MATÉRIAS SOBRE A LEI DA MORDAÇA IMPLANTADA POR ZECA PAMPLONA DO PSDB

http://www.cotiatododia.com.br/ed_cidade/cotia-camara-informacoes.html
http://www.webdiario.com.br/?din=view_noticias&id=32099

Até a última terça-feira (28) todos os pedidos de informações sobre procedimentos do executivo ou de empresa prestadoras de serviços como Eletropaulo, Sabesp e outras eram discutidos amplamente na Câmara de Vereadores. Como ocorreu nesta mesma terça-feira quando foi lido um requerimento do vereador Marcos Nena (PPS) pedindo explicações da AES Eletropaulo sobre a falta de serviços prestados em Cotia e as péssimas condições de atendimento. Alguns vereadores foram à tribuna comentar o caso, dar sugestões, defender suas idéias.
Mas a partir de agora, os requerimentos com pedidos de informações não serão mais discutidos no plenário. Um requerimento do vereador Zeca Pamplona (PSDB) alterou drasticamente a forma de conduzir os requerimentos na casa: os requerimentos serão votados (aprovados ou rejeitados) em bloco.
Se um mesmo vereador tiver mais de um requerimento na mesma seqüência estes serão lidos e colocados em votação imediatamente, sem nenhuma discussão como se fosse um só.
O projeto foi aprovado por 11 votos. Apenas o vereador Toninho Kalunga (PT) votou contra e esbravejou, considerando o procedimento antidemocrático e autoritário. Para ele, este procedimento prejudica, não só o acesso a informação, mas a discussão pública dos assuntos que devem ser públicos, como informações sobre contratos entre a prefeitura e empresas prestadoras de serviços, sobre explicações de conselhos ou de faturamentos e gastos da prefeitura, criação de comissões especiais de inquéritos entre outros.
A aprovação do requerimento de Pamplona obriga os vereadores que queiram ter seus requerimentos discutidos, façam apenas um por sessão.

Para Toninho Kalunga (PT) procedimento é antidemocrático e arbitrário

Zeca justifica que embora os requerimentos sejam ferramentas importantes para o trabalho dos vereadores, quando feitos em grande quantidade tornam muito demoradas as sessões e muitas vezes atrasa a votação de projetos importantes.
Ao ser questionado por Kalunga sobre o procedimento, o presidente da casa Rogério Franco (PMDB) se calçou no Regimento Interno da Câmara, mencionando o artigo 249 que diz o seguinte: “Os casos não previstos neste Regimento serão submetidos ao Plenário e as soluções constituirão precedentes regimentais. Mediante requerimento aprovado pela maioria dos vereadores”.
“Prefiro deixar de ser vereador a ver uma Câmara desse jeito”, disse Kalunga revoltado com a aprovação do requerimento. “Este é o meu último mandato nesta casa, não me sinto em condições de legislar desta forma”, completou o vereador que já se mobiliza para que a votação seja revogada e promete ir com uma mordaça na próxima sessão.
Os demais vereadores que votaram favorável ao procedimento não comentaram o assunto.

_______-------------------------------------__________________________---------------

'É o fim da democracia em Cotia', diz vereador do PT

Para impedir questionamentos de Kalunga (PT), vereadores de Cotia aprovaram requerimento que obriga que todas as informações – de um mesmo vereador – sejam discutidas de uma só vez e em três minutos

Vanessa Dainesi
(política@webdiario.com.br)


‘Se continuar tendo o meu direito de fiscalizar limitado, eu prefiro deixar o cargo de vereador”. Essa foi uma das frases do vereador Toninho Kalunga (PT), na tribuna, na sessão de anteontem, da Câmara de Cotia, onde quase chorou.

A ‘revolta’ do petista foi ocasionada após vereadores da base governista aprovarem um requerimento do vereador, Zeca Pamplona (PSDB), que estabelece que todas as solicitações de informações – de um mesmo vereador – sejam discutidas de uma só vez e em três minutos.

O requerimento foi aprovado com 11 votos favoráveis e um único voto contrário, o do vereador Toninho Kalunga (PT). Segundo o vereador petista, desde fevereiro, ele possui nove pedidos de informações, alguns direcionados à prefeitura e outros que pedem explicações de empresas privadas, que fornecem serviços ao município, como a Eletropaulo e a Sabesp.

Kalunga garante, que a ‘manobra’ usada pelos governistas é uma tentativa de ‘proteger’ o executivo impedindo que ele, único vereador de oposição, tenha acesso a informações mais detalhadas de projetos que são desenvolvidos pela Prefeitura. “Eles usaram um parecer que autoriza a Casa a englobar emendas a Lei de Diretrizes Orçamentárias, porém esqueceram que, neste caso, os requerimentos abordam assuntos distintos”, explicou ressaltando que lamenta a falta de diálogo no Legislativo. “Eles estão tentando colocar uma mordaça na minha boca, estão me impedindo de executar um dos preceitos que a Constituição me garante, que é fiscalizar o poder Executivo. Deste jeito o que me resta é deixar o cargo, pois tenho certeza que ninguém consegue apresentar as justificativas para nove pedidos de informações em apenas três minutos. Agora só falta englobarem os Projetos de Lei, aí sim, será o fim da democracia nesta cidade”, desabafou.

Tanto, o presidente da Câmara Rogério Franco (PMDB) como o vereador Zeca Pamplona (autor do requerimento) garantem que o Regimento Interno da Casa autoriza a junção de requerimentos de informações. “O regimento nos permite fazer isso, assim conseguimos agilizar o andamento dos trabalhos da Casa” disseram.

Outro que também defendeu a medida que engloba os requerimentos foi o vereador Marcos Nena (PPS). “O vereador pode ser mais objetivo e em três minutos discutir inúmeros requerimentos, posso provar que esse tempo é mais do que necessário“, ironizou.

“Eles estão tentando colocar uma mordaça na minha boca, estão me impedindo de executar um dos preceitos que a Constituição me garante, que é fiscalizar o poder Executivo. Deste jeito o que me resta é deixar o cargo, pois tenho certeza que ninguém consegue apresentar as justificativas para nove pedidos de informações em apenas três minutos. Agora só falta englobarem os Projetos de Lei, aí sim será o fim da democracia nesta cidade”

Vereador Kalunga (PT)

Comentários

  1. Kalunga: é relativamente simples ! Convoca a população, a um abaixo-assinado, para solicitar, as devidas informações !
    vai dar trabalho ? Vai ! Mas voce fujir, da camara Não é muito pior ? angelo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Mensagens ofensivas não serão publicadas. As da pequena oposição não serão sequer lidas! A confirmação da mensagem serve para identificar através do ID pessoas que se utilizam do anonimato para enviar mensagens ofensivas!

Postagens mais visitadas deste blog

RESPOSTA AO BISPO DE NATAL, DOM JOÃO DOS SANTOS CARDOSO ,

O ROUBO DOS JUROS DO BANCO CENTRAL EXPLICADO DA FORMA MAIS SIMPLES POSSÍVEL

VOTO DOS DEPUTADOS FEDERAIS POR ESTADO NO PL DA DEVASTAÇÃO (Sim, Não e Ausentes)