Conforme ja discutido, o Senado Federal vai por um fim nesta aventura chamada PEC 333
Para os atuais vereadores, nada melhor que o aumento das vagas de vereador para a manutenção do espaço dentro das câmaras municipais. Só que os deputados esqueceram do essencial no poder legislativo, esqueceram de que uma mudança como esta, não se faz em apagar de luzes... Uma discussão séria sobre o papel dos vereadores deve começar por sua autonomia, pela qualificação do trabalho do/a vereador/a e pela sua condição de trabalho.
A proposta aprovada na Câmara dos deputados tiraria estas tres condições essenciais.
Empurraria os vereadores para o colo dos prefeitos. Perderia a capacidade de articulação com a sua base politica e por conseguinte não conseguiria debater com a sociedade os problemas que afligem o seu povo e não teria condições de fiscalizar nem tampouco de legislar sobre os temas que lhe são afeitos todos os dias.
Estive com o Senador Aluizio Mercadante, visitei o plenário do senado e pude perceber que os senadores estão muito dispostos a discutir com a seriedade que a Camara dos Deputados não se dispos a fazer este tema. Senadores de todos os partidos foram unanimes em dizer que o texto enviado ao Senado pelos Deputados é uma falácia!
Com certeza teremos novidades para as cidades no que diz respeito aos vereadores, porém não será uma peça de bastidor politico... tem e precisa ser debatido, discutido, dialogado e consultado a base da politica que passa pelas Câmaras Municipais.
Aos deputados federais fica a minha dúvida... que interesse os moveu a estabelecer esta discussão tão fora de realidade na construção politica... jogar pra galera ??
Jogaram errado... o povo já não é tão inocente que não perceba uma movimentação oportunista de tentar levar para os vereadores uma responsabilidade de moralização em gastos públicos, onde a Câmara dos deputados não é nenhum exemplo!!
0 comentários :
Postar um comentário
Mensagens ofensivas não serão publicadas. As da pequena oposição não serão sequer lidas! A confirmação da mensagem serve para identificar através do ID pessoas que se utilizam do anonimato para enviar mensagens ofensivas!