segunda-feira, 31 de março de 2014

PORQUE SOU CATÓLICO

Posted by toninhokalunga On segunda-feira, março 31, 2014 1 comment


Você já se perguntou: "Porque sou católico?" Esta reflexão nos dias de hoje parece estar cada vez mais rara. Em meio a tantos “clãs” que surgem nos dias de hoje, se preocupar com religião parece ser algo menos atrativo. O jogo de futebol, a novela preferida e as ideologias políticas acabam por dar a sensação de que já temos as convicções que precisamos.


DO BATISMO ATÉ A CONVICÇÃO DE SER CATÓLICO 

Conforme o censo do IBGE de 2010, o percentual de católicos no Brasil é de 64,6%. Os católicos ainda são a maioria entre os cristãos mas está caindo a cada ano. A catequese é algo tão importante para a iniciação cristã, quanto a formação escolar é para aqueles que precisam ser alfabetizados. O que faz pensar, se não estamos hoje, com uma grande parcela destes 64,6% de “analfabetos de crença católica”. Ou seja um contingente que apenas nasceu em um lar católico, guardou algumas poucas práticas da religião e menos ainda de conhecimento. Não sabe responder na verdade o porque é católico, quando responde, diz, meus pais eram católicos. Uma religião apenas por herança mas sem muito sentido de ser. Então podemos fazer alguns questionamentos:

  1. Será que nos dias atuais nascer em um lar teoricamente católico, garante a convicção, ou o conhecimento necessário para permanecer na fé da Igreja de Cristo? 
  2. Será que a estratégia adotada pelas dioceses, paróquias e catequistas estão sendo o suficiente para instruir os que se preparam para receber os sacramento e permanecer confiante?
  3. Nossos catequistas possuem instrução para estarem nesse ponto inicial tão importante para ajudar nossos catecúmenos a compreenderem os mistérios e cercam a fé católica?
  4. Os materiais de base são sólidos, propícios e trazem informações necessárias para munir de conhecimento os catequistas?
Ser católico não é ser como jogadores de de futebol, onde um dia está em um time e depois de um está jogando para outro. É preciso sabermos termos convicção do porque se é católico. Buscar compreender a raiz e a essência do catolicismo. A catequese tem por responsabilidade transmitir e construir um conhecimento sobre a fé em Jesus Cristo e sua Igreja. Assim diz o Catecismo da Igreja Católica:
No centro da catequese encontramos essencialmente uma Pessoa, a de Jesus de Nazaré, Filho único do Pai..., que sofreu e morreu por nós e agora, ressuscitado, vive conosco para sempre... Catequizar... é desvendar na Pessoa de Cristo todo o desígnio eterno de Deus que nela se realiza. E procurar compreender o significado dos gestos e daspalavras de Cristo e dos sinais realizados por Ele." A finalidade definitiva da catequese é "levar à comunhão com Jesus Cristo: só ele pode conduzir ao amor do Pai no Espírito e fazer-nos participar da vida da Santíssima Trindade" (CIC, §426).
catequista é responsável pela formação e instrução dos novos cristãos, deve este buscar formas para que ele mesmo, possa estar mais intimo de Cristo para transmiti-lo:
Na catequese, é Cristo, Verbo Encarnado e Filho de Deus, que é ensinado – todo o resto está em relação com ele; e somente Cristo ensina; todo outro que ensine, fá-lo na medida em que é seu porta-voz, permitindo a Cristo ensinar por sua boca... Todo catequista deveria poder aplicar a si mesmo a misteriosa palavra de Jesus: 'Minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou' (Jo 7,16)." (CIC, §427) 
Completando:
Aquele que é chamado a "ensinar o Cristo" deve, portanto, procurar primeiro "este ganho supereminente que é o conhecimento de Cristo"; é preciso "aceitar perder tudo... a fim de ganhar a Cristo e ser achado nele", e "conhecer o poder de sua Ressurreição e a participação em seus sofrimentos, conformando-me com ele em sua Morte, para ver se alcanço a ressurreição de entre os mortos" (Fl 3,8-11).  (CIC, §427)
Precisamos nos munir de conhecimento para melhor anunciar a Jesus Cristo. E com isso responder, sim eu sou católico.

