quinta-feira, 15 de novembro de 2007

FOGO CRIMINOSO

Posted by toninhokalunga On quinta-feira, novembro 15, 2007 Comentários

Nesta quinta feira fui visitar alguns companheiros de caminhada em Iaras, interior de São Paulo, em um assentamento da Reforma Agrária. Sempre que vou aos Sem Terra e vejo suas lutas, vitórias, frustrações, tristezas, alegrias, ânimo e esperanças, retorno renovado. É uma oração constante e prática.
A área que este grupo do MST esta, são terras federais que eram utilizadas a décadas por empresas que produzem celulose. Um deserto verde... voce anda Kilômetros e kilômetros, entre eucaliptos e pinos. De vez em quando se encontra uma destas carretas enormes carregada de madeira. E lá no meio do nada, vai surgindo uma casinha ali, outra, acolá e vai vendo que existe vida no meio daquele deserto! É a reforma agrária chegando!
Incrível como determinada parcela da sociedade fica incomodada quando ouve notícia de que um grupo de Sem Terra "invadiram" uma fazenda. Pois empresas madeireiras de celulose estavam invadindo terra pública federal a dezenas de anos e nunca vi uma alma viva dos que reclamam da "invasão" dos Sem Terra questionar este fato. Porque será ? Simples! Por que em nossa terra brasilis, os ricos sempre puderam fazer o que quiseram sem nunca serem incomodados. Os donos de terra,são também os donos da imprensa... Vejamos. Quantos juizes de direito tem origem nas favelas ou saem do meio dos Sem Terra. Que tenham origem em favelas já ouvi falar, dos Sem Terra, nunca!! Já filhos de fazendeiros... quantos são juizes ?? Quando não o próprio juiz é um fazendeiro... desembargador... Doutor da lei enfim... E delegados de policia... é bem verdade que estes conseguem fazer o milagre da multiplicação... com o salário que ganham, ter o patrimônio que tem... E depois dizem que nossa policia é isenta... que nosso judiciario é cego... é nada!! Se fosse teriam encontrado os criminosos que queimaram 400 mil alqueires de madeira neste último mês em Iaras! É... hoje quando cheguei no assentamento vi que haviam tacado fogo em 1/5 da área que o INCRA desapropriou para fins de reforma agrária, e que criminosamente fui ateado fogo. Destruiram um incrível patrimônio daquele povo que é merecedor de ter sua liberdade através da dignidade de ter acesso a um pedaço de terra e construir um teto para criar seus filhos, de ter trabalho e deste, tirar o sustento para sua família e de produzir o alimento para sua subsistência.
Criminosos todos estes que tentam tirar a esperança deste pobre e heróico povo que não se submete à estas bestas-feras da tirania.
Vi hoje o que o fogo do egoismo é capaz de fazer. Vi também o que a esperança é capaz de superar. Só não vi autoridades incomodadas com o crime perpetrado contra estes pobres.
Queimaram 400 mil alqueires de área federal que esta sendo destinada para a reforma agrária; e indenizado o benefício estimado para as empresas que plantaram as árvores. Só que, o que queimou foi apenas a parte da reforma agrária. A terra dos fazendeiros - vizinhas - nem sequer fagulha de fogo chegou perto. Este fogo é igual a esta justiça. Enxerga com bastante clareza até a terra de quem é pobre e de quem é rico. Um fogo com a cara de nossa justiça!! Seletiva!

0 comentários :

Postar um comentário

Mensagens ofensivas não serão publicadas. As da pequena oposição não serão sequer lidas! A confirmação da mensagem serve para identificar através do ID pessoas que se utilizam do anonimato para enviar mensagens ofensivas!