SENADOR MERCADANTE VISITA FAMÍLIAS DESABRIGADAS EM COTIA


Do Cotiatododia

Na tarde desta quinta-feira (28) o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) esteve em Cotia para ver de perto os estragos provocados pela chuva na cidade, que está em Estado de Emergência desde quarta-feira a noite.

A visita foi intermediada pelo também petista vereador Toninho Kalunga. Antes de sujar o pé de barro e subir o morro, o senador, acompanhado também do presidente do PT local, Antonio Vagner e do deputado Estadual Marcos Martins, foi recebido pelo vice-prefeito de Cotia Moisés Cabrera. Carlão estava em Brasília em busca de recursos para a cidade e falou com o Senador por telefone, do gabinete do Ministro Marcio Fortes.

Durante a conversa, eles destacaram a importância do esforço conjunto de todas as esferas de governo para apoiar as famílias que moram em áreas de risco ou sofreram com deslizamentos e inundações. "Estamos num momento que exige união, independente de partido político. Conte conosco. Vamos trabalhar juntos para que as verbas federais comecem a sair na próxima semana", disse Mercadante ao prefeito tucano.

O senador conferiu os relatórios das chuvas, conversou com o coordenador da Defesa Civil José Rafael, assistiu a um vídeo com breve resumo da situação da cidade e se mostrou bastante sensível às reivindicações do governo municipal. "Vamos priorizar o que é emergencial na liberação de verbas. Cotia certamente entrará na programação do governo", garantiu.



Além das verbas que o prefeito já está negociando em Brasília, o senador prometeu intermediar para que a cidade seja inserida no PAC - Plano de Aceleração do Crescimento. O vereador Kalunga lembrou também de prédios de PAR que foram construídos na cidade e estão há quase quatro anos sem nenhum morador por problemas burocráticos e que podem ser aproveitados para abrigar estas famílias. O mesmo acontece com prédios do CDHU. Neste último caso, o prefeito de Cotia já está em negociação com o governo estadual com o qual fará convênio para que famílias desabrigadas passem a habitá-los por meio do programa "Aluguel Social". O convênio será votado na Câmara Municipal na próxima semana.

Jardim Cotia foi o mais prejudicado com as chuvas

Uma medida provisória do governo federal concede crédito especial para as cidades afetadas pelas chuvas e Cotia já tem solicitação de verbas na ordem de R$ 44 milhões na Secretaria Nacional de Defesa Civil e também espera a intermediação do senador para liberar o dinheiro.

Desabafo de moradores
Após a visita no gabinete, vice-prefeito, senador, vereador Kalunga secretários e outros vereadores seguiram para o Jardim Cotia, região conhecida como Morro do Macaco, para conhecer de perto a situação dos moradores da rua da Contemplação a mais atingida pelos efeitos das chuvas da última semana. Muitas casas desabaram e as que sobraram em pé, estão comprometidas. Moradores foram retirados pela defesa civil.

O Senador chegou falando em nome do Presidente Lula. "Vim aqui a pedido do presidente, pra saber como está a situação de vocês". A recepção não foi muito amistosa no inicio. Moradores revoltados aproveitaram a presença das autoridades para por a "boca no trombone". "Não queremos vocês aqui. De nada adianta virem aqui tirar fotos, conversar e nada fazerem", gritou um morador.

Um dos líderes da comunidade conhecido como Índio, com lágrima nos olhos foi conversar com senador e vice-prefeito. A prefeitura vem aqui, promete mas não faz nada pela gente, não traz alimentos ou roupas, famílias inteiras estão fora de suas casas sem saber o que irá acontecer amanhã".

Medo e falta de segurança. A energia foi cortada devido os riscos de desabamento e por isso os moradores reclamam da falta de segurança, que as casas que foram desocupadas estão sendo saqueadas. "Estou há cinco dias sem trabalhar para cuidar da minha casa e de outros companheiros, ninguém vem aqui nos proteger", reclamou Índio lembrando que só podem contar com a solidariedade entre os vizinhos.

Pacientemente Mercadante ouviu todo mundo. "As pessoas estão nervosas, precisam desabafar mesmo, é importante".

A comitiva também foi até a sede da associação amigos do bairro, onde as famílias desabrigadas estão alojadas provisoriamente. O senador elogiou o trabalho da Defesa Civil e reconheceu que a Prefeitura está fazendo um bom trabalho no apoio às vítimas. "Vamos trabalhar para ajudar essas famílias. A previsão indica que fevereiro será um mês ainda mais chuvoso do que janeiro, por isso, precisamos nos mobilizar para tirar essas famílias das áreas de risco, protegendo-as de deslizamentos e outros perigos".

Comentários

  1. http://www.youtube.com/watch?v=CdLyoXu9CUM
    Boa noite vereador Kalunga segue essa materia sobre aes eletropaulo na cidade de barueri deixando os bairros no apagão e audiencia é no dia 8 04 2010 na camara municipal de barueri nós da oestetv canal 44 uhf tamos fazendo materia desta assunto eu sei que vc esta nesta luta em cotia sozinho. O lider comunitario seu natanael de barueri ta na briga que aes eletropaulo começe a trabalhar direito para populaçâo em carapicuiba tambem tem problema com iluminação Publica e Osasco Tambem, se vc tiver interesse de denuncia mande o email para oestetv@bol.com.br para o jornalista Eduardo Andrade

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Mensagens ofensivas não serão publicadas. As da pequena oposição não serão sequer lidas! A confirmação da mensagem serve para identificar através do ID pessoas que se utilizam do anonimato para enviar mensagens ofensivas!

Postagens mais visitadas deste blog

RESPOSTA AO BISPO DE NATAL, DOM JOÃO DOS SANTOS CARDOSO ,

O ROUBO DOS JUROS DO BANCO CENTRAL EXPLICADO DA FORMA MAIS SIMPLES POSSÍVEL

VOTO DOS DEPUTADOS FEDERAIS POR ESTADO NO PL DA DEVASTAÇÃO (Sim, Não e Ausentes)