1 comentários :

Olá Toninho,
Eu venho seguindo seus post´s porque um belo dia me deparei com seu blog, li algumas de suas matérias e gostei... até porque defende a cidade que moro.
Mas hoje esse seu post merece algumas observações.

Em primeiro lugar, isso na minha opinião, religião é bem diferente de religiosidade e de espiritualidade.
No que me parece, esses religiosos que você cita, não tem espiritualidade e nem religiosidade. Ser católico não significa muito nesse contexto mesmo.
E em outro contexto mais eu diria instigante eu diria que qualquer caminho que uma pessoa escolhe é válido, desde que ela não seja apenas um seguidor cego e sim um estudioso da senda, do caminho.
Pois Jesus não é o único filho de Deus. E sim, somos todos filhos de Deus.
Quem é Deus? O problema, é essa perguntinha que para muitos continua sem resposta!
Se Deus é onipotente, onipresente, Onisciente, porque ele tem esses adjetivos?
Como é que ele pode estar em todos os lugares?
Porque só existe uma coisa, Ele.
Deus É TUDO que existe! Ponto! Inclusive Jesus, é Deus que vivenciou e vivencia até hoje através dele.
Quem é Deus se não sou Eu, Você, o ar, o Universo, os Multiversos, a substancia da qual tudo é feito é Deus! Se não é Deus, o Todo a Consciência Maior??? Quem pode ser? A Energia que permeia TUDO que existe é Deus!
Volto a perguntar: Como é que Ele pode estar em todos os lugares?
Porque só existe uma coisa, Ele.
Entendendo isso acabam os problemas! Basta haver uma mudança de Consciência, uma percepção da Realidade, que está tudo resolvido muito rapidamente!
Qualquer igreja se quisesse realmente ajudar as pessoas a se encontrarem, encontrar realmente o sentido da Vida, da Existência, de Tudo, deveriam começar aprendendo e depois ensinando em suas igrejas os 7 Princípios Herméticos, As Leis Universais.
Daí, sim, você poderia dizer algo sobre estar ou ser de uma igreja ou de outra. E isso não importará mais, pois os ensinamentos serão os mesmos em todos os lugares. E então chegaríamos na tão sonhada UNICIDADE! IGUALDADE, FRATERNIDADE, IRMANDADE.. etc.
Não dá pra ver em pleno 2014 alguém como você, tão esclarecido, defendendo uma idéia de catolicismo.
A Igreja católica foi responsável em outros tempos por queimar milhares de pessoas vivas em praça pública, na inquisição, isso está registrado na história e um dia ou outro a população vai se esclarecer disso. Leia sobre o Conselho de Nicéia e saberás mais sobre tudo que a igreja católica fez ao longo da história, massacrando o povo e se fazendo de boazinha.
E também aproveitando o ensejo, tem me dado enjôo de estômago ver nossos governantes da nossa cidade levar o povo pra política usando as igrejas, principalmente as evangélicas. Dá nojo de ver isso! Manipulam a mente do povo pobre de opinião e de conhecimento. Isso é nojento de assistir!
Pra encerrar, vou usar uma frase da Hipátia de Alexandria, que foi uma neoplatonista grega e filósofa do Egito Romano, a primeira mulher documentada como sendo matemática.
“Governar acorrentando a mente através do medo de punição em outro mundo é tão baixo quanto usar a força.” (Hipátia de Alexandria)
Leia o artigo do Prof. Hélio Couto, sobre: Assentamento Consciencial, e se puder divulgue para o bem e crescimento de todos, igualmente: http://www.heliocouto.com/#!canalizacoes/c1fin

Postar um comentário

Mensagens ofensivas não serão publicadas. As da pequena oposição não serão sequer lidas! A confirmação da mensagem serve para identificar através do ID pessoas que se utilizam do anonimato para enviar mensagens ofensivas!