Não vi matéria em nenhum jornal e embora tenha sido uma das mais importantes sessões da Câmara Municipal de Cotia destes últimos anos!
Semana passada, os professores da rede municipal ocuparam as galerias da Câmara Municipal e pressionaram todos os vereadores para serem atendidos em suas reivindicações. Os professores tem razão. A politica de valorização do magistério na gestão do Carlão, deu passos lentos e tímidos quando comparado com o governo do Quinzinho. Embora eu continue com a opinião de que qualquer coisa que comparada com este governo, qualquer coisa ganha! Um exemplo disso é que, na secretaria da educação, trocaram apenas de peso o comando... Mas na pratica, quando se fala em transparencia, dialogo e politica de valorização da educação, pouca coisa mudou. (as creches com escadas que o diga)
Vivem arrotando uma informação de que neste governo os professores tiveram mais de 30% (trinta por cento) de aumento. Quando na verdade, o que houve foi a incorporação dos fatídicos, perversos e mentirosos ganhos por gratificação! Na verdade então, o que a prefeitura ofereceu aos professores era aquilo que eles já tinham. Só que não era todos os meses! Se faltasse por qualquer razão, desde doar sangue até ir ao velório da mãe, perdia a gratificação! Esperneei como nunca em minhas discussões até que a prefeitura, nesta gestão, se sensibilizou... embora eu tenha duvidas sobre a motivação... pra mim, o reconhecimento do direito foi muito mais uma justificativa para gastar os 60% do FUNDEB, do que uma sensibilidade prefeitural (sic)! Da secretaria da educação é que não tem sensibilidade mesmo. Então, no frigir dos ovos, até agora, os professores estão aguardando aumento... no limite, e pra ser bondoso, o que tiveram foi reposição inflacionária!
Tudo isso voltou à tona por que desde 2009, os professores não conseguem incorporar no salário, um aumento legal a que teem direito depois de fazerem cursos de aperfeiçoamento profissional. Muitos professores fizeram estes cursos, o problema é que apenas alguns obtiveram o direito reconhecido em ter o aumento legal. Dai o problema. Existe, neste momento uma acúmulo de mais de três mil e quinhentos pedidos de reconhecimento por parte da prefeitura dos cursos realizados e por consequencia do aumento salarial a que estes cursos dão direito. Se não tivessem deixado acumular, a prefeitura sequer estaria sentindo este aumento. Estaria absorvido pela folha de pagamento. Mas a politica do jeitinho e da enrolação fala mais alto na secretaria da educação e parece que funciona igual a feijão velho, só na pressão. Aqui fica o parabéns ao vereador Giba, que prontamente apoiou a luta destes professores e participou na última quarta feira de uma reunião na secretaria da educação para arrancar dali uma proposta minimamente séria para os professores!
A última consideração é que na reunião interna dos vereadores, falei com o vereador Cabo Givaldo e na conversa apareceu uma duvida com relação aos cursos que foram realizados pelos professores, propus uma CPI para investigar, o Givaldo falou que topava, e eu vou, então, em agosto, propor! Pois assim, resolveremos duas questões. A primeira é a duvida por parte do governo sobre a validade dos cursos, e a segunda é a dos professores e minha! Quem e porque tiveram cursos reconhecidos, inclusive neste governo.... seriam os amigos dos reis!!!
1 comentários :
É caro Kalunga, até que fim voce reconhece algum feito do ex prefeito Quinzinho, somente por motivos politicos tem pessoas que não reconhecem o trabalho desse governo, não foi a toa que Cotia saiu da posição 454º para 48º na qualificação escolar, isso em apenas seis anos. Todos sabem, que o que vale para atual prefeitura é a maquiagem e a propaganda que isso gera. Nunca se gastou tanto com publicidade como esses dois ultimos anos. Só pode estar sobido rando dinheiro!! Tempos diferentes! Antes não tinha dinheiro nem para gastar em um outdoor, era contado e tinha prioridades. Ex. 1 milhão por mês no hospital de Cotia para que ele não fechasse. Ai vem uma materia no CQC de ontem, prefeitura não paga eletropaulo para executar iluminação, mas para palmeiras tem? A questão da saúde e agora os professores. No fim o tal alicerce que foi contruido esta graduativamente sendo destruido. Não basta somente pintar uma casa, tem que fazer manutenção interna para que essa casa não desmorone.
Roberto Campos
Postar um comentário
Mensagens ofensivas não serão publicadas. As da pequena oposição não serão sequer lidas! A confirmação da mensagem serve para identificar através do ID pessoas que se utilizam do anonimato para enviar mensagens ofensivas!