ESCOLA DO COTOLENGO E A LUTA DOS ESTUDANTES CONTRA SEU FECHAMENTO
No início dos anos 90, os estudantes secundaristas tiveram um papel muito importante nos rumos políticos do Brasil. Vivíamos um momento de incertezas. A ditadura militar havia terminado a poucos anos e o Collor havia sido eleito de forma direta, dois anos antes! Em muitas cidades, os estudantes foram às ruas para protestar contra o governo Collor de Mello. Ficamos conhecidos como os "Caras Pintadas".
25 anos depois, uma terceira geração de estudantes, da mostras em São Paulo, de uma resistência que em muito lembra aqueles momentos!
Aqui em Cotia, uma escola esta fazendo parte desta luta e desta história! Hoje, domingo dia 22 de novembro, fui abordado por duas pessoas me perguntando o motivo pelo qual o Cotolengo esta sendo fechado! Acho que é necessário esclarecer, então, algumas questões:
Primeira e muito importante: O COTOLENGO NÃO ESTA SENDO FECHADO!
O que esta sendo fechada, absurdamente é uma escola estadual que fica dentro do terreno do Cotolengo! Esta escola, em razão de suas peculiaridades, é, segundo dados do IDEB,a terceira melhor escola pública de ensino normal da cidade.
Aliás, este é um debate a ser feito de maneira profunda na cidade nas próximas eleições para prefeito! Voces sabem que a cidade de Cotia, na rede municipal, esta abaixo da expectativa no que se refere ao aprendizado de nossas crianças no IDEB ? Não atingimos sequer o mínimo aceitável, numa escala que vai de 0 a 10, que é a nota 6. http://www.qedu.org.br/cidade/1773-cotia/ideb . Na rede estadual, graças a escolas como o Cotolengo, o índice mínimo de 6 pontos foi atingido no Ensino Fundamental 2 (do 6º ao 9ª ano - antigos 5ª a 8ª série)! Ai, o governo do PSDB do sr. Geraldo Alckimin quer fechar justamente uma escola que esta dando certo! Pois o Cotolengo atingiu a meta, ao contrário do restante da rede que estadual e municipal que não atingiu a meta mínima de 6 pontos. Como pode ? A justificativa para o fechamento do Cotolengo é o da economia! O governo do estado não quer continuar pagando R$ 20.000,00 por mês pelo aluguel do prédio! Interessante dizer que o prédio da ETEC de Cotia é alugado e quem paga o aluguel é a prefeitura da cidade. Então, porque fechar a escola do Cotolengo?!
Mas não é apenas a questão pedagógica que estabelece uma contrariedade com o fechamento desta escola. Tem também aqui um componente de inclusão único.
O Cotolengo é uma instituição que cuida de pessoas com mobilidade reduzida. São pessoas (crianças, jovens e adultos) que moram no Cotolengo. Nossos moradores tem deficiências físicas graves e em uma parte dos casos, problemas neurológicos e intelectuais leves. Atualmente, são 108 moradores, divididos em 2 alas. Uma feminina e infantil e outra masculina. A escola estadual Pequeno Cotolengo Dom Orione, fica então, dentro deste complexo e os alunos da escola convivem diariamente com os moradores! Atualmente, 44 alunos dos 350 matriculados na escola são portadores de necessidades especiais. O prédio da escola, é todo com rampas, banheiros e pegadores laterais. É uma escola adaptada!
A Igreja Católica apóia a ação dos estudantes, independentemente de ter o Cotolengo como uma das escolas atingidas! A luta dos estudantes é justa! A luta dos estudantes é necessária!
Eu pessoalmente, além de ter contribuído com a ocupação, sou um um voluntário do Cotolengo. Esta é, aliás, a comunidade religiosa da qual eu e minha família participamos!
Tenho conversado com Padre Claudinei, que é o responsável pela instituição (não pela escola) e o mesmo tem dito que percebe no estado uma decisão pelo fechamento da escola! A questão da inclusão, em sua visão, será feita, seja nesta escola, seja em outra. O aluguel do prédio, ajuda e em muito, as atividades cotidianas da Instituição, porém sensibilidade, em meu ponto de vista, é algo que não pode ser muito esperado pelo governador Alckimin e sua secretaria da educação!
Mas isso também é reflexo do voto que o povo de Cotia (bem como, do estado de São Paulo) deu a este governador corvo que se pintou de tucano! Neste caso, mais uma vez, voto não tem preço, tem consequências!
Todo apoio aos estudantes da Escola Pequeno Cotolengo Dom Orione de Cotia.
Todo apoio aos estudantes da Escola Pequeno Cotolengo Dom Orione de Cotia.
Comentários
Postar um comentário
Mensagens ofensivas não serão publicadas. As da pequena oposição não serão sequer lidas! A confirmação da mensagem serve para identificar através do ID pessoas que se utilizam do anonimato para enviar mensagens ofensivas!