terça-feira, 24 de abril de 2012

CRIANÇA ACORRENTADA NA OMISSÃO

Posted by toninhokalunga On terça-feira, abril 24, 2012 Comentários

Já se vão alguns anos que não deparava com uma situação tão triste como a que me envolvi hoje! Uma criança de 9 anos de idade estava acorrentada aos pés de uma cama num bairro de Cotia! Situação triste, comovente e que demonstra o quanto pode ser perversa uma sociedade e seus governantes quando o estado não se impõe enquanto tutor dos desvios de conduta desta mesma sociedade e deste estado!

O garoto foi duramente espancado no mês de outubro do ano passado pelo seu genitor ( pai não é !), inclusive com uso de faca no pescoço da criança. A criança ficou três dias internada e após a alta hospitalar não teve nenhuma atenção relevante a ponto de protege-la... a família obviamente desestruturada, não conseguiu lidar com as consequencias psicológicas que estão em andamento! O pequeno garoto, passou a usar drogas e cometer pequenos furtos... sai de casa e demora dias a fio sem retornar... quando retorna, trás consigo as marcas de suas andanças...

A mãe não podendo mais lidar com a situação, pois tem mais 4 filhos e esta gravida de outro, entregou a criança aos cuidados de uma desesperada avó que não encontrando amparo de ninguém nem de nenhum órgão público, acabou num tresloucado ato de proteção, acorrentando a criança! Resultado, denuncia de vizinhos que chegaram a mim e que numa visita para constatar a situação deparei-me com uma situação dramática!

Ao perguntar sobre o Conselho Tutelar, a família diz que precisa de ajuda, mas que não encontra amparo... que não conseguem lidar com a situação e que temem pela morte da criança.

Chamei o Conselho Tutelar que me respondeu que a situação era caso de policia... e de fato foi... com três viaturas, duas da PM e uma da GCM, levamos a criança para a Delegacia da Mulher... mas a delegada tinha um compromisso inadiável e nos enviou a Delegacia do centro de Cotia... a situação que se apresentava era caso para prisão em flagrante... mas os acusados, no caso a mãe e a avó eram também vítimas... e ai fica o elogio a sensibilidade  e sensatez de dois delegados de policia... Dr Ricardo e Dr. Sampaio...  no fundo, de maneira equivocada, mas sem outro recurso ou apoio, apelaram para o que sentiam que poderiam fazer... acorrentar a criança à cama!

Fica registrada e amanhã levarei ao conhecimento do Ministério Público o equivoco do Conselho Tutelar neste caso... o caso não é de policia... é de apoio... e se não encontram apoio, tem que denunciar a falta deste para que o Ministério Publico e Judiciário, obriguem o poder público a tomar providências... a família precisa ser amparada e tratada... A criança precisa de tratamento para dependência química, pois a família não duvida que a criança esteja usando até cocaína!

Graças a orientação ostensiva da Promotora Pública da Vara da Infância e Juventude, Dra. Camila (se não for este o nome, eu corrijo depois) este caso, agora, terá atenção... o Conselho Tutelar finalmente abrigou a criança, um menino como qualquer outro menino de 9 anos... um garoto bom, que esta sendo profundamente marcada pela desagregação social em sua volta e que é uma profunda vitima deste mundo que para recupera-lo, precisa ama-lo! Antes que me perguntem porque é que não o levei pra casa, é porque a função de protege-lo é da família e na falta desta, do estado... se estes não assumirem este papel, vamos procurar o modo legal, então eu e minha família assumiremos!

0 comentários :

Postar um comentário

Mensagens ofensivas não serão publicadas. As da pequena oposição não serão sequer lidas! A confirmação da mensagem serve para identificar através do ID pessoas que se utilizam do anonimato para enviar mensagens ofensivas!