domingo, 31 de janeiro de 2010

SENADOR MERCADANTE VISITA FAMÍLIAS DESABRIGADAS EM COTIA

Posted by toninhokalunga On domingo, janeiro 31, 2010 1 comment


Do Cotiatododia

Na tarde desta quinta-feira (28) o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) esteve em Cotia para ver de perto os estragos provocados pela chuva na cidade, que está em Estado de Emergência desde quarta-feira a noite.

A visita foi intermediada pelo também petista vereador Toninho Kalunga. Antes de sujar o pé de barro e subir o morro, o senador, acompanhado também do presidente do PT local, Antonio Vagner e do deputado Estadual Marcos Martins, foi recebido pelo vice-prefeito de Cotia Moisés Cabrera. Carlão estava em Brasília em busca de recursos para a cidade e falou com o Senador por telefone, do gabinete do Ministro Marcio Fortes.

Durante a conversa, eles destacaram a importância do esforço conjunto de todas as esferas de governo para apoiar as famílias que moram em áreas de risco ou sofreram com deslizamentos e inundações. "Estamos num momento que exige união, independente de partido político. Conte conosco. Vamos trabalhar juntos para que as verbas federais comecem a sair na próxima semana", disse Mercadante ao prefeito tucano.

O senador conferiu os relatórios das chuvas, conversou com o coordenador da Defesa Civil José Rafael, assistiu a um vídeo com breve resumo da situação da cidade e se mostrou bastante sensível às reivindicações do governo municipal. "Vamos priorizar o que é emergencial na liberação de verbas. Cotia certamente entrará na programação do governo", garantiu.



Além das verbas que o prefeito já está negociando em Brasília, o senador prometeu intermediar para que a cidade seja inserida no PAC - Plano de Aceleração do Crescimento. O vereador Kalunga lembrou também de prédios de PAR que foram construídos na cidade e estão há quase quatro anos sem nenhum morador por problemas burocráticos e que podem ser aproveitados para abrigar estas famílias. O mesmo acontece com prédios do CDHU. Neste último caso, o prefeito de Cotia já está em negociação com o governo estadual com o qual fará convênio para que famílias desabrigadas passem a habitá-los por meio do programa "Aluguel Social". O convênio será votado na Câmara Municipal na próxima semana.

Jardim Cotia foi o mais prejudicado com as chuvas

Uma medida provisória do governo federal concede crédito especial para as cidades afetadas pelas chuvas e Cotia já tem solicitação de verbas na ordem de R$ 44 milhões na Secretaria Nacional de Defesa Civil e também espera a intermediação do senador para liberar o dinheiro.

Desabafo de moradores
Após a visita no gabinete, vice-prefeito, senador, vereador Kalunga secretários e outros vereadores seguiram para o Jardim Cotia, região conhecida como Morro do Macaco, para conhecer de perto a situação dos moradores da rua da Contemplação a mais atingida pelos efeitos das chuvas da última semana. Muitas casas desabaram e as que sobraram em pé, estão comprometidas. Moradores foram retirados pela defesa civil.

O Senador chegou falando em nome do Presidente Lula. "Vim aqui a pedido do presidente, pra saber como está a situação de vocês". A recepção não foi muito amistosa no inicio. Moradores revoltados aproveitaram a presença das autoridades para por a "boca no trombone". "Não queremos vocês aqui. De nada adianta virem aqui tirar fotos, conversar e nada fazerem", gritou um morador.

Um dos líderes da comunidade conhecido como Índio, com lágrima nos olhos foi conversar com senador e vice-prefeito. A prefeitura vem aqui, promete mas não faz nada pela gente, não traz alimentos ou roupas, famílias inteiras estão fora de suas casas sem saber o que irá acontecer amanhã".

Medo e falta de segurança. A energia foi cortada devido os riscos de desabamento e por isso os moradores reclamam da falta de segurança, que as casas que foram desocupadas estão sendo saqueadas. "Estou há cinco dias sem trabalhar para cuidar da minha casa e de outros companheiros, ninguém vem aqui nos proteger", reclamou Índio lembrando que só podem contar com a solidariedade entre os vizinhos.

Pacientemente Mercadante ouviu todo mundo. "As pessoas estão nervosas, precisam desabafar mesmo, é importante".

A comitiva também foi até a sede da associação amigos do bairro, onde as famílias desabrigadas estão alojadas provisoriamente. O senador elogiou o trabalho da Defesa Civil e reconheceu que a Prefeitura está fazendo um bom trabalho no apoio às vítimas. "Vamos trabalhar para ajudar essas famílias. A previsão indica que fevereiro será um mês ainda mais chuvoso do que janeiro, por isso, precisamos nos mobilizar para tirar essas famílias das áreas de risco, protegendo-as de deslizamentos e outros perigos".

1 comentários :

http://www.youtube.com/watch?v=CdLyoXu9CUM
Boa noite vereador Kalunga segue essa materia sobre aes eletropaulo na cidade de barueri deixando os bairros no apagão e audiencia é no dia 8 04 2010 na camara municipal de barueri nós da oestetv canal 44 uhf tamos fazendo materia desta assunto eu sei que vc esta nesta luta em cotia sozinho. O lider comunitario seu natanael de barueri ta na briga que aes eletropaulo começe a trabalhar direito para populaçâo em carapicuiba tambem tem problema com iluminação Publica e Osasco Tambem, se vc tiver interesse de denuncia mande o email para oestetv@bol.com.br para o jornalista Eduardo Andrade

Postar um comentário

Mensagens ofensivas não serão publicadas. As da pequena oposição não serão sequer lidas! A confirmação da mensagem serve para identificar através do ID pessoas que se utilizam do anonimato para enviar mensagens ofensivas!