quarta-feira, 29 de setembro de 2010

CARTA ABERTA AOS BISPOS DO ESTADO DE SÃO PAULO

Posted by toninhokalunga On quarta-feira, setembro 29, 2010 Comentários

CARTA ABERTA AOS BISPOS DO ESTADO DE SÃO PAULO


Querido Pai e Pastor! Como vai ?
Tomo a liberdade de escrever esta carta para externar minha perplexidade com relação a uma nota que algumas paróquias e dioceses estão lendo nas missas em nome da CNBB. Fato este que, por si só, já seria mais que suficiente para percebermos uma manipulação e uma estratégia para enganar e dar a esta carta, uma aurea de verdade em nome da mais conceituada e respeitada das instituições civis do Brasil, que é a CNBB.

Ja tive a alegria de poder ter conversado pessoalmente com alguns bispos do estado de São Paulo sobre o tema do aborto e a equivocada posição do PT com relação a este tema. E o maior do erro é o de nunca, jamais ter discutido esta questão em suas bases politicas... o tema do aborto foi colocado no congresso do PT sem discussão previa com sua militância... por isso esta falta de sustentação... e o partido merece estar pagando por isso... quem não merece pagar este preço é o povo brasileiro, que por causa deste tema tão caro aos cristãos, podem estar abrindo mão de oferecer ao pais e a seu povo a oportunidade de darmos continuidade as politicas públicas implementadas pelo governo petista do presidente Lula.
Houveram erros, sei disso... mas houveram muitos mais acertos... nosso povo esta feliz, temos um governo justo que esta corrigindo distorções históricas e injustiças que sempre permearam a vida de todos nós brasileiros. O Brasil respira o ar de um bom governante. É por isso, importate continuar neste rumo. É por isso, importante eleger Dilma Roussef, presidente do Brasil.
Importante lembrar que 17 deputados federais do PT e dois senadores, são signatários no congresso nacional da Frente Parlamentar em Defesa da Vida. O PT é a maior bancada individual e partidária desta frente que tem posições explícitas contra o aborto! Já publiquei isso em meu blog, que pode ser acessado e confirmado no endereço abaixo:
http://toninhokalunga.blogspot.com/2010/04/o-pt-que-e-contrario-ao-aborto.html

O problema com a Dilma tem um fundo de preconceito, preconceito histórico de um pais machista, onde as mulheres sempre foram relegadas ao plano da subalternidade! Tem mentiras perpetradas contra ela, contra sua vida e história. Ja vimos isso antes! Não faz muito tempo, falava-se que um operário não poderia ser presidente porque não sabia falar ingles! Porque era analfabeto e porque fecharia igrejas! Lembra-se ?
Na verdade, a Igreja, no meu ponto de vista, nunca foi contrário a discutirmos politica dentro da igreja, o que sempre foi contrária é que se fizesse dentro da igreja, usando a estrutura, a verdade e a força que temos, manipulaçoes eleitoreiras, como esta que estou assistindo, ... como tanto questionamos em algumas outras denominações religiosas!
Sou um militante partidário, e um agente pastoral nascido do chamado da Igreja. Em toda minha vida dentro da Igreja, sempre tive a sensação de ser impedido de dialogar sobre politica, de não falar sobre temas que afligiam a vida do povo, de não poder falar sobre politica na Igreja pois isso não era de bom tom! Em todas as oportunidades que tive, discutia e falava... mas sempre sob a permissão e a conveniência do momento... nunca desrespeitando esta norma que nunca foi tão explicita, mas implicita dentro da Igreja... nas duas últimas semanas, tenho visto atônito, padres que sempre se furtaram em realizar e promover a conciencia politica do nosso povo e particularmente de nossos fieis, num repentino esforço eleitoreiro e de pouca profundidade politica, sem discussões, sem dialogo, sem direito de defesa e do contraditório, impor, em nome da CNBB, um voto contra Dilma Roussef... estou perplexo... Imaginem um cristão católico que teve sua vida melhorada, que tem o filho num projeto como o PROUNI, que esta assentado na reforma agrária, que deixou de passar fome, graças ao bolsa família, que tem sua cisterna nos grotões nordestinos, graças a ação conjunta da Igreja com o governo, ouvirem numa missa, que não podem votar em Dilma por orientação da CNBB.
Querido bispo, é com tristeza que lhe envio e torno publica esta carta. Foi na Igreja que aprendi que deveria assumir uma responsabilidade perante a sociedade e na vida politica. Para que este papel fosse cumprido, escolhi o partido que mais se identificava com estes anceios. Quando me filiei ao PT, em 1990, encontrei muitos católicos que também militavam no partido. Ainda hoje estamos aqui... apenas mais tranquilos pois hoje temos uma situação no pais muito mais calma e equilibrada do ponto de vista democrático! Naquele momento estava sendo consolidado a democracia no Brasil. As coisas avançaram, a democracia esta consolidada, as instituições funcionam, temos uma imprensa livre (e também, muitas vezes manipuladora), enfim! Este é o Brasil de hoje.
O PT cresceu, saiu daquela posição de oposição e é o que vemos hoje! Acertou muito, e errou também muito! O aborto pra mim é o tema que mais me aflige dentro do PT, pois sou contrário, por concepção religiosa e por convicção pessoal, também por militância... sou um defensor dos direitos humanos, sou contrário a pena de morte... logo, por coerencia, contrário a morte de qualquer ser humano, desde a concepção até a morte natural. E esta é a posição de muitos militantes do PT! Esta é uma questão que com certeza pontuará as discussões do próximo congresso do PT.

Diante disso, sou, como alguns dos senhores sabem e acompanham, um militante politico e um cristão convicto das responsabilidades que me foram dadas pela sociedade. Imaginem qual não foi meu espanto ao ver e ouvir alguns padres lerem e distribuirem um panfleto contra a candidata do PT, Dilma Roussef, dizendo que esta carta era uma carta da CNBB... o que é mentiroso... a CNBB nunca propos o voto contra a Dilma... alguns padres, estão lendo esta carta e além de lerem a carta e informarem que esta era uma orientação da CNBB, não ofereceram em nenhum momento nenhuma chance de defesa tanto para a Dilma como para os representantes dela nesta campanha... eu lamento... em toda a minha vida, mesmo como politico no exerccício de mandato eletivo, nunca usei do púlpito, do altar ou das minhas atividades pastorais, os espaços da igreja para atacar quem quer que fosse... a orientação que sempre recebi da igreja, foi a de não levar para a Igreja questões de natureza puramente eleitoral e de disputa de poder... Pior... sem defesa para o acusado... existe na carta questões confusas e misturadas... pois se acusa singularmente a Dilma de defender o aborto. Fato este, exaustivamente negado pela candidata, além de que a carta, não lembrar que o PV, partido da candidata Marina Silva, defende não apenas a discriminalização, mas a legalização do aborto integralmente... O PSOL do católico Plinio de Arruda, a mesma coisa... legalização...

Porém, a única verdade que se pode afirmar nesta história é que o único candidato a presidente nestas eleições que já assinou medidas para fazer abortos no Brasil, foi José Serra (PSDB), quando foi ministro da Saúde, em 1998. Foi José Serra que assinou norma técnica para o SUS (Sistema Único de Saúde), ordenando regras para fazer abortos previstos em lei, até o 5o mês de gravidez, em casos de gravidez originadas em estupro, risco de vida para a mãe ou crianças acefalas!
Os que são favoráveis à descriminalização e/ou legalização do aborto podem e devem votar em Serra, pois quando foi ministro, aparelhou o SUS para fazer abortos previstos na norma técnica que ele assinou e que é ainda hoje a base para os abortos no Brasil.
Por coerencia, Serra jamais poderia receber o voto de quem milita incondicionalmente contra qualquer prática relacionada ao aborto.
Será que a Igreja Católica agora vai pedir para seus fiéis não votarem em Serra por causa disto? Eu duvido... e veja... não estou mentindo!

Estou triste porque lamentavelmente, tudo o que me pediram para não fazer nestes anos todos, foi justamente o que estão fazendo... sem chances de defesa para o acusado e com pesos e medidas completamente distintos e incoerentes para o mesmo tema e para pessoas diferentes! Aguardo sua orientação... reze por mim... peço sua benção!

0 comentários :

Postar um comentário

Mensagens ofensivas não serão publicadas. As da pequena oposição não serão sequer lidas! A confirmação da mensagem serve para identificar através do ID pessoas que se utilizam do anonimato para enviar mensagens ofensivas!