sábado, 14 de junho de 2008

SANTO ANTONIO E O AGRADECIMENTO DO PADRE

Posted by toninhokalunga On sábado, junho 14, 2008 Comentários

É interessante a lógica de algumas pessoas, no que diz respeito a avaliação dos politicos. Estava ontem na Paróquia de Santo Antonio do Portão, quando ouvi dizer sobre o agradecimento por colaboração na festa de algumas pessoas... Quinzinho, Carlão e pasmem, Brechó!!
Não tenho como esconder meu espanto... Desde minha juventude, sempre tive participação ativa, na vida das comunidades, sempre participei das festas, inclusive montando e desmontando barracas, vendendo pasteis, cantando bingo e principalmente, aprendendo a partillhar... pra mim, uma alegria!
E todo este serviço sempre aconteceu, seja comigo, seja com todos os outros/as de forma voluntária e é repetido todos os finais de semana por este Brasil e mundo afora...Nos mais pobres rincões, nos mais miseráveis bolsões de pobreza ou nas grandes Igrejas, sempre haverá ali o voluntário, o abnegado cristão à serviço da Igreja... aquele que ajuda, que partilha, que gratúita e anonimamente contribui de forma essencial na construção do Reino...
Mas ontem, depois de três anos, vi de novo uma cena triste... a Igreja submentendo-se ao poder mesquinho... Nenhum dos três agraciados com o agradecimento público, tem vida ativa no exercício comunitário, a crítica à postura ético-administrativo-politico dos três, é quase uma unanimidade, Quinzinho e Brechó, são os principais inidiciados no caso de roubo de dinheiro público no caso PROCOTIA, vizinha de parede com a Igreja Santo Antonio, e ainda assim, são agradecidos pela ajuda que deram a comunidade...

Eu não cansarei de falar... este tipo de subserviência da Igreja a este tipo de politica só aprofunda a cegueira do povo, só contribui para que as pessoas fiquem ainda mais alienadas e presas a um modelo ultrapassado de aliança entre igreja e estado, e fica hipócrita demais o discursso de que não se quer misturar religião e politica... mentira... o que este tipo de pratica religiosa não quer, é colocar luz sobre a escuridão da corrupção politica em Cotia.
É justamente, desta partóquia, que me vem as maiores cobranças para que eu não "use" a comunidade politicamente... quanta hipocrisia... quanta tristeza... o que não querem é perder o filão de aproximação de poder que hoje tem!
Sempre pautei minha vida politica com base nos ensinamentos da Igreja Católica. E aprendi que o que se doava, realmente não se propagandeava, caso contrário, não era doação e sim, uso da estrutura da igreja para fins pessoais. Não servia ao Reino e sim ao objetivo pessoal. E assim tenho feito! E assim continuarei fazendo.
Minha função e aprendizado, não permitirão, no entanto, que eu me cale diante desta postura... não quero meu nome citado em festa da Igreja, não preciso disso e a Igreja menos ainda... Não deixarei portanto, passar em brancas nuvens, esta ação e postura retrograda e hipocrita de informar a comunidade que não querem misturar religião e politica e ao mesmo tempo agradecer o que se tem de pior na vida politica da cidade como se isso fosse uma boa ação...
Da mais a mais, quem utiliza dos postos de saúde sem médicos e remédios, das escolas sem professores e sem estrutura, das ruas esburacadas e mal iluminadas, da falta de politica habitacional e urbana deve ter muito o que agradecer...só não tem o que agradecer o povo pobre e marginalizado que com este tipo de agradecimento fica imaginando que a amizade entre o padre e o prefeito tem as bençãos de Santo Antonio.
Que Deus, se compadeça, então de todos nós!

0 comentários :

Postar um comentário

Mensagens ofensivas não serão publicadas. As da pequena oposição não serão sequer lidas! A confirmação da mensagem serve para identificar através do ID pessoas que se utilizam do anonimato para enviar mensagens ofensivas!