segunda-feira, 14 de maio de 2012

13 DE MAIO. 12 ANOS DE BUSCA DA FELICIDADE

Posted by toninhokalunga On segunda-feira, maio 14, 2012 Comentários

Se nos primeiros 20 anos de minha vida, as coisas foram meio atabalhoadas, devo a uma pessoa o concerto de muitas delas... (as outras só por Deus mesmo) estes dias atrás, num planejamento estratégico de campanha, algumas pessoas muito queridas do PT, lembravam de mim a 18, 19 anos atrás... chegava a ser engraçado de tão trágico... eu vinha de uma experiência muito dura de vida... desempregado num período difícil, fui encontrar rumo na vida depois dos 16 anos de idade... quando comecei a trabalhar na Plastwal, de lá fui parar no Bradesco e do Bradesco para o desemprego, onde as coisas voltaram a ficar difíceis... No inicio dos anos 90, cheguei a passar um 4 ou 5 meses no sertão nordestino, mas minha vida estava tão ligada a São Paulo e a Cotia que não foi possível ficar... por mais que eu tivesse tentado!

Quando retornei para São Paulo, mergulhei na militância política no movimento estudantil, e fui construindo minha perspectiva de fé junto à Pastoral da Juventude! Era no sindicato dos bancários, trabalhando em eleições sindicais em várias partes do Brasil que atrelava o movimento sindical ao estudantil e este por sua vez a ação pastoral. Dormia em seminários, sindicatos e casas onde achasse acolhida! Não tinha rumo, nem me preocupava com destino... tinha uma missão e cumpria!

Mas havia uma pessoa em Cotia que minha passagem por sua casa era obrigatória... a cada vinda à Cotia, era na casa de Dona Tereza que me dirigia para visitar sua família... ali tinha uma pessoa em especial que me dava atenção, partilhava suas angústias, ria das coisas malucas que eu fazia, como vir de carona de cidade em cidade de Juiz de Fora, Belo Horizonte, Porto Alegre até Cotia, sem um centavo no bolso, apenas contando que era militante e que tinha perdido o ônibus... e perdia mesmo! Acordava tarde! 

Ficávamos conversando até ela começar a bocejar indicando que estava cansada e que eu estava atrapalhando o seu próximo dia de trabalho! A cada namorada perdida, um lamento... uma história e um pedido de conselho... a amizade foi se diferenciando e começava a me fazer falta... e de verdade não percebia que eu estava amando sem medida e este amor se misturava com o sentimento de amizade profunda que eu nutria por ela... e sem perceber, fui querendo estar sempre por perto... curiosamente em minhas buscas por um lugar ao sol junto a alguém, que nunca dava certo, era com Mirthes que eu ia me lamuriar... ela ria, aconselhava, brigava, mas nunca me dava a entender que dali poderia nascer algum namoro... Na Igreja Católica, muitos perguntavam se nós namorávamos... o que era sinceramente negado... não havia espaço em nossa amizade para sequer pensar nisso!

Em 1998, depois de uns 8 anos de amizade,  de idas e vindas pelo meio deste mundão de Deus, um belo dia, viajando para o interior de São Paulo, indo visitar um Assentamento de Sem Terras numa região que estava num grande conflito agrário, no Pontal do Paranapanema, onde havia ameaças de mortes contra lideranças de Sem Terras e a justiça(com j pequeno mesmo) havia decretado a prisão de vários companheiros do MST que eram ligados ao PT e a CPT (Comissão Pastoral da Terra), entre ele Zé Rainha e Diolinda. 

O Sindicato dos Químicos de São Paulo me enviaram para ver a situação e apoiar a luta dos companheiros e companheiras. Na cidade de Pontal, resolvi ligar no trabalho da Mirthes, como tinha muita coisa pra lhe falar e não sabia o que dizer, perguntei se ela gostava de doce de leite... ela me disse algo do tipo, tenho mais o que fazer e desligou... quem tem um coração apaixonado, sabe como é que é estas coisas... aquilo pra mim, foi um sim... comprei o doce e no outro dia, ou semana não sei, levei o doce pra ela... 

Antes disso, passei num Shopping e comprei um sapo de pelúcia verde e grandão que funcionava a pilha (romântico né ?) e fui levar... quando ela pegou o pacote, o sapo coachou... ela tacou o infeliz na parede, me chingou, foi dormir e eu fiquei com cara de pamonha na sala... ali percebi... era a mulher de minha vida... passado uns dois meses daquela romântica entrega de presente, eu a pedi em namoro! Era o dia 1 de Setembro de 1998! Quando ela fez menção de que ia dizer não, lhe tasquei um beijo roubado e falei que depois ela poderia responder... pra mim a gente já tava namorando! Um ano depois, no dia 1 de Setembro de 1999, lhe entreguei a aliança de noivado e finalmente em 13 de Maio de 2000, nos casamos! Tudo por livre vontade dela, como se pode perceber... 

Mirthes tem sido pra mim meu alicerce e meu esteio. É a sabedoria que me falta e o combustível que me faz andar! Sua personalidade de gente que sabe o que quer e sabe onde buscar me trás segurança e digo a todos, pode ser que haja mãe semelhante a Mirthes... melhor que ela, não!

Nestes 12 anos de casamento, muitos foram os problemas, as tristezas de vez em quando nos bate à porta, os conflitos - que graças a Deus a cada dia são menores, quanto mais vamos nos conhecendo. As alegrias vão entrando em casa com mais intensidade a tolerância vai sendo parceira do dialogo e assim vamos nos conhecendo mais. E isso é curioso... mesmo com tanto tempo juntos, Mirthes sempre me surpreende, e isso é muito legal... (gosto mais quando não é com panelada!) hehe! Ela vai ficar brava quando ler isso!

Temos três testemunhos de nosso amor... são os filhos que nos dão sentido e razão, são através deles que projetamos o que temos de melhor... são eles que são o que somos de melhor... são vencedores por livre escolha da natureza que escolheu do sêmem da vida, o encontro com o óvulo que gerou a vida... e como são queridos e querida... amados na medida do que é possível a um ser humano amar outro ser humano... assim amamos nossos filhotes... impossível dizer e quantificar o quão ilimitado é o amor que temos por Marian, Gabriel e Rafael!

Por isso a data de 13 de Maio é tão importante pra nós! É a data de nosso casamento... Peço a Deus que nos proteja... pra nós que somos Católicos, é uma grande Graça poder comemorar no dia de Nossa Senhora de Fátima este dia tão especial!

0 comentários :

Postar um comentário

Mensagens ofensivas não serão publicadas. As da pequena oposição não serão sequer lidas! A confirmação da mensagem serve para identificar através do ID pessoas que se utilizam do anonimato para enviar mensagens ofensivas!