OS ABUSIVOS PREÇOS DAS PASSAGENS DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO


Tem umas discussões que não entendo... então, vou desenhar...
Estamos em uma onda de protestos que reduziu as passagens de ônibus na capital paulista, certo ?
Certo, justo e perfeito! Então os moradores do Jardim Angela, na Zona Sul de São Paulo, que pegarem um ônibus para o centro de São Paulo, irão pagar R$ 3,00 pra andar, de ponta a ponta, algo em torno de 35 kms...
Se formos para a Zona Leste da capital, no Itaim Paulista e andarmos no outro onibus, para o mesmo destino (centro) iremos percorrer quase 36 Kms e pagaremos vitoriosos R$ 3,00... certo?? certo!
Esta tarifa é organizada pela prefeitura de São Paulo, pois esta é a responsabilidade dos prefeitos... agora, como diz um jornalista de péssima reputação, corta pra mim... e vamos dar uma andada pela regiões metropolitanas do estado de São Paulo!

Com tarifas organizadas pela E.M.T.U, órgão presidido pelo Sr. Joaquim Lopes ( pra saber quem é clique aqui... http://noticias.uol.com.br/politica/politicos-brasil/2008/vereador/28011961-joaquim-lopes.jhtm).
Pois bem... vejamos como exemplo a linha:

COTIA - TERM.ROD.BARRA FUNDA Roda 39 Kms e custa R$ 8,50
COTIA-OSASCO roda 34 Kms sob o custo autorizado pela EMTU de R$ 4,50
CAUCAIA DO ALTO - COTIA roda 22Kms sob o custo autorizado pela EMTU R$ 3,50
JD.SANDRA - CARREFOUR roda 20Kms sob o custo autorizado pela EMTU de R$ 3,60
JD.JAPAO - COTIA roda 23 Kms, sob o custo autorizado pela EMTU de R$ 3,60

Em outras cidades, esta perversão tucana e hipocrisia de muitos continua:
ARUJA-SAO PAULO(TERM.RODOV.DO TIETE) 37 Kms - R$ 8,50
MAUA -SÃO BERNARDO DO CAMPO (PAULICÉIA) 33 kMS - R$ 7,35

INTEGRAÇÃO- JANDIRA(COND.RESERVA S.MARIA)-S.PARNAIBA(RESIDENCIAL TAMBORE III) 32 Kms R$ 4,60! (esta linha de ônibus passa pelas periferias das cidades da região oeste, pra levar mão de obra doméstica, para os patrões dos condomínios que ficam nas duas pontas finais desta linha.

Quem quiser pesquisar mais, basta entrar neste site e ter paciencia, parece que quando começa a pesquisar, o link trava! Porque será ?
http://www.emtu.sp.gov.br/EMTU/pdf/REL.TARIFÁRIO%20RMSP%20-%20TODAS%20EMPRESAS%20-%2012.06.13.pdf
Pois então, vamos a alguns pontos destas questões...
1º - Porque é que a tarifa pra periferia das regiões metropolitanas é tão mais cara que as tarifas municipais. Dizer que é por causa da kilometragem rodada, não cola, pois as cidades da região metropolitana tem ônibus que rodam tanto quanto estes intermunicipais e o preço da passagem é mais baixo do que os da capital.
2º - Porque é que várias empresas se juntaram em consórcios para gerir o transporte público das regiões metropolitanas ?? Será se foi um cartel autorizado pelo governo do estado de São Paulo, macumunado com as empresas de ônibus, pra evitar concorrência entre elas ?
3º - Qual a justificativa que existe pra cobrar uma passagem tão mais cara pra executar a mesma função, ter os mesmos gastos, pagar os mesmos salários ? O lucro destas empresas passa a ser mais que o dobro quando comparado com as empresas da capital. Se comparadas com outras capitais, como por exemplo, Belo Horizonte, então a coisa fica ainda menos explicável! 
Bora discutir as questões ligadas à responsabilidade do governo do estado de São Paulo também... e a saúde e a educação, como vão quando se cobra a parcela que cabe ao governo do estado mais rico da federação ??
Para efeito de pesquisa, sugiro este link. C:\Users\User\AppData\Local\Temp\REL.TARIFÁRIO RMSP - TODAS EMPRESAS - 12.06.13-2.pdf

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ROUBO DOS JUROS DO BANCO CENTRAL EXPLICADO DA FORMA MAIS SIMPLES POSSÍVEL

SEPARAR O JOIO DO TRIGO::“Radical é quem sonha com justiça para todos e luta para realizá-la; sectário é quem teme o novo e protege privilégios através do ódio e das mentiras.”

DIGA-ME TEU NOME QUE DIREI QUEM TU ÉS, PAPA LEÃO XIV