Neste fim de semana, fui a Limeira, visitar um casal de amigos. Gente do povo, militante de esquerda, muito me ensina!
Na volta, vim ouvindo no carro, um CD com reflexões de Dom Helder Câmara, Bispo Emérito de Olinda, falecido em 1999, é uma das minhas maiores referencias cristãs. Um homem santo e atual. Carismático e corajoso. Utópico e realista. Um profeta dos tempos atuais. Seus ensinamentos marcaram o mundo. Dom Helder é mais conhecido e reverenciado fora do Brasil do que em sua terra natal. A reflexão que eu ouvia era uma explicação sobre o mundo em que vivemos. Aproveitava o tema para falar sobre a responsabilidade dos cristãos diante do mundo atual. E que aula!!
Lá pelas tantas, Dom Helder fala sobre o significado de ser sal... e é verdade... la no nordeste, a carne é salgada com o único objetivo de não apodrecer... o povo pobre, como não tem o recurso da geladeira, então, salga o alimento para preserva-lo... então, essa é a missão... não permitir que as coisas apodreçam... ser sal... estar ali, observando e participando diretamente no combate contra a podridão!! Essa é a magia do profeta. A partir da realidade do povo, fazer a reflexão baseada e calcada nesta realidade e assim anunciar a boa nova e denunciar as injustiças. Assim faz Dom Helder Câmara! Acredito que teremos em Dom Helder, mais um santo brasileiro. Será uma grande alegria para o povo! No You Tube há alguma coisa sobre Dom Helder. Vale a pena ver. Abaixo segue um dos links.
2 comentários :
Sei não, tenho problemas com o "Dom".
Falamos muito das posições dele durante a ditadura militar de 64.
Mas ele tinha uma história pregressa qua quase ninguém fala.
Algum dia vou rever direito isto, qual o caminho que ele fez da extrema direita para a "esquerda".
Claro que é possível, mas não temos de aceitar passível mente isto, tem de estudar melhor.
Enquanto não revejo, fico com a opinião do Brizola sobre o Dom.
Lamp
A história dos camisas azuis, da qual o Padre Helder Camara participava, e mais que isso, liderava é o ponta pé inicial da descoberta de sua vocação no meio das favelas! Dom Helder Câmara não tinha máscaras. Era ele mesmo. A critica que fazia a esquerda é pertinente ainda nos dias de hoje. E nós concordamos com elas! Instrumentalizar os movimentos sociais, abandonar o povo quando se ascende ao poder... essas coisas!
Postar um comentário
Mensagens ofensivas não serão publicadas. As da pequena oposição não serão sequer lidas! A confirmação da mensagem serve para identificar através do ID pessoas que se utilizam do anonimato para enviar mensagens ofensivas!