HISTÓRIA DE NOSSA SENHORA DO MONT SERRAT, PADROEIRA DE COTIA

05/09/2010 41849
Do site Cotia Net

O primeiro santuário com o nome de Mont Serrate foi construído na Espanha,perto de Barcelona,e seu nome deriva da montanha onde està situado,cuja forma se assemelha a uma serra de agudos dentes.

Diz a estória que a imagem da Virgem de Monte Serrate foi levada a Barcelona nos primeiros tempos do cristianismo e ali venerada pela população.

Na época da invasão Sarracena, os cristãos esconderam a preciosa imagem e relíquia na serra escarpada,para que não fosse encontrada pelos sarracenos.

Tudo foi destruído e quase dois séculos depois num sábado do mês de abril, alguns pastores viram aparecer de repente,junto a montanha,um grupo de estrelas muito brilhantes,enquanto ouviam extasiados um harmonioso coro de anjos.Notificando sobre o estranho acontecimento que se repetia todos os sábados ,o bispo da cidade de Manresa e o prefeito de Barcelona subiram a serra e encontraram numa caverna a imagem da VIRGEM MARIA,enegrecida pelo tempo.

Organizaram uma romaria para levar a imagem para Monresa,a imagem porem,que até certo ponto se deixara levar,ficou de repente imóvel e não houve quem a removesse dali.

Acreditando ser Vontade da Mãe de Deus permanecer naquele local,colocaram-na numa capela da aldeia,onde Ela começou a operar curas maravilhosas.

A fama desse santuário correu por toda a Espanha e os Frades de São Bento tornaram-se os guardiões e propagadores do culto. Foram eles que trouxeram essa devoção ao Brasil.

Alguns estados e cidades do Brasil tem um templo dedicado a ela, como Santos no litoral de São Paulo.

A imagem de Cotia já existia na primeira capela do Monte Serrat em 1684. Ficava onde é hoje a estrada do São Fernando Golfe Club. Como essa capela não era cuidada, o bispo do Rio de Janeiro, D.Lencar ordenou que se derrubasse a capela e que seus pertencentes fossem levados para então,Vila de Itu (hoje cidade ).

Havia em Cotia o coronel Estevão Lopes de Carmargo que era proprietário das terras onde está a igreja hoje.

Além de doar estas terras para a igreja, construiu uma capela que constava do altar mor e a duas laterais onde estão hoje o Sagrado Coração e Nossa Senhora das Dores.
Esta capela foi inaugurada no dia 8 de setembro de 1713, com a entrada solene da padroeira no altar mor.

Os degraus do altar, lembram o Monte onde a Virgem foi encontrada. E todas as capelas erguidas em seu nome têm esta característica.

A Virgem está sentada em um trono com seu Filho Menino no joelho esquerdo. Com a mão direita ela abençoa os fiéis e com a esquerda segura o menino que tem na mão Romã, fruta abundante na região onde foi encontrada. Símbolo também do amor, pois o inverso da palavra Romã é Amor.

Comentários

Postar um comentário

Mensagens ofensivas não serão publicadas. As da pequena oposição não serão sequer lidas! A confirmação da mensagem serve para identificar através do ID pessoas que se utilizam do anonimato para enviar mensagens ofensivas!

Postagens mais visitadas deste blog

RESPOSTA AO BISPO DE NATAL, DOM JOÃO DOS SANTOS CARDOSO ,

O ROUBO DOS JUROS DO BANCO CENTRAL EXPLICADO DA FORMA MAIS SIMPLES POSSÍVEL

VOTO DOS DEPUTADOS FEDERAIS POR ESTADO NO PL DA DEVASTAÇÃO (Sim, Não e Ausentes)