terça-feira, 4 de dezembro de 2007

O ZONEAMENTO DE COTIA

Posted by toninhokalunga On terça-feira, dezembro 04, 2007 Comentários

Nos últimos 7 anos Cotia vem sofrendo um enorme bombardeio de especulação imobiliária, de criação de condomínios e afins. Na verdade, a maioria absoluta não são condomínios, que são regidos por leis específicas, mas sim loteamentos. A diferença básica entre um e outro é o preço que os empreendedores ganham na venda do terreno, compram como se fossem lote e vende como se fosse condomínio. O jeitinho esta em a prefeitura autorizar a formação de um bolsão residencial, que é a chave para se entrar em um loudaçal. O fato interessante é que o alcaide local, tem tido a proeza de autorizar a formação de loteamento fechado, com o codinome de bolsão residencial, na verdade é área de loteamento, transformado num passe de mágica em condomínio. Para transformar um loteamento em bolsão, precisa de um pedido da maioria dos moradores. O fato estranho é que estão criando os ditos bolsões ou loteamentos fechados, antes dos moradores que ainda não compraram os terrenos solicitar. Vai ver é pra facilitar a vida do pessoal, em não ter que se preocupar com a burocracia... Estes loteamentos fechados, que são confundidos com condomínios, estão levando os empreendedores a ganhar uma fábula de dinheiro. Logo,logo chegam as administradoras do loteamento,digo, do condomínio, e toma taxa... e assim vai... estranha classe média... reclama da CPMF e fica sendo cozida por este tipo de golpe sem reclamar... parece rã em água quente. Não percebe a fervura e vai indo pro beleléu, achando que tá numa boa...
Empurram com essa técnica as pessoas mais pobres para os fundos da cidade (TE CUIDA RESERVA DO MORRO GRANDE). Em todas as regiões da cidade temos visto uma enorme gama de empreendimentos imobiliários que fatalmente trará para a cidade sérias consequências.
Do lado bom, vem o progresso, a dinâmica, gente nova, os serviços e os resultados positivos que este conjunto de situações sempre podem trazer.
Do lado negativo, vêm as preocupações, pois junto com os condomínios, necessariamente se criam necessidades de serviços públicos, de transporte, de educação, de saúde, etc. A malha viária da cidade não esta preparada para este aumento descontrolado de demanda. Vias como Capuava, João Paulo Ablas, Fernando Nobre, Pau Furado, Estradas de Caucaia, do Morro Grande, Do Embú, entre outras, já apresentam dificuldades de tráfego. Em algumas delas, se percebe a dificuldade da ampliação para as laterais sem grandes projetos de engenharia e sem grandes desapropriações em áreas nobres. O que se sabe com certeza, é que, não se dispõe de verbas pra isso. Em outras vias, simplesmente não houve planejamento algum para a ampliação a recepção natural do progresso. O traçado das vias e largura são praticamente os mesmos do tempo em que os burros a fizeram (naquele tempo não havia engenheiros – hoje há e eles não usam). Não havendo inclusive espaço de recuo entre a estrada e o muro sequer para uma calçada, o que se dirá de uma rua. Isso sem contar que estas estradas, não tem manutenção nem dos buracos, pensar em ampliação é sonho!
Este jeito ruinzinho de governar é que esta estragando o futuro de Cotia. A irresponsabilidade com que se faz as coisas por aqui beira o absurdo. Criam empreendimentos sem planejar impactos ambientais, impactos de vizinhança, impactos sociais. Autorizam aberturas de loteamentos para 50, 100, 250 e 500 residências sem nenhum critério. O zoneamento da cidade nunca recebeu um nome tão apropriado. É assim, chulamente, que estão tratando a cidade.
Pior é não ter perspectiva de encontrar mecanismos de freio nesta situação. O Poder Legislativo não existe como poder, é tratado como um apêndice do executivo, um cartório de luxo do prefeito Quinzinho. Não me animo a procurar o Ministério Público em Cotia, simplesmente não consigo mais acreditar que exista vida nesta esfera de poder na cidade, principalmente na área habitação, urbanismo e meio ambiente, haja vista, a morosidade, a pouca vontade em atender e quando raramente se consegue passar pela secretária, a falta de comunicação com os deuses. Só passando por esta situação pra entender esta descrença!O fato é que em pouco tempo teremos nas estradas de Cotia um fenômeno que já encontramos na rodovia. Congestionamentos, acidentes, stress. Não enxergar isto é, ou omissão ou incompetência. E quem pagará a conta será toda a população.Estão falando aos quatro ventos que a partir de 2009 teremos um Plano Diretor que servirá de remédio para todos os males. Quem fala, pensa ou acredita nisso, não faz a menor idéia da capacidade política desta terra em não pensar na cidade. O segundo detalhe, é uma hipocrisia, estão propondo para o próximo governo o que, em nenhum momento realizaram neste! Estão preparando um jardim, só que no lugar de terra, estão colocando concreto... triste a cidade que tem uma administração como esta.
Hoje dia 04 de dezembro, mais uma vez o fenômeno se repete. (Mesmo tendo sido prometido que estaria sendo congelado novos empreendimentos na cidade, enquanto o Plano Diretor não fosse aprovado - Professor Benedito e equipe... primeira mentira... )- foi aprovada na Camara, com apenas o meu voto contrário, uma mudança no zoneamento (esse nome esta ficando cada vez mais real) de uma área da cidade que era composta básicamente por chácaras,com no mínimo 3.000 metros. A pedido da prefeitura, em estranho regime de urgência, o projeto chegou na camara e foi sendo votado, como todos os outros que criaram os bolsões/condominios, por isso, é só ir na região atrás do condomínio Dom Henrique e ver o nascimento de mais um "negócio"imobiliario... deve ter gente na prefeitura fumando charuto e rindo atoa com o nascimento de mais este "empreendimento".... muito lucrativo pra alguns. Péssimo para o conjunto da sociedade!! Esse pessoal não se emenda mesmo!! To com nojo!

0 comentários :

Postar um comentário

Mensagens ofensivas não serão publicadas. As da pequena oposição não serão sequer lidas! A confirmação da mensagem serve para identificar através do ID pessoas que se utilizam do anonimato para enviar mensagens ofensivas!