domingo, 10 de março de 2013

GOVERNO DE HOJE COM GENTE DE ONTEM!

Posted by toninhokalunga On domingo, março 10, 2013 Comentários

Estou na militância politica à 23 anos! Me filiei ao ao PT em 1990. Naquela época, assim como hoje, o PT era um pequeno grupo de militantes, gente abnegada, cheia de idéias e ideais, gente comprometida e profundamente compromissada com as mudanças de rumo que a cidade precisava ter! Posso dizer então, que em mais da metade de minha vida, dediquei-me a esta tarefa!

Nestes 23 anos, Cotia saltou de 106 306 habitantes (senso IBGE 1991) para os atuais 201.150 pessoas! A cidade cresceu, mas a relação da politica com a cidade, não!
Olhar para 1990 e olhar para a politica cotiana agora, não é muito diferente! Da pra dizer com tranquilidade que o mesmo grupo politico esta no comando da cidade! Mario Ribeiro era o prefeito que foi sucedido por Ailton Ferreira, ( que é atual secretário de Carlão) depois de Ailton, Mario voltou e foi prefeito pela segunda vez e era apoiado por Quinzinho e Carlão!

Em 2000, Quinzinho Pedroso, tomou a prefeitura das mãos do Mario e foi reeleito em 2004, elegeu o sucessor, Carlão Camargo em 2008, e este se reelegeu em 2012! Acompanhei muito de perto todos estes momentos, tendo sido, inclusive vereador no último mandato de Quinzinho e no primeiro de Carlão, contra quem disputei a última eleição pra prefeito!
Basta um breve olhar sob o palanque de Carlão no ano passado, que vamos enxergar dentro do atual governo quem estava nestes palanques desde 1990. Em 1991, Tagarela era presidente da Camara, atualmente é secretário! Em 1993 e 1998, Serafim era presidente da Camara. (atual sub secretario de alguma coisa... nem sei o que é, mas é!) Em 1995, Carlão Camargo, atual prefeito era o presidente da Camara, no ano seguinte, o presidente foi o ex prefeito Quinzinho Pedroso, que também foi presidente em 1984 ( ou seja, esta conta pode ser feita a mais tempo!) e que continua sendo a principal cabeça pensante deste governo! Tem influencias em todas as pastas, conhece e mantem relações com todo o governo, indica empresas e tem participação ativa nas decisões de governo! TB. 
Moisés Cabrera, atual vice prefeito, foi também presidente da Camara em 2003, mas antes disso, era vereador e secretario de assistência social de Mario Ribeiro em seu primeiro governo. Vicente Fontana, que fora presidente da Camara nos anos 90, é atualmente advogado da prefeitura, e se não é, era a bem pouco tempo atrás!
Cláudio Olores, atualmente sem mandato, é representante da sub-prefeitura de Caucaia do Alto.
Isso ó pra falar nos cargos de 1º escalão, se for pesquisar os de 2º escalão, ai a lista fica infindável e tão compacta em torno destes nomes que fica impossível saber quem é quem!
Os dados acima, são apenas um breve relato de alguns nomes de ontem que hoje continuam mantendo a mesma relação com a manutenção do poder e do modelo politico que a cidade tem! Isso é ruim pra cidade é ruim para a sociedade e é ruim para a politica! Mas se alguém acha que vejo isso como algo completamente errado, não vejo não! Politica se faz assim... a diferença é que alguns resolvem fazer alianças para construir uma relação com o conjunto da sociedade, outros, como é este caso, constrói alianças com um grupo de poder! Acordos politicos quando feitos, tem que ser cumpridos e isso não é diferente na vida cotidiana!  Quando não o são, é porque quem fez é fraco e não pode continuar pois perde a palavra, perde a credibilidade, perde o respeito e fatalmente assumirá as consequencias desta ação! Então, quando Carlão trás consigo este grupo, é com ele que quer governar, é nele que confia e com ele permanecerá, quem quiser permancer ai, pode continuar a bater palmas pra louco dançar... só que daqui a pouco, quando olhar à sua volta, quem estará dançando são alguns dos que hoje estão batendo palmas!
E é este grupo que esta se preparando para manter a hegemonia... o problema é que tem muita gente pensando em 2016 e só existem duas vagas (1 prefeito e 1 vice). A cidade cresceu e os cargos de confiança que é o grande segredo pra manter toda essa gente alimentada pela ação politica esta cada dia ficando menor... ainda é muito grande. Atualmente, Cotia dispõe de 999 - novecentos e noventa e nove cargos de confiança ( que não precisam de concurso público) para ser indicados a trabalhar na máquina publica e todos estes cargos que podem variar no salário de R$ 750,00 à R$ 24.000,00 por mês, são o segredo para manter tanta gente que se odeia unidas em torno da mesma politica! Mas já chegaram a mais de 3.000 cargos de confiança indicados sem precisar de concurso público, entre Procotia e Prefeitura!

A oxigenação politica e a mudança faz bem porque proporciona que as pessoas possam modificar o lado e a forma de pensar e de fazer politica! Eu sei que todos  e todas estão cansados e que não acreditam mais nestas possibilidades de que a politica possa mudar alguma coisa! Ai tem duas questões... não vai mudar se não mudar e que, se continuar, eles continuarão!

Precisamos convencer gente nova a entrar na politica, gente que tope construir a renovação! Cotia não pode permanecer neste feudo politico, nesta casa grande , onde uns poucos ( e nem são tão poucos assim ) afinal, 1000 cargos de confiança, faz um estrago!

Precisamos juntar com gente que esta tendo este mesmo sentimento, inclusive pessoas que estão no governo, mas que precisam se agigantar, ter coragem de abrir mão do privilégio momentâneo e pensar no futuro desta cidade! Em 2008, tive a coragem de fazer aliança, na esperança e na tentativa de iniciar esta mudança! O PT, eu não tenho duvidas, esta pronto para dialogar novamente. 

Cotia padece de um modelo antigo de gestão e que não é programa de computador e propaganda que o fará se modernizar, só quem pode faze-lo são pessoas novas!

Este debate, precisa começar já!

0 comentários :

Postar um comentário

Mensagens ofensivas não serão publicadas. As da pequena oposição não serão sequer lidas! A confirmação da mensagem serve para identificar através do ID pessoas que se utilizam do anonimato para enviar mensagens ofensivas!