quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

FELIZ NATAL, JESUS CRISTO!

Posted by toninhokalunga On quinta-feira, dezembro 24, 2009 Comentários

To meio invocado com o Natal... na verdade não sei ao certo com quem estou invocado, se é com o natal ou com as pessoas que comemoram o natal! É que na maioria das vezes, num olhar superficial e sem julgamentos, quem comemora o Natal não sabe ao certo o que esta comemorando... é uma coisa meio que mecânica... é diferente de comemorar o dia das mães! No dia das mães, a gente sabe o porque ta indo comprar o presente, sabe que tem que almoçar com a véinha, que tem que agradar a genitora dos bacuris, que tem que fazer um agrado a toda senhora que se pareça com uma mãe! Dar um sorrizo, garantir o lugar no ônibus, dar preferência no trânsito... essas coisas que a gente faz pras mães! Mas no natal a coisa ta bagunçada... é que a gente se felicita, tem uns que aproveita a ocasião é enche a pança de cachaça que é pra comemorar, tem outros que falam que ficam tristes nessa época do ano, diz que da depressão... oras, não era pra ser o inverso... ou não entenderam o que é Natal, ou não conheceram Jesus Cristo!
Tem gente que sai desesperado de um lugar pra outro desejando o tal do feliz natal pra todo mundo... e sabe que quase não vejo ninguém falando sobre o que de fato importa no natal... que se comemora o aniversário do Cristo... Daquele que nasceu, pobrezinho em Belém ? Tem Shopping que fala que se quiser saber o que é natal, basta ir lá... eu fui... afinal, não é todo dia que me tiram essa duvida com tanta facilidade... me arrependi... nunca vi um troço tão caro... então de natal, ali, não tem nada!
Ai pra acabar de complicar as coisas, botam um pobre de um velhinho barrigudo, ou não tão velhinho assim, mas que tem que ser barrigudo, enfiam o pobre dentro de um roupão vermelho, nesse calorão lascado de pais tropical... ele tem que repetir "Ou, Ou, Ou" ou é "Rou, Rou, Rou" e pronto, ali se sabe que tão comemorando o natal... quando se procura pelo aniversariante, cadê ? Nem papai noel sabe ! Essas coisas importadas me fazem lembrar outra data... a das bruxas... não tem nada a ver com a gente brasileira, é coisa de gringo americano, mas já tem um monte de pirralhos por aqui, começando a fazer aquelas ameaças... ou dá um doce, ou eles aprontam alguma... ta faltando é pai e mãe nessa história!
Mas voltando ao natal, esse ano quase coloquei tudo a perder... por pouco não falei pra todo mundo que papai noel não existe... eu acho que minha filha mais velha já sabe... é que ela fica fazendo charme! Coisa do gênero feminino! O Gabriel tem uma dúvida cruel, já descobriu que o papai noel é uma pessoa dentro de uma roupa... chegou pra mim com cara de quem descobriu que tava sendo enrolado e disparou... o senhor acha que me engana ? Eu descobri... hoje vi 5 papai noel... então, nenhum é papai noel de verdade! É um homem que põe a roupa...
Passou algumas horas, já em casa, me perguntou, " pai, fora aqueles homens que eu vi hoje, papai noel existe ? Ou é o senhor e a mamãe que compra os presentes e diz que é dele ? Fiquei entre responder a verdade, dura verdade, e assim, tirar um pouco da boa fantasia infantil e manter a história... lhe falei então de São Nicolau, bispo católico do Século III, que nas noites de natal, segundo uma conhecida história, deixava em algumas casas de famílias pobres um saquinho com moedas para que estas pudessem ter a ceia de natal! Era amigo dos pequenos, particularmente dos pobres, um dos primeiros santos a ter preocupação com a educação de crianças como conhecemos hoje! Antes só iniciava-se nos estudos pessoas adultas!
Bem, o meu pequeno, ainda hoje me prega peças... gosta do papai noel e morre de medo do distinto! Tem certeza de sua existência e pouca se importa com as questões filosóficas, ideológicas e doutrinárias do papai aqui... o que ele quer saber é se vai ganhar presente do papai... seja noel, seja Kalunga!
Diante disse tudo, to invocado. Porque é justamente tudo isso que deveria ser secundário, mas ao mesmo tempo não pode ser, afinal, comemora-se o aniversário de nada mais, nada menos que o Filho de Deus! E como toda comemoração, deve ser mesmo festiva, alegre, pra frente!! E isso tudo acontece, só que acontece de forma tão extrema, que esquecem de cumprimentar o dono da festa! Então, pra que eu também não repita o erro ora reclamado, quero desejar: FEliz Aniversário Jesus Cristo... Parabéns e obrigado por tudo!!!

0 comentários :

Postar um comentário

Mensagens ofensivas não serão publicadas. As da pequena oposição não serão sequer lidas! A confirmação da mensagem serve para identificar através do ID pessoas que se utilizam do anonimato para enviar mensagens ofensivas!