METRO EM COTIA

Ontem, participei, na Granja Viana da 40º Reunião do Think Tank, espaço de discussões e troca de idéias que reúne moradores da Granja Viana, coordenados pelo advogado Ulhoa Cintra.
Estava presente o presidente do METRO de São Paulo e ali se discutiu entre as muitas questões o plano do governo do estado de ampliação da malha metroviaria da capital.
É bem verdade que em nenhum momento ele disse que o metro de São Paulo e sua viabilização tem dinheiro do BNDES e do PAC... mas tudo bem... a gente da um desconto pros tucanos, eles estão quase perdendo as penas com o tamanho da aprovação do governo do PT. De todo modo, foi uma boa exposição de idéias. Mas o ponto alto da discussão foi sem duvida a ouvir que o projeto de construção de uma linha de metro que venha de São Paulo para Cotia, é viavel...
Abaixo fotos de metros com o modelo proposto:

Estavam presentes engenheiros, empresários, eu como politico, jornalistas e por ai foi...
Numa estimativa preliminar, os cálculos para a viabilização de um projeto como este, teriam a necessidade de uma concessão ou um PPP com os seguinte valores:

- custo de R$ 2 bilhões de reais,
- prazo de 2 anos,
- trecho centro de Cotia - estação do Metro da Vila Sônia, com 22 kms,
- 320 mil pessoal/dia
- intervalo entre trens de 142 segundos.

A estação do Metro da Vila Sônia ficará pronta em 2012. Se tivermos uma boa articulação politica e empresarial, este projeto pode se tornar viabilizada. É uma proposta de primeira qualidade. Eu gostei!

Comentários

  1. Sem dúvidas este projeto deve ser encarado como condição para desenvolvimento da cidade, a um preço muito baixo por toda a região que será atendida. Acredito que a previsão de 320mil usuários/dia seja subestimada.
    Imagine o número de empresas que poderá mudar para a cidade com este benefício?!

    Eu COM CERTEZA esqueceria o carro de vez para ir para SP!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza a linha de Metrô na direção da Granja Viana traria muitos benefícios à região, como o surgimento de um novo polo de empresas, que poderiam se mudar para a região com a oferta de menores impostos, o que faria com que a região ficasse mais rica e desenvolvida.
    No aspecto dos moradores, muitos poderiam utilizar o transporte como forma de fugir dos constantes engarrafamentos que não se acabarão.
    Mas as estações de Metrô necessitariam de bolsões de estacionamento, uma vez que os condomínios são afastados da Raposo Tavares e as linhas de ônibus não dariam conta de atender a todos os interessados.
    De qualquer forma, seria uma grande vantagem!

    ResponderExcluir
  3. Maravilha esse projeto. Moro no Jabaquara (Zona Sul de São Paulo) e acabei de comprar uma casa há 2 kms a frente de Cotia. Seria uma mão na roda (ou no trilho) para ir trabalhar no Centro da cidade!

    ResponderExcluir
  4. http://www.cotiatododia.com.br/cta/noticia/noticias.php?id_noticia=2549

    ResponderExcluir
  5. Estações Ideais:
    Cotia
    Jardim Sábia
    Monte Serrat
    São Paulo II
    Cotolengo - Cemucan
    Granja Vianna
    Rodoanel
    Raposo Tavares
    Arpoador - Ipê
    Educandário
    Régis Bittencourt
    Taboaão da Serra
    Pirajussara
    Vila Sônia
    Eliseu de Ameida

    ResponderExcluir
  6. Seria muito bom, se fosse verdade!
    Infelizmente, acredito eu, que o jogo político hoje no Brasil, não iria favorecer aos seus eleitores!
    É pagar para ver!
    Tomara que eu esteja errado, e engula a minha descrença.
    Mas qualquer forma, não custa restar ainda um pouquinho de esperanças, não é?

    ResponderExcluir
  7. Gostei das Estações Ideais:

    Cotia
    Jardim Sábia
    Monte Serrat
    São Paulo II
    Cotolengo - Cemucan
    Granja Vianna
    Rodoanel
    Raposo Tavares
    Arpoador - Ipê
    Educandário
    Régis Bittencourt
    Taboaão da Serra
    Pirajussara
    Vila Sônia

    Porém, acho que eles deviam realmente ampliar a rede de metrô em sp Da seguinte forma. Levando a Linha 4 - Amarela da Vila Sonia até a Estação Politénica, da linha Rosa (Corifeu - Bresser). Dai, Extender a linha Rosa da Corifeu Até O Rodoanel, passando por bairros como Vila Iara,Jardim Boa Vista e outros até chegar ao Km 19 da Raposo. Ai então, o VLT de Cotia teria sua estação terminal no rodoanel. A população teria acesso ao metro Indo da Zona Oeste a Leste e ao Centro, somente pagando uma passagem, passando também por Osasco, tendoa acesso a CPTM no Jaguaré. Seria d+!

    ResponderExcluir
  8. Cotia está nos planos da Copa. Com a Raposo desse jeito, já era.

    "SÃO PAULO, CIDADE-SEDE DA COPA DE 2014"

    http://imprensa.spturis.com/imprensa/releases/pdf/sp-cidade-sede-copa-2014.pdf


    A pré-seleção para a publicação foi técnica e baseada nas informações contidas nos questionários das
    cidades que responderam. No entanto, alguns requisitos são básicos para uma cidade abrigar uma
    delegação, como: ter, no mínimo, 50 apartamentos em hotel bem localizado e com boa infraestrutura;
    possuir um Centro de Treinamento com campo ajustado às medidas oficiais e bem iluminado; ficar próxima
    a um aeroporto comercial; e estar preparada, de modo geral, para receber turistas, delegação e imprensa
    em condições adequadas e planejadas. As cidades já indicadas para a FIFA foram as seguintes:

    1. Águas de Lindóia
    2. Águas de São Pedro
    3. Araraquara
    4. Atibaia
    5. Avaré
    6. Barueri
    7. Bauru
    8. Bragança Paulista
    9. Brotas
    10. Campinas
    11. Caraguatatuba
    12. Cesário Lange
    13. Campos do Jordão
    14. Cotia
    15. Cruzeiro

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Mensagens ofensivas não serão publicadas. As da pequena oposição não serão sequer lidas! A confirmação da mensagem serve para identificar através do ID pessoas que se utilizam do anonimato para enviar mensagens ofensivas!

Postagens mais visitadas deste blog

O ROUBO DOS JUROS DO BANCO CENTRAL EXPLICADO DA FORMA MAIS SIMPLES POSSÍVEL

SEPARAR O JOIO DO TRIGO::“Radical é quem sonha com justiça para todos e luta para realizá-la; sectário é quem teme o novo e protege privilégios através do ódio e das mentiras.”

DIGA-ME TEU NOME QUE DIREI QUEM TU ÉS, PAPA LEÃO XIV