sábado, 28 de abril de 2012

ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA

Posted by toninhokalunga On sábado, abril 28, 2012 2 comments

A noticia dada pelo secretário do Ambiente de Cotia, André Vasques, no início do mês, de que ao menos 317 empreendimentos residenciais na cidade não cumpriram com a compensação ambiental é pra mim um dos fato mais graves dos últimos anos na cidade.

Venho discutindo a pelo menos 5 anos que a ploriferação de condomínios residenciais sem a contrapartida social vai levar Cotia ao colapso.

Já pode ser sentida na cidade o impacto desta politica nos postos de saúde, nas escolas e nas ruas, avenidas e rodovia.

Que os empreendedores e financiadores destas obras só pensem em lucro, pra mim, não é novidade! Que estes empreendedores são mentirosos, isso pra mim, também é outro fato! Que a quantidade de árvores que juntos, nestes últimos 10 anos, eles derrubaram é algo assombroso, embora sem números oficiais, esta ai a olhos vistos e nús! Que o lucro esta acima de qualquer outra perspectiva e que as consequencias dos empreendimentos ficam apenas para o poder público assumir e para a sociedade sofrer as consequencias, basta sair de casa que vemos! Mas eu, pra minha infeliz surpresa e coleção de frustrações, imaginei que em algum momento estes empreendedores que tem nome, endereço e responsabilidades com o futuro, conseguiram me surpreender! Eles não fizeram a compensação ambiental! Ou seja, não replantaram as árvores que derrubaram e que a lei os obriga a replantar!

Até onde vai o egoísmo destes homens e mulheres ? Até onde vai a burrice destes idiotas que devem saber que o futuro de seus filhos e netos estará fatalmente comprometido por sua ação de bestas! 

http://www.youtube.com/watch?v=Vw5ajTRzCi8&feature=relmfu

Vejam só com quem precisamos contar para oferecermos pros nossos decedentes um mundo melhor... sim, tem que ser com estes especuladores do futuro, porque pensar em contar com uma prefeitura e com um estado que não tem a competência de fiscalizar sequer o cumprimento de um replantio de árvores é pedir demais!

Não demora para descobrirem que o problema foi outro, um erro de digitação talvez! E é já que aparece um mordomo pra receber a culpa!

Segundo o sitio de notícias, cotiatododia, os 317 empreendimentos  foram liberados pela prefeitura sob a condição de que os empreendedores realizassem compensações ambientais pelo corte de árvores ou vegetação. Não cumpriram e também não foram punidas por isso.

"A informação é do secretário de meio ambiente de Cotia André Vasques, que presidiu pela primeira vez a reunião do Conselho de Meio Ambiente nesta segunda-feira (9).

Segundo o secretário são obras de pequeno, médio e grande portes – que variam de uma casa até a loteamentos maiores como condomínios -  já executadas em várias partes da cidade, nas gestões dos dois secretários anteriores e quando a secretaria ainda era departamento, vinculado à Secretaria de Obras.

Os empreendedores assinaram termo de compromisso de compensarem o corte de árvores doando novas mudas ou executando plantios em locais indicados pela Prefeitura, mas não executaram. “Quando se fala que estava tudo bem, não era bem assim.  As coisas não eram como aparentavam ser”, diz André.

O secretário não soube estimar quanto seria o passivo ambiental estimado para esses empreendimentos ou quantos metros quadrados eles representam mas informou que já pediu um levantamento detalhado e que irá acionar os responsáveis juridicamente para que cumpram o compromisso.

Membros do Conselho do Meio Ambiente durante reunião

Sem autonomia

A informação surpreendeu os conselheiros que cobram mais autonomia para Secretaria do Meio Ambiente que precisa ter poder de embargar obras irregulares, função atribuída apenas para a Secretaria de Habitação.  E vão aproveitar para cobrar isso pessoalmente do Prefeito Carlão Camargo na próxima reunião do Conselho, que segundo André Vasques será no gabinete do prefeito no próximo dia 14 de maio.

Na ocasião os conselheiros devem protocolar alguns requerimentos ao Prefeito. O primeiro deve ser sobre a revisão do Plano Diretor de Cotia que já completou 5 anos e como prevê a legislação já pode passar por alterações.

O segundo requerimento deve ser à Cetesb. Os conselheiros querem uma relação dos empreendimentos aprovados e liberados pela companhia na cidade nos últimos meses. E o mais surpreendente dos requerimentos que farão ao prefeito será para que o Conselho do Meio Ambiente tenha poder deliberativo. Função que já é prevista em todos os conselhos e que diante desse procedimento ficou claro que não está sendo exercida por este. Por fim vale destacar que os membros do Conselho de Meio Ambiente ainda não foram diplomados apesar de terem sido nomeados oficialmente por  decreto do Prefeito Carlão Camargo assinado em janeiro. A diplomação ocorrerá na próxima reunião, segundo informou o secretário ao final da reunião.

2 comentários :

Olá Kalunga, concordo com você que os Condomínios e construções de grande porte são problemáticas na questão do Meio Ambiente. Só que, devemos levar em conta que fora esses mais de 300 grandes, existem vários pequenos e o que mais me revolta é que temos a Polícia Cívil Municipal especializada no meio ambiente e que passam em frente a lotes que derrubam árvores nativas e constroem em locais indevidos e não tomam nenhuma atitude e, existem casos que, a pessoa não está verdadeiramente cometendo crime ambiental e eles realizam atuações.
Nessa questão, o que você me responde?

Sr. Vereador

Está à vista de quem quiser ver, que o prefeito de Cotia está abrindo as portas da cidade, para a especulação imobiliária.
Certa vez ouvi o comentário de um funcionário da prefeitura, se gabando que Cotia é o município que ainda tem áreas verdes para serem especuladas.
Isso para mim é uma ignorância e idiotice sem tamanho. É público e notório, que uma cidade ou um prefeito que se preze, jamais faria isso, pois sabe que desvaloriza as terras daqui.
Mas por outro lado, decepcionou-me o Sr. ser à favor da construção de um condomínio da Alfa Ville, numa área que possui várias espécies de animais silvestres e de ONZE NASCENTES de água, ou como costumo dizer: de ouro líquido.
O verde que se vê no centro da cidade, na área chamada do Dr. Celso é algo que deveria ser tombado como patrimônio. Ma$ não.
Eu poderia escrever várias laudas de argumentos à favor do verde, mas vou dizer pouca coisa.
1- Porque a prefeitura não pune os transgre$$ores que não plantam as referidas árvores?
2- "...os membros do Conselho de Meio Ambiente ainda não foram diplomados..." e digo eu: NÃO SERÃO. Não é intere$$ante, entende?
A cidade precisa de pessoas sérias, conscientes sobre o grave problema da falta de verde e que lute pelo que a Terra nos oferece para sobrevivermos.
Eu não tenho esperança que esse prefeito faça alguma coisa à favor desse tema, já que o antigo secretário do Meio Ambiente (Laércio), propôs turismo ecológico no santuário do Morro Grande, cuja idéia foi aceita pelo alcaide. Ora, meu senhor! Aquele lugar DEVE ser preservado. Que vão fazer turismo e ATERRO SANITÁRIO em outro lugar. Aqui não.
Esquecem-se que o chorume é absorvido pela terra e pode contaminar a represa que abastece Cotia e região?
EM BREVE BEBEREMOS XIXI. NÃO DUVIDE DISSO.

Postar um comentário

Mensagens ofensivas não serão publicadas. As da pequena oposição não serão sequer lidas! A confirmação da mensagem serve para identificar através do ID pessoas que se utilizam do anonimato para enviar mensagens ofensivas!