O deputado Duarte Nogueira (PSDB-SP) apresentou à Câmara o Projeto de Lei 403/11, que acaba com a coligação para eleição proporcional (deputados e vereadores).
Com isso, os candidatos a vagas no Legislativo só serão eleitos com seus votos individuais e de sua legenda. A proposta muda o Código Eleitoral (Lei 4.737/65) e a Lei 9.504/97, que permitem esse tipo de coligação, e aguarda despacho para as comissões temáticas da Casa.
Duarte Nogueira argumenta que a experiência vivenciada no País, nas eleições dos últimos 25 anos, “revela que as coligações para as eleições proporcionais não atendem ao interesse público de nossa sociedade, eis que, encerrado o pleito, verifica-se que os partidos coligados não defendem um projeto comum na legislatura de tempo durante o qual os legisladores exercem seu poder. No Brasil, a duração da legislatura é de quatro anos. a qual concorreram juntos, como era de se esperar”.
Partidos sem credibilidade
Duarte Nogueira observa que, “no caso das eleições proporcionais, essa realidade se agrava quando verificamos que o voto em determinado candidato de um partido acaba auxiliando a eleição de candidato de outra agremiação que, após eleito, passa a defender políticas públicas extremamente diversas daquelas defendidas pelo partido ao qual o eleitor depositou o seu voto”.
Para ele, “não há dúvidas que esta realidade contribui para a falta de credibilidade dos partidos políticos, cuja imagem e valor devemos, com urgência, trabalhar para resgatarmos”, concluiu.
COTIA
Em Cotia, os exemplos são fartos! Só pra citar o último, a coligação que me elegeu era do PSB (Mario Ribeiro) com o PT de vice com o Santo Siqueira. Em nossa coligação elegemos dois vereadores, eu pelo PT e o Serafim pelo PSB, que em tese, deveria estar unida na oposição politica, por ter sido eleita com base nos votos que eram contrários à coligação encabeçada por Carlão Camargo. O resultado, podemos ver! O PSB, que fez dura oposição no período eleitoral ao então candidato Carlão Camargo, hoje esta no governo através do Serafim que é secretário de esportes, isso, noves fora o PTB, que em tese teria eleito também pela oposição o Neto. Tanto um quanto o outro, sempre estiveram na situação, junto com o bom e velho Tagarela! Isso acaba criando uma confusão na cabeça dos eleitores, inclusive porque o PT, assumiu a cadeira de suplencia através do companheiro Giba, o que leva muitos a acreditar que ta todo mundo dentro do mesmo cesto! Nem todos! Se este projeto do deputado tucano passar, este tipo de situação fica mais fácil de ser superado, porque os partidos elegerão apenas seus candidatos, não tendo suplentes que são estranhos ao programa original! Eu sou plenamente favorável a este tipo de projeto, nós do PT sempre quisemos esta forma de fortalecimento politico partidário.
A outra consequência positiva que isso trás é que fica mais claro para os candidatos quem esta onde. Caso passe, a estratégia que resta a base do governo é formar um partidão, colocar todo mundo dentro dele e tocar o fo... o fogo amigo! Pois candidatos que tem de 500 ou 600 votos, até 1500, sabe que neste tipo de coligação não tem condições de se eleger.
Tem candidato a vereador que não sabe que seu partido esta coligado com outro partido que tem nele um vereador, ou uma pessoa que é muito forte e que o candidato ou a candidata esta ali apenas servindo de escada, são os/as galinhas gordas que servem pra engordar as raposas velhas. Não que isso aconteça aqui em Cotia, ouvi dizer que é assim em Chiboquinha do Norte!
61687
4 comentários :
Olá Companheiro Kalunga, o seu blog está muito bom, meus parabéns.
Sou petista de Barueri, e gostaria de colocar um link do seu blog no meu e usar algumas matérias do seu blog com os devidos créditos é claro. agradeço desde já e qualque coisa me manda um email em valdecichiranha@gmail.com confirmando o pedido.Obrigado
Para meu. Você apoiou aquela coligação, agora fica chorando as pitanga...
Essa lei já é válida para este pleito? O projeto é muito interessante e eu vejo que no município onde eu resido vai cair a maioria dos vereadores eleitos pelo fato de os mesmo não ter credibilidade ao ponto de atrair bons nomes da comunidade junto aos seus respectivos partidos.
Abraço e Parabéns pelo trabalho!
Infelizmente, esta lei não esta em vigor!
Postar um comentário
Mensagens ofensivas não serão publicadas. As da pequena oposição não serão sequer lidas! A confirmação da mensagem serve para identificar através do ID pessoas que se utilizam do anonimato para enviar mensagens ofensivas!