DO NOVO PLANO DIRETOR

“Mais um desrespeito ao povo de Cotia por parte de Quinzinho Pedroso e seu secretariado”

O orçamento participativo é uma iniciativa de participação popular inovadora. Começou com as prefeituras petistas, particularmente em Porto Alegre, e seu sucesso espalhou-se pelo Brasil. Mesmo partidos que não seguem uma visão ideológica semelhante ao petismo, caso de tucanos e democratas, vem se rendendo aos avanços que o orçamento participativo proporciona.
Mas nos causa espanto o desrespeito que o Executivo Municipal trata o legislador e o cidadão cotiano. Ou é desrespeito ou incapacidade administrativa.
Vejamos:
O Plano Diretor do Município de Cotia (que por sinal é baseado no plano de Guarulhos) prevê, em seu artigo 131 a criação do Conselho Municipal do Orçamento Participativo.
O artigo 132, prevê: “O Conselho do Orçamento Participativo, com assembléias abertas a todos os habitantes do Município em suas diversas regiões, será um dos instrumentos privilegiados de participação popular na gestão da cidade e escolherá seus representantes para o acompanhamento de suas e de outras decisões de interesse coletivo.”
Já o artigo 136 diz que “O Poder Executivo deverá, num prazo máximo de doze meses a contar da data de aprovação da presente lei complementar... criar e definir o funcionamento dos novos fundos e conselhos municipais...”. A Lei Complementar 72 de 02 de janeiro de 2007, que institui o Plano Diretor de Cotia, fez doze meses, e nenhum conselho, nem mesmo o do Orçamento Participativo, foi criado. Nenhuma plenária, nenhum debate, simplesmente nada.
O mais absurdo: A Lei de Diretriz Orçamentária foi apresentada na Sessão próxima passada, dia 17, sem ao menos tempo hábil para ser observada com tranqüilidade pela Comissão de Finanças, e já devia ser votada nesta última Sessão, dia 24. Ou seja, houve um objetivo descumprimento da Lei, pois não foi observado o Plano Diretor. Não é novidade a Prefeitura de Cotia dar nenhuma importância a questões relevantes de nosso município:
Na constituição do Conselho da Cidade, ano passado, por conta do descaso da Prefeitura de Cotia, a sociedade civil teve que organizar o conselho.
É uma lastimável situação. Causa até constrangimento para mim, legislador, ver que o que aprovamos é sistematicamente descumprido. Mas tenho certeza que o povo é sábio, e não tardará a resposta.

Comentários

  1. Parabéns Vereador por sua luta em defesa dos direitos coletivos. Cotia precisa de muitos outros vereadores que tenham a sua seriedade, disposição de luta e principalmente ético.
    Um abraço e continue com a luta !!!
    Alex da Força

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Mensagens ofensivas não serão publicadas. As da pequena oposição não serão sequer lidas! A confirmação da mensagem serve para identificar através do ID pessoas que se utilizam do anonimato para enviar mensagens ofensivas!

Postagens mais visitadas deste blog

RESPOSTA AO BISPO DE NATAL, DOM JOÃO DOS SANTOS CARDOSO ,

O ROUBO DOS JUROS DO BANCO CENTRAL EXPLICADO DA FORMA MAIS SIMPLES POSSÍVEL

VOTO DOS DEPUTADOS FEDERAIS POR ESTADO NO PL DA DEVASTAÇÃO (Sim, Não e Ausentes)