segunda-feira, 6 de setembro de 2010

HISTÓRIA DE NOSSA SENHORA DO MONT SERRAT, PADROEIRA DE COTIA

Posted by toninhokalunga On segunda-feira, setembro 06, 2010 1 comment

05/09/2010 41849
Do site Cotia Net

O primeiro santuário com o nome de Mont Serrate foi construído na Espanha,perto de Barcelona,e seu nome deriva da montanha onde està situado,cuja forma se assemelha a uma serra de agudos dentes.

Diz a estória que a imagem da Virgem de Monte Serrate foi levada a Barcelona nos primeiros tempos do cristianismo e ali venerada pela população.

Na época da invasão Sarracena, os cristãos esconderam a preciosa imagem e relíquia na serra escarpada,para que não fosse encontrada pelos sarracenos.

Tudo foi destruído e quase dois séculos depois num sábado do mês de abril, alguns pastores viram aparecer de repente,junto a montanha,um grupo de estrelas muito brilhantes,enquanto ouviam extasiados um harmonioso coro de anjos.Notificando sobre o estranho acontecimento que se repetia todos os sábados ,o bispo da cidade de Manresa e o prefeito de Barcelona subiram a serra e encontraram numa caverna a imagem da VIRGEM MARIA,enegrecida pelo tempo.

Organizaram uma romaria para levar a imagem para Monresa,a imagem porem,que até certo ponto se deixara levar,ficou de repente imóvel e não houve quem a removesse dali.

Acreditando ser Vontade da Mãe de Deus permanecer naquele local,colocaram-na numa capela da aldeia,onde Ela começou a operar curas maravilhosas.

A fama desse santuário correu por toda a Espanha e os Frades de São Bento tornaram-se os guardiões e propagadores do culto. Foram eles que trouxeram essa devoção ao Brasil.

Alguns estados e cidades do Brasil tem um templo dedicado a ela, como Santos no litoral de São Paulo.

A imagem de Cotia já existia na primeira capela do Monte Serrat em 1684. Ficava onde é hoje a estrada do São Fernando Golfe Club. Como essa capela não era cuidada, o bispo do Rio de Janeiro, D.Lencar ordenou que se derrubasse a capela e que seus pertencentes fossem levados para então,Vila de Itu (hoje cidade ).

Havia em Cotia o coronel Estevão Lopes de Carmargo que era proprietário das terras onde está a igreja hoje.

Além de doar estas terras para a igreja, construiu uma capela que constava do altar mor e a duas laterais onde estão hoje o Sagrado Coração e Nossa Senhora das Dores.
Esta capela foi inaugurada no dia 8 de setembro de 1713, com a entrada solene da padroeira no altar mor.

Os degraus do altar, lembram o Monte onde a Virgem foi encontrada. E todas as capelas erguidas em seu nome têm esta característica.

A Virgem está sentada em um trono com seu Filho Menino no joelho esquerdo. Com a mão direita ela abençoa os fiéis e com a esquerda segura o menino que tem na mão Romã, fruta abundante na região onde foi encontrada. Símbolo também do amor, pois o inverso da palavra Romã é Amor.

1 comentários :

Muito obrigada fis meu trabalho e tirei 10!!!

Postar um comentário

Mensagens ofensivas não serão publicadas. As da pequena oposição não serão sequer lidas! A confirmação da mensagem serve para identificar através do ID pessoas que se utilizam do anonimato para enviar mensagens ofensivas!