quinta-feira, 3 de abril de 2014

O PADRE, A IGREJA E A POLITICA

Posted by toninhokalunga On quinta-feira, abril 03, 2014 1 comment

Querido Padre Pedro, sou um cristão que compreendeu o chamado de Deus, desenvolvendo a atuação no mundo da politica! Razão pela qual, não posso temer o debate e a critica! Mas se tem algo que de fato não temo são ameaças!!
Sou de uma realidade religiosa onde os homens da Igreja, também conhecidos como clero e por assim dizer, seus seguidores leigos que sou eu, são instruídos a construir um caminhar, cujo destino é o Reino... mas não este reino! O Reino de Deus!!
Sou de uma formação onde a fé não esta desassociada da vida! Logo, fé e vida, religião e politica estão ligadas! E intimamente ligadas!! Mas esta ligação não é, nem submissão, nem acoitamento! A minha religião não aceita o tratamento privilegiado aos abastados e leis, normas e fardos pesados aos desfavorecidos!
Sou de uma Igreja, cujo líder e Deus, morreu numa cruz, condenado pelos poderosos de ontem, que não mudaram nada em seu jeito de fazer e pensar o mundo hoje... e que, se hoje este mesmo Deus, colocar os pés aqui, será assassinado do mesmo jeito! Talvez, no lugar da Cruz, registrem um B.O. como Alto de Resistência, tendo como motivação, resistência seguida de morte!
A morte de cruz era uma morte vergonhosa, destinada aos piores entre os piores... ao saber que alguém morreu a morte de cruz, o comentário era exatamente igual ao que vemos hoje no meio dos abastados... mereceu morrer!! E não foi diferente com Jesus... os poderosos de então, diziam, só morreu porque estava fazendo coisa errada!! O que eles não contavam nem acreditavam é que Ele ressuscitaria... na verdade, e nós dois sabemos disso, ainda hoje, os poderosos não acreditam!! Mas esta é outra questão, que pra mim tem o mesmo fundamento e é a mesma coisa, mas deixa pra lá esta parte!
Ao longo de nossa história, pouca coisa mudou nesta relação! Hoje e ontem, os poderosos fazem leis que servem para os mais pobres cumprirem... e quando estes se rebelam, o que lhes sobra é a fama de arruaceiros e merecedores da morte... seja de cruz, seja de bala... sejam queimados ou dependurados, seja numa vala!!
Este mesmo caminho que levou e leva os pobres ao sofrimento é exatamente o mesmo que cria dentre estes pobres homens e mulheres que resistem... que resistem e insistem em querer bem, que estabelecem uma relação com as coisas boas e que criam as condições para que o sofrimento destes seja exterminado! Homens e mulheres que lutam contra a opressão dos poderosos!
Conheci tantos e tantas... li sobre tantos e tantas, me inspirei e me inspiro em suas histórias e esperanças, em seus exemplos e contradições!
Me vejo em suas realidades e me sinto pequeno e fraco diante de tanta beleza e resistência! E de vez em quando, alguém, talvez um anjo, me sopra aos ouvidos!! "Eles também tiveram duvidas!!! Eles também fraquejaram... eles também quiseram desistir!"
Conheci padres fantásticos que por sua fé, moveram montanhas... padres como Padre Toninho, da resistência dos negros e negras! Padre Julio Lancelloti da Pastoral do Menor, Padre Severino, da Pastoral da Terra... conheci padres como Padre Manoel, e PAdre Claudinei do Cotolengo, Padres como Padre Daniel Balzan de São Roque e que era de Cotia! Conheci homens fabulosos, verdadeiros santos como Padre Luis Antônio Socchiarelli e Padre Omar... Conheci padres sábios e profundamente comprometidos com a Igreja e seu povo, como Dom Ercílio Turco, como Dom José Bertanha, de Registro, como Dom Pedro Casaldaglia, como Dom Moacyr Grecchi, enfim, e tantos e tantos outros que se enumerar, sempre faltará tantos outros que por minha vida passaram e que seu exemplo deixaram!
Qual não foi minha surpresa quando vejo hoje uma resposta de Padre Pedro no Facebook respondendo uma fala minha sobre sua posição politica referente à Cotia! E dizendo textualmente "Kalunga, prefiro falar com você pessoalmente , posso ofende-lo!!""


A razão da frase acima é uma reclamação minha referente as postagens de Padre Pedro criticando o PT e estando sempre ao lado dos poderosos de Cotia! Falo na postagem que quando ele critica o Lula e sai na foto com Quinzinho, sua coerência é "0" (ZERO)! Então, me responde que pode me ofender!
Passear pela pagina de Padre Pedro no facebook, é o mesmo que passear pela minha... a religião e a politica estão misturadas...
Agora, meu ponto de vista sobre Padre Pedro! E quero fazer isso em meu blog, para que não haja a menor duvidas sobre o que penso e o que vejo referente ao meu pároco!!! Sim, participo da comunidade católica no santuário de São Luis Orione, no Cotolengo que esta jurisdicionada à Paróquia Santo Antônio da Granja Viana, logo, sou um fiel de sua paróquia e por assim dizer, seu paroquiano! Prazer!!
Padre Pedro tem uma formação cristã das mais aprofundadas, justas e sérias de toda a nossa diocese! É um teólogo excelente e um sacerdote que gosta do que faz! Se eu pudesse dizer de qual lado ele esta, diria de olhos fechados que é do meu lado, quando o conceito é a religião em que acredito! Sua teologia e pregação não deixa margens de duvidas que Padre Pedro é um Padre ligado a ala chamada "Igreja dos Pobres" e duvido que ele discorde disso e desta avaliação! Sua visão de mundo e sua pratica cotidiana, do início do seu sacerdócio foi ter a percepção de que a justiça só e justa se atender o clamor do menos favorecido!
Então, pra resumir a cantinela, Padre Pedro, é um padre com formação baseada na Teologia da Libertação! Me perdoem os que imaginavam o contrário... mas qualquer duvida, perguntem ao próprio!
Onde esta então nossa diferença... esta na politica local e nacional! Na local, porque esta de braços dados com o que tem de mais atrasado na relação politica da cidade (pelo menos é o que mostram as fotos).
E tem diferença conosco do PT em razão de suas opiniões partilhadas referente à Dilma e ao Lula, em sua pagina no facebook!! E aqui cabe um parênteses... a critica ao governo federal é acertada vinda de uma autoridade eclesial como um pároco... mas ela tem que ser coerente... e pra ser coerente, precisa lembrar dos desmazelos do governo tucano do estado de São Paulo e ouvir minimamente seus paroquianos no tocante ao atendimento em sua cidade... uma visita ao PS do Parque São Jorge ajudaria... um auxilio caridoso aos moradores da favela do Cristo e cobrança de posição com relação às constantes enchentes que aquele povo tem sofrido seria bom! Mas não! O caminho adotado por Padre Pedro é o de sustentar o atual modelo politico vigente até onde der... e quando não der mais, ajudar a modifica-lo! Acontece que Padre Pedro esta indo por um caminho que não vejo como fazer para voltar e acredite querido Padre Pedro, como nos diria santo Agostinho... "Prefiro os que me criticam porque me corrigem do que os que me adulam, pois estes me corrompem"! E criticar não tem nada à ver com caluniar ou inventar mentiras a respeito daquele a quem critico!!
Razão pela qual, se quiserdes conversar comigo, estou, como sempre, na mais absoluta e inteira disposição!!
Passear pela pagina do facebook de Padre Pedro da a dimensão do que estou falando... Padre Pedro tem lado politico... e acreditar que consegue sair deste lado sem marcas, é acreditar que a politica é tão inocente como um padre... e te garanto meu pastor... não é!!
Sei que Padre Pedro não me quer mal... sei que seu compromisso fundamental é com os mais pobres! Mas vejo que o convívio durante este período com apenas uma classe social o fez perder o contato com suas origens!
Não seria seu amigo se não lhe falasse isso!! Espero que entenda... se não entender, entra na fila... é mais um adversário politico e de fato, seria um erro entrar  na politica!! Entenda Padre Pedro... o politico sou eu! O padre é o senhor!! Eu não posso me tornar um padre... o senhor pode se tornar um politico,  ( e as vezes tenho a impressão de que esta é sua intenção) mas para isso, terá que abandonar a batina!! Com ela, não será, pois perderá as duas identidades e quem te apoia hoje, acredite, amanhã te abandonará como se abandona um cão sarnento!! Pois nada é mais descartável entre as relações humanas do que um politico que perde o poder ou um padre que perde a batina... veja à sua volta e me diga se isso não é verdade ?! E neste caso, quem te acolherá, será pessoas como eu!
A Paz!

1 comentários :

Desculpa Kalunga, mas por que vc se candidatou a prefeito na última eleição e sequer fez campanha ? Eu sei... De um seu ex-eleitor. José Antonio

Postar um comentário

Mensagens ofensivas não serão publicadas. As da pequena oposição não serão sequer lidas! A confirmação da mensagem serve para identificar através do ID pessoas que se utilizam do anonimato para enviar mensagens ofensivas!