METRO EM COTIA
Ontem, participei, na Granja Viana da 40º Reunião do Think Tank, espaço de discussões e troca de idéias que reúne moradores da Granja Viana, coordenados pelo advogado Ulhoa Cintra.
Estava presente o presidente do METRO de São Paulo e ali se discutiu entre as muitas questões o plano do governo do estado de ampliação da malha metroviaria da capital.
É bem verdade que em nenhum momento ele disse que o metro de São Paulo e sua viabilização tem dinheiro do BNDES e do PAC... mas tudo bem... a gente da um desconto pros tucanos, eles estão quase perdendo as penas com o tamanho da aprovação do governo do PT. De todo modo, foi uma boa exposição de idéias. Mas o ponto alto da discussão foi sem duvida a ouvir que o projeto de construção de uma linha de metro que venha de São Paulo para Cotia, é viavel...
Abaixo fotos de metros com o modelo proposto:

Estavam presentes engenheiros, empresários, eu como politico, jornalistas e por ai foi...
Numa estimativa preliminar, os cálculos para a viabilização de um projeto como este, teriam a necessidade de uma concessão ou um PPP com os seguinte valores:
- custo de R$ 2 bilhões de reais,
- prazo de 2 anos,
- trecho centro de Cotia - estação do Metro da Vila Sônia, com 22 kms,
- 320 mil pessoal/dia
- intervalo entre trens de 142 segundos.
A estação do Metro da Vila Sônia ficará pronta em 2012. Se tivermos uma boa articulação politica e empresarial, este projeto pode se tornar viabilizada. É uma proposta de primeira qualidade. Eu gostei!
Estava presente o presidente do METRO de São Paulo e ali se discutiu entre as muitas questões o plano do governo do estado de ampliação da malha metroviaria da capital.
É bem verdade que em nenhum momento ele disse que o metro de São Paulo e sua viabilização tem dinheiro do BNDES e do PAC... mas tudo bem... a gente da um desconto pros tucanos, eles estão quase perdendo as penas com o tamanho da aprovação do governo do PT. De todo modo, foi uma boa exposição de idéias. Mas o ponto alto da discussão foi sem duvida a ouvir que o projeto de construção de uma linha de metro que venha de São Paulo para Cotia, é viavel...
Abaixo fotos de metros com o modelo proposto:

Estavam presentes engenheiros, empresários, eu como politico, jornalistas e por ai foi...
Numa estimativa preliminar, os cálculos para a viabilização de um projeto como este, teriam a necessidade de uma concessão ou um PPP com os seguinte valores:
- custo de R$ 2 bilhões de reais,
- prazo de 2 anos,
- trecho centro de Cotia - estação do Metro da Vila Sônia, com 22 kms,
- 320 mil pessoal/dia
- intervalo entre trens de 142 segundos.
A estação do Metro da Vila Sônia ficará pronta em 2012. Se tivermos uma boa articulação politica e empresarial, este projeto pode se tornar viabilizada. É uma proposta de primeira qualidade. Eu gostei!
Sem dúvidas este projeto deve ser encarado como condição para desenvolvimento da cidade, a um preço muito baixo por toda a região que será atendida. Acredito que a previsão de 320mil usuários/dia seja subestimada.
ResponderExcluirImagine o número de empresas que poderá mudar para a cidade com este benefício?!
Eu COM CERTEZA esqueceria o carro de vez para ir para SP!
Com certeza a linha de Metrô na direção da Granja Viana traria muitos benefícios à região, como o surgimento de um novo polo de empresas, que poderiam se mudar para a região com a oferta de menores impostos, o que faria com que a região ficasse mais rica e desenvolvida.
ResponderExcluirNo aspecto dos moradores, muitos poderiam utilizar o transporte como forma de fugir dos constantes engarrafamentos que não se acabarão.
Mas as estações de Metrô necessitariam de bolsões de estacionamento, uma vez que os condomínios são afastados da Raposo Tavares e as linhas de ônibus não dariam conta de atender a todos os interessados.
De qualquer forma, seria uma grande vantagem!
Maravilha esse projeto. Moro no Jabaquara (Zona Sul de São Paulo) e acabei de comprar uma casa há 2 kms a frente de Cotia. Seria uma mão na roda (ou no trilho) para ir trabalhar no Centro da cidade!
ResponderExcluirhttp://www.cotiatododia.com.br/cta/noticia/noticias.php?id_noticia=2549
ResponderExcluirEstações Ideais:
ResponderExcluirCotia
Jardim Sábia
Monte Serrat
São Paulo II
Cotolengo - Cemucan
Granja Vianna
Rodoanel
Raposo Tavares
Arpoador - Ipê
Educandário
Régis Bittencourt
Taboaão da Serra
Pirajussara
Vila Sônia
Eliseu de Ameida
Seria muito bom, se fosse verdade!
ResponderExcluirInfelizmente, acredito eu, que o jogo político hoje no Brasil, não iria favorecer aos seus eleitores!
É pagar para ver!
Tomara que eu esteja errado, e engula a minha descrença.
Mas qualquer forma, não custa restar ainda um pouquinho de esperanças, não é?
Gostei das Estações Ideais:
ResponderExcluirCotia
Jardim Sábia
Monte Serrat
São Paulo II
Cotolengo - Cemucan
Granja Vianna
Rodoanel
Raposo Tavares
Arpoador - Ipê
Educandário
Régis Bittencourt
Taboaão da Serra
Pirajussara
Vila Sônia
Porém, acho que eles deviam realmente ampliar a rede de metrô em sp Da seguinte forma. Levando a Linha 4 - Amarela da Vila Sonia até a Estação Politénica, da linha Rosa (Corifeu - Bresser). Dai, Extender a linha Rosa da Corifeu Até O Rodoanel, passando por bairros como Vila Iara,Jardim Boa Vista e outros até chegar ao Km 19 da Raposo. Ai então, o VLT de Cotia teria sua estação terminal no rodoanel. A população teria acesso ao metro Indo da Zona Oeste a Leste e ao Centro, somente pagando uma passagem, passando também por Osasco, tendoa acesso a CPTM no Jaguaré. Seria d+!
Cotia está nos planos da Copa. Com a Raposo desse jeito, já era.
ResponderExcluir"SÃO PAULO, CIDADE-SEDE DA COPA DE 2014"
http://imprensa.spturis.com/imprensa/releases/pdf/sp-cidade-sede-copa-2014.pdf
A pré-seleção para a publicação foi técnica e baseada nas informações contidas nos questionários das
cidades que responderam. No entanto, alguns requisitos são básicos para uma cidade abrigar uma
delegação, como: ter, no mínimo, 50 apartamentos em hotel bem localizado e com boa infraestrutura;
possuir um Centro de Treinamento com campo ajustado às medidas oficiais e bem iluminado; ficar próxima
a um aeroporto comercial; e estar preparada, de modo geral, para receber turistas, delegação e imprensa
em condições adequadas e planejadas. As cidades já indicadas para a FIFA foram as seguintes:
1. Águas de Lindóia
2. Águas de São Pedro
3. Araraquara
4. Atibaia
5. Avaré
6. Barueri
7. Bauru
8. Bragança Paulista
9. Brotas
10. Campinas
11. Caraguatatuba
12. Cesário Lange
13. Campos do Jordão
14. Cotia
15. Cruzeiro