skip to main
|
skip to sidebar
Neste domingo, comemoramos o Dia do Bom Pastor... um bom dia para refletir sobre o papel dos homens e mulheres que conduzem o povo... seja no aspecto religioso, seja no aspecto político!
Para compreender o a analogia que Jesus Cristo faz, no Evangelho de João, com a figura do Bom Pastor, é importante lembrar o que era a figura dos pastores naquele tempo... Os pastores eram o que poderíamos chamar de operários da base da pirâmide... talvez pudéssemos comparar os pastores do tempo de Jesus com os motoristas de ônibus de hoje!
Os pastores eram vítimas constantes de roubos de suas ovelhas... para poder se proteger, os pastores colocavam todas as suas ovelhas em um único redil, ou curral, para facilitar a comparação... as ovelhas passavam a noite neste lugar e no outro dia de manhã, os pastores iam ali, um a um, buscar suas ovelhas... e as chamava pelo nome e as ovelhas os conheciam pela voz... as que não eram suas, permaneciam ali, deitadas, pois não reconheciam a voz do pastor...
Os ladrões surgiam a noite, derrubavam o muro do curral e roubavam as ovelhas... não entravam pela porta, mas pulavam o muro para levar as ovelhas.
Os pastores são exemplos que sempre foram usados como modelo a ser seguido... interessante, porque a função especificamente falada é muito mais poética do que propriamente um sonho profissional! Os pastores sempre foram pobres, pouco valorizados, função relegada aos sem formação... o exemplo que Jesus usa é portanto, por si, uma contradição... Os poderosos, entendem, mas não seguem! Acham bonito no discurso, mas abominam sua pratica! Os pastores, portanto, incomodam profundamente os abastados e nunca se incomodaram com suas dores!
É neste contexto que Jesus Cristo, os eleva ao centro, valoriza e os utiliza como exemplo a ser seguido e mais do que isso, se coloca, ele mesmo com sendo O BOM PASTOR! Aquele, cuja vóz, as ovelhas reconhecem!
Sempre me emocionei com esta pregação... acho belo a perspectiva do Bom Pastor, cuja função é se preocupar com suas ovelhas a ponto de dar sua vida por elas... em outro momento, Jesus Cristo, numa parábola mostra que um pastor deixa 99 ovelhas seguras e vai atrás de uma única ovelha perdida... imagem forte, demonstrando a alegria de ter recuperado e trazido de volta, nos próprios ombros, a ovelha perdida... fico sempre imaginando que o bom pastor, para localizar esta ovelha, teve que andar pelos mesmos caminhos da ovelha arredia... ovelha pecadora, que por caminhos tortuosos passou e que por ribanceiras caiu e no meio de espinhos se machucou... a ponto de ter que ser conduzida de volta, nos ombros... e este pastor teve que ir pelos caminhos não recomendáveis, por lugares perigosos e por situações arriscadas... mas nada disso impediu o pastor de ir até onde foi a ovelha... fico imaginando a imagem do pastor encontrando a ovelha... envergonhada, magoada, triste... fico imaginando a cara do Bom Pastor... orgulhoso por te-la encontrado, feliz por vê-la viva e alegre por ter cumprido sua função! A ponto de ter forças de carrega-la nos ombros de volta!
Assim vejo a função pública... como o bom pastor idealizado por Jesus Cristo, acredito que o homem e a mulher pública tenha que ouvir e ver todos os dias a situação de suas ovelhas... deve estar atento a quantas estão seguras e buscar aquelas das quais sentir falta!
0 comentários :
Postar um comentário
Mensagens ofensivas não serão publicadas. As da pequena oposição não serão sequer lidas! A confirmação da mensagem serve para identificar através do ID pessoas que se utilizam do anonimato para enviar mensagens ofensivas!