sábado, 9 de julho de 2011

MORADORES DE RUA DE COTIA

Posted by toninhokalunga On sábado, julho 09, 2011 Comentários

Os moradores de rua de Cotia, assim como o de todos os outros lugares, padecem de diversos problemas, mas nenhum é maior que o preconceito a que estão submetidos.
Algumas dificuldades acabam originando dificuldades extras aos moradores de rua!

A primeira das grandes dificuldades que as pessoas tem para compreender é o direito em morar na rua! O segundo é que muitos acreditam que o único motivo que leva uma pessoa a ir morar na rua é vagabundice! O terceiro é que uma parcela razoável da sociedade entende que o problema dos moradores de rua é do próprio morador de rua!

Outra caracteristica interessante que os moradores de rua carregam é que eles são invisíveis! Sim, invisíveis! Dificilmente, se perguntarmos as caracteristicas de um morador de rua, conseguiremos falar! Primeiro porque se parecem, segundo, porque não prestar atenção é uma forma de não reconhecer o problema!

Mas compreender que cidadãos comuns não enxerguem os moradores de rua é simples, afinal, ninguém é obrigado a compreender tudo! Porém, a mesma regra não se aplica ao poder publico! As prefeituras, governos estaduais e união tem a obrigação de traçar politicas para as pessoas mais vulneráveis! Estes brasileiros, são sujeitos de direito, são cidadãos e cidadãs que tem o mesmo direito em ter assistência do estado que os mais abastados!

Ter cidades com mais de 200 mil habitantes, com renda por volta de 500 Milhões de reais por ano e não possuir nenhuma casa de passagem, albergue ou equivalente não apenas absurdo! É desumano! Depois vejo as festas, os cultos, as missas, as sessões espiritas e demais atividades religiosas!

Mas com essa situação que temos em Cotia, não da pra falar em religiosidade! Fazer festas, caminhadas, marchas e demais atividades religiosas bancadas em parte ou no todo com dinheiro público sem antes cuidar destes desvalidos, é pra dizer pouco, muito injusto! Tenho reivindicado, pedido, questionado e dialogado no sentido de convencer a prefeitura de Cotia - e não é de hoje - a fazer um albergue LIVRE para os moradores de rua.

Existe na cidade um modelo de abrigo que recebe os moradores de rua, a Toca de Assis.
Porém, a Toca recebe moradores em condições precárias de saúde. As regras são claras e o os internos não tem autorização para entrar e sair na hora que quiser! Então, o que a cidade precisa proporcionar é um local onde os moradores de rua possam ter acesso a um banho, uma roupa, um lugar para dormir e a dignidade de ser cidadão brasileiro!

0 comentários :

Postar um comentário

Mensagens ofensivas não serão publicadas. As da pequena oposição não serão sequer lidas! A confirmação da mensagem serve para identificar através do ID pessoas que se utilizam do anonimato para enviar mensagens ofensivas!