Retirado do Jornal da Tarde:
‘JT’ traz guia para eleitor obter todas informações sobre os candidatos até a eleição de 2 de outubro
Fabio Leite, f.leite@grupoestado.com.br
A cena é recorrente. Centenas de manifestantes - a maioria estudantes - saem às ruas com os rostos pintados e narizes de palhaço, empunhando faixas e cartazes que expressam a revolta contra o escândalo de corrupção do momento. “Fora Fulano!” são as palavras de ordem, com pequena variação quanto ao político alvo do protesto.
Foi assim em 2009, em 2008 e em anos anteriores. Mas para que o panorama não se repita futuramente, o eleitor tem nova chance nas urnas este ano, quando escolherá, no dia 2 de outubro, um deputado estadual e outro federal, dois senadores, o governador e o presidente que irão representá-lo pelos próximos quatro anos - oito anos no caso do Senado.
Daqui até o domingo da eleição não faltarão promessas de candidatos, troca de acusações entre políticos oponentes e propaganda daqueles que precisam construir ou reconstruir uma imagem para atrair votos. Para ajudar o eleitor na difícil tarefa de definir seus votos, o Jornal da Tarde selecionou as principais fontes de informação sobre a atuação de parlamentares, governantes e outros prováveis candidatos, todas disponíveis na internet (veja quadro).
Trata-se de um inédito número de ferramentas onde o eleitor pode pesquisar desde projetos apresentados e aprovados pelos parlamentares, seus gastos com a verba indenizatória, emendas ao Orçamento, declarações de bens em eleições anteriores, financiamento de campanha e, principalmente, aqueles que respondem a processos na Justiça.
Fichas-sujas
Para este ano, entidades como o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Transparência Brasil, Voto Consciente e Amigos Associados de Ribeirão Bonito (Amarribo), entre outras, pretendem lançar uma campanha massiva na internet para tentar elevar a qualidade da representação parlamentar e barrar a eleição dos chamados “fichas-sujas”.
Levantamento feito pelo projeto Excelências da ONG Transparência Brasil mostra que, atualmente, 42% dos 94 deputados da Assembleia Legislativa têm ocorrências na Justiça ou no Tribunal de Contas do Estado (TCE). Estima-se que 90% dos membros da Casa devam tentar a reeleição. Na Câmara Municipal, onde metade planeja disputar as eleições deste ano, 49%, ou 27 dos 55 vereadores têm ficha suja. No Senado e na Câmara dos Deputados eles são, respectivamente 36% e 41%.
ELES VOLTARAM
Fernando Collor (PTB)
Mesmo destituído da Presidência em 1992, por impeachment, ele se elegeu senador por Alagoas em 2006
José R. Arruda (ex-DEM)
Renunciou ao Senado em 2001 para evitar cassação no escândalo do painel. Elegeu-se governador do DF em 2006
{HEADLINE}
VEJA ONDE ENCONTRAR INFORMAÇÕES SOBRE POLÍTICOS
FICHAS-SUJAS
Em uma iniciativa inédita, a Associação dos Magistrados
Brasileiros (AMB) divulgou nas eleições de 2008 lista de políticos fichas sujas - que respondem a processos na Justiça. A lista será atualizada este ano
ONDE PESQUISAR
Excelências
www.excelencias.org.br
AMB
www.amb.com.br
MCCE
www.mcce.org.br
DOAÇÕES DE CAMPANHA E DECLARAÇÃO DE PATRIMÔNIO
É possível descobrir as pessoas ou empresas que doaram a candidatos e partidos, e seus respectivos valores, em eleições passadas e os bens declarados pelos políticos em cada campanha. Isso permite saber que setor ele defenderá se eleito e quanto enriqueceu
ONDE PESQUISAR
Tribunal Superior Eleitoral
www.tse.gov.br
Às Claras
www.asclaras.org.br
VERBA INDENIZATÓRIA
Trata-se do dinheiro disponível mensalmente aos parlamentares para custear despesas do mandato. Desde 2009, os sites das Casas legislativas divulgam nome e CNPJ das firmas contratadas
ONDE PESQUISAR
www.camara.sp.gov.br
Assembleia Legislativa
www.al.sp.gov.br
www.camara.gov.br
www.senado.gov.br
Contas Abertas
www.contasabertas.uol.com.br
PROJETOS E EMENDAS
Uma forma de conferir como o político exerceu seu mandato é consultando quais projetos ele apresentou, como votou nas propostas mais polêmicas e para onde indicou os recursos das emendas parlamentares.
ONDE PESQUISAR
Sites das Casas legislativas Voto Consciente
www.votoconsciente.org.br
Sites dos Poderes Executivos Prefeitura, Governo do Estado e Governo Federal
0 comentários :
Postar um comentário
Mensagens ofensivas não serão publicadas. As da pequena oposição não serão sequer lidas! A confirmação da mensagem serve para identificar através do ID pessoas que se utilizam do anonimato para enviar mensagens ofensivas!