sábado, 6 de dezembro de 2008

O MENSALÃO

Posted by toninhokalunga On sábado, dezembro 06, 2008 Comentários

Pra quem não lembra, em 2005, a mídia tupiniquim, escancarou para os quatro cantos do mundo a história que ficou conhecida como mensalão, que consistia, segundo denúncia do então deputado Jeferson qualquer coisa... - não lembro agora o sobre nome do cidadão - , lembro que o mesmo denunciava um negócio muito grave sobre deputados que receberiam 20 mil reais por mês para votar com o governo, e que ele, deputado Jeferson, era um dos articuladores das votações e que o Zé Dirceu era o chefe da coisa toda!
Conheço Brasília, fiquei imaginando, então, a partir da denúncia de Robeto Jeferson - lembrei o nome da figuraça - fiquei imaginando a operacionalização da coisa toda. A fila de mais de 300 impacientes deputados em uma determinada sala do Planalto recebendo 20 paus por mês e o Zé Dirceu gritando de dentro da sua sala: PRÓXIMO!!

Era meio surrealista. No decorrer do processo, a imagem inicial dos deputados recebendo mensalão foi se apagando e o que se viu foi uma coisa que não era nada daquilo que havia sido denunciado inicialmente, mas sim, uma outra questão que do ponto de vista da dos que dizem defender a ética na politica, da imprensa e do ponto de vista financeiro era muito pior e porque não dizer, muito maior!! Mas nada foi maior do que a hipocrisia dos jornalistas e dos órgãos de imprensa, dos que defendiam a sofrida ética na politica que, ao descobrirem que o esquema àquela época denunciado como o mais inovador dos esquemas de corrupção de toda a história do Brasil e que havia acabado de ser inventada pelos malditos petistas, que era uma raça a ser extinta brevemente segundo planos traçados por um chefe gestapo catarinense, na verdade não passava de um velho hábito de se fazer dinheiro com dinheiro de campanhas eleitorais... que ainda hoje tem deixado muita gente podre de rica...
Passados 3 anos do escândalo do mensalão, a mesma imprensa que ontem tinha certeza da invenção da corrupção no Brasil tinha sido realizada pelo PT, não fazem mais as mesmas perguntas para as eleições atuais. E porque não as fazem ?? Porque o que na verdade se descobriu foi que o apelidado e inovador mensalão era o manjado e antiquíssimo esquema de financiamento de campanhas eleitorais, e o mais velho dos esquemas de enriquecimento ilícito já inventado no mundo da politica... através do dinheiro que se arrecada para custear gastos de campanhas eleitorais é que se faz os maiores acertos dos favores que já foram ou serão trocados nas administrações... então, porque não se falou sobre isso antes ?? Simples... é porque este esquema é o modus operandi dos tucanos, dos demos, e de todos os partidos históricos do Brasil, pra não dizer que é um fenômeno mundial em regimes "democraticos"... e o ultimo a entrar nesta fila, foi a parcela do PT, que teve como timoneiro o Delúbio... que pra não dizer que não falei das flores, foi o único ou um dos únicos expulsos do PT neste processo todo.
Como resultado prático, daquela época, a justiça eleitoral, fez com que as campanhas eleitorais passassem a ser realizadas com critérios contábeis mais duros. Ai é que começa a hipocrisia... o famoso e inovador mensalão, no final transformou-se no antiquissimo financiamento de campanhas eleitorais, descobriu-se que não existia nenhum deputado recebendo mensalmente coisa nenhuma, mesmo porque acredito que deputados não recebam mensalmente nada em espécie de nenhum governo... a coisa é bem pior que mesadas mensais... Como diria um grande amigo meu, o ponto fulcral desta história é que vivemos num pais onde a justiça é uma piada! - para os pobres, uma tragédia - Onde a imprensa é golpista, como diz o Paulo Henrique Amorim, onde o poder legislativo, é, quando ativo, um apêndice do poder executivo e quando passivo é um cartório de luxo.
Mas estou escrevendo tudo isso porque achei extremamente curiosa a prestação de contas dos vereadores eleitos de Cotia... não resisti e fiz uma conta... o conjunto de despesa dos 12 vereadores eleitos, chegou a R$ 734.950,50 (setecentos e trinta e quatro mil reais, novecentos e cinquenta reais e cinquenta centavos). A campanha do prefeito eleito, Carlão Camargo, ficou mais barato que isso: R$ 648.117,87 (Seiscentos e Quarenta e Oito Mil, Cento e Dezessete Reais e Oitenta e Sete Centavos).
Então, me veio a seguinte questão... ou de fato o José Dirceu foi e é vitima de uma das maiores injustiças politicas que a história recente que o Brasil produziu ou então, precisamos rever conceitos de corrupção... pois o pau que dá em Chico, não tem dado em Francisco por aqui. Explico-me... como podem campanhas eleitorais tão vistosas custar tão pouco... Fiz questão de que minhas despesas de campanha acontecessem sem dinheiro vindo de de caixa dois... ao final, chegamos em 83 mil reais de despesas... significa dizer que gastei, sozinho, 1/7 (um sétimo do que gastou toda a campanha do Carlão... Alguma coisa me diz que o mensalão não deixou de existir... apenas se descobriu que continuar investigando, ião descobrir muitas outras coisas... e a primeira delas é que o mensalão não existiu... o que existe é um sistema politico corrupto, uma justiça inerte e um povo extremamente mal informado por aqueles que se dizem paladinos da noticia! Pois saibam os incautos... quando a noticia de que Marcos Valério foi o operador da arrecadação de campanha do governador Eduardo Azeredo, tucano do PSDB - não é uma redundância - é apenas uma constatação. Ai tudo parou... parou porque ?? Porque se tivesse continuado, não ficava um em pé! E o Zé Dirceu seria hoje o principal nome na sucessão presidencial de 2010. Isso pelo menos conseguiram derrubar irremediavelmente!

0 comentários :

Postar um comentário

Mensagens ofensivas não serão publicadas. As da pequena oposição não serão sequer lidas! A confirmação da mensagem serve para identificar através do ID pessoas que se utilizam do anonimato para enviar mensagens ofensivas!