domingo, 1 de março de 2009

A NOVA CAMARA MUNICIPAL DE COTIA

Posted by toninhokalunga On domingo, março 01, 2009 2 comments

Dos atuais 12 vereadores que estão exercendo o mandato atualmente na Camara Municipal temos números e questões bem interessantes.
A primeira delas é a que mostra que quem apoiou cegamente ao ex prefeito Quinzinho Pedroso foi bem enxergado pela sociedade cotiana.
Dos doze vereadores da legislatura passada, que apoiaram Quinzinho, apenas três retornaram.
Na oposição, os dois vereadores retornaram, eu que durante os quatro anos fiz oposição e o Serafim, no último ano. Fomos reeleitos.
Dos outros dez, restaram apenas três. Outros dois, fizeram oposição no palanque eleitoral e nos últimos 6 meses de mandato, retornaram então, Sergio Folha, Almir Rodrigues e Claudio Olores. O vereador Arildo era suplente na legislatura passada, que junto com Rogério Franco, Beto Rodovalho, Marcos Nena, Esquisito, Paulinho Lenha e Neto, termina a atual legislatura. Foram embora pelo voto, Saulo Carraro, Claudio Saraiva, Laercio Camargo, Givaldo da Costa (que agora é suplente) Jabá, Tagarela, (que disputaram candidatura de prefeito e vice, respectivamente) e Moisés (eleito vice prefeito)
Tivemos então uma renovação de 7 vereadores, incluindo ai, como vereador novato o veterano Arildo. Foi a maior resposta que a sociedade poderia ter dado para quem fez do mandato apenas um mecanismo de não enchergar o clamor da sociedade e fazer um mandato legislativo sem a perna da fiscalização. Quando muito, algumas medidas e timidas propostas de lei para serem debatidas. Mas o que resume a legislatura passada foi a forma lacônica como terminou... sem funcionar nos últimos 6 meses de mandato! E quando funcionou foi para fazer auto-flagelo, limitando a sua independencia com o corte de 55% do orçamento para este ano. O que com a qualidade que tinha, foi um alívio...
Mas voltando aos vereadores desta legislatura, embora tenha havido uma pseudo renovação, os primeiros movimentos demonstram muitas dificuldades em fazer com que esta renovação se traduza em mudança de comportamento politico e em renovação na forma de realizar debates sobre a cidade.
Mas, no meu ponto de vista, o que levou a esta renovação não foi o voto consciente, mas uma medida politica por parte do Quinzinho e seus pensadores politicos... Esta semana, encontrei com um ex vereador que não foi eleito, estava acompanhado de um grão candidato que tinha certeza que seria eleito, é hoje primeiro suplente sem nenhuma perspectiva de assumir o cargo... e segundo os dois, tudo isso orquestrado pelo Quinzinho! Não duvido, aliás, é bem possível, principalmente quando se ouve a tese dos que perderam a eleição sendo da base do ex prefeito.
O agora cidadão comum e sem proteção do fórum previlegiado, Quinzinho Pedroso, atribui o seu desempenho medíocre na avaliações populares, não às suas inúmeras irresponsabilidades e descaso com a cidade, mas, a falta de defesa que teve justamente da legislatura passada. Ou seja, os vereadores fizeram das tripas coração, defenderam o indefensável, chafurdaram na lama da omissão, pois tivemos pelo menos um motivo por mes para afastar Quinzinho Pedroso do cargo de prefeito e no mais absurdo dos mundos, os vereadores não conseguiram ter apoio do ex prefeito, pois este avaliou que eles o abandonaram... coisa pra psicopata nenhum botar defeito!!
Mas sabe o que é mais incrível ? É que os hoje indignados e abandonados vereadores e apoiadores do Quinzinho, amanhã poderão sim ser entusiasmados candidatos de suas pretensões megalomaniacas de poder. E ai, o Carlão que se cuide, pois, é bem possível que Quinzinho, no caso de ganhar ou perder as eleições para deputado, queira ser candidato a prefeito em 2012 e ai, a antiga base voltará a ter importância, resta saber se a vergonha que sentem de ter apoiado Quinzinho será esquecida ( o que provavelmente acontecerá . E é ai que a porca vai torcer o rabo pro lado do Carlão... pois, os ex vereadores, que foram amaldiçoados pelo poderoso prefeito, podem voltar a suas graças, e os atuais, ao ouvirem o canto da sereia, podem querer se manter no cargo... ai já viu, tchau pra quem tiver menos dinheiro entre os dois! A tese deles se baseia na simples menção de que Quinzinho, quando ganhou a primeira eleição pra prefeito, tinha 3% das intenções de voto no início da disputa eleitoral e conseguiu vitória sobre o ex prefeito Mario Ribeiro. Na primeira reeleição, derrotou novamente o ex prefeito e o PT de Santo Siqueira e agora, segundo o ex vereador da base, elegeu um poste! (não tive como não rir). Então, se houver necessidade, o homem vem, se elege novamente e pronto acabou!!
Perguntei se eles acreditavam mesmo que não haveria punição em nenhum caso das denuncias de corrupção, ai me pediram para lhes informar onde estava o caso da boneca camila, do idort, e da procotia ?? Lhes informei da procotia, mas não tinha noticias dessas outras, ai foi a vez deles rirem... e de forma direta me disseram, voce ele não comprou, mas voce pode afirmar o mesmo de delegados, promotores e juizes ?? Disse que não, e fui embora!
Então, os atuais vereadores da base do Carlão tiveram mais apoio do que os ex vereadores, e isso aconteceu para aumentar o controle sobre o legislativo, pois vereadores inexperientes, seriam mais fácil de controlar e se misturasse no meio destes novatos, alguns suplentes, então o debate sobre governabilidade esta garantido.
Acho que ai tem um erro de avaliação... os novos vereadores e os suplentes, podem ser qualquer coisa, memos doces meninos obedientes a ordens superiores... e quem manda não é o atual prefeito! Tudo isso ta no começo, muita coisa pode mudar. Menos o sentimento de vingaça do ex prefeito!

2 comentários :

kalunga, tenho acompanhado suas postagens, queria lher dar os parabéns, na ultima eleição só não votei em você por estar apoiando Mario Ribeiro, mas pode ter certeza que na próxima não vou anular meu voto, ele sera seu.

um abraço

Obrigado companheiro... estamos por aqui... na luta e na caminhada! Obrigado pela consideração e buscarei incessantemente para poder continuar a merecer seu apoio!

Postar um comentário

Mensagens ofensivas não serão publicadas. As da pequena oposição não serão sequer lidas! A confirmação da mensagem serve para identificar através do ID pessoas que se utilizam do anonimato para enviar mensagens ofensivas!