quarta-feira, 28 de outubro de 2009

ATO EM DEFESA DA REFORMA AGRÁRIA EM IARAS

Posted by toninhokalunga On quarta-feira, outubro 28, 2009



Ato em defesa da Reforma Agrária reúne amigos do MST

27 de outubro de 2009

Convidamos diversos setores da sociedade para participarem de um ato em defesa da Reforma Agrária e do MST, contra a grilagem de terras públicas e contra a criminalização dos movimentos sociais. Este ato acontece nesta quinta-feira (29/10). A concentração será às 10h, na Escola Popular Rosa de Luxemburgo (sede da antiga Fazenda Agrocentro), de onde sairemos para o ato, que acontecerá na área social do assentamento Zumbi dos Palmares, às 14h.

As diferentes reações, manobras político-midiáticas, e a articulação da bancada ruralista para a criação da CPI com o objetivo de criminalizar o MST desencadeados a partir da ocupação da Fazenda Capim, explorada ilegalmente pela Empresa Cutrale, gerou uma série de questionamentos e dúvidas em relação à Reforma Agrária e ao MST. Embora tenhamos nos posicionado publicamente por meio de notas e declarações, decidimos construir na região de Iaras, uma atividade com amigos, apoiadores da nossa Luta, com o objetivo de denunciar a utilização de terras públicas por diversas empresas privadas, como a Cutrale (laranja), Lwarte, Eucatex, entre outras.

O MST está presente na região desde de 1995. Hoje, 350 famílias estão assentadas, no entanto, outras 450 famílias permanecem acampadas em luta exigindo do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Governo Federal a retomada das terras públicas ocupadas pelas empresas, para que sejam destinadas à Reforma Agrária.

Saiba como chegar no assentamento:

Rodovia Castelo Branco, no Km 280, logo após o pedágio, a direita antes do Posto Taquarí, possui uma estrada de terra, seguir reto até encontrar o Assentamento Zumbi dos Palmares(cerca de 17 Km ). A partir daí, a orientação é seguir para a Escola Rosa de Luxemburgo, para a concentração, a estrada será identificada com placas da Escola (cerca de 15 a 20 Km ).

Faremos também um almoço e na parte da tarde seguimos para a realização do Ato